Carro Automático – Problemas, Dúvidas, Manutenção 2016 2017

Saiba tudo sobre Carros Automáticos

O carro automático é aquele que possui um sistema de marchas inteligente, que faz uma relação entre o desenvolvimento do carro e a rotação do motor para determinar qual a marcha exata a ser utilizada e trocá-la automaticamente. Entretanto, muita gente ainda tem resistência à sua utilização, provavelmente porque ainda não tem muitas informações sobre ele, o que gera muitas dúvidas a seu respeito. E existe, ainda, a errônea compreensão de que carros automáticos são veículos destinados às pessoas com alguma deficiência que as impeça de utilizar todos os membros para dirigir da maneira “normal”.

A seguir você saberá um pouco mais sobre o carro automático, podendo conferir algumas particularidades sobre o modelo. Dessa forma, você poderá sanar bastante de suas dúvidas sobre ele e se decidir se vale a pena ou não comprar um carro automático ou manual.

carro-automatico

Conheça o carro automático

A dinâmica é a mesma de qualquer outro veículo automotor. Ele tem um motor que precisa de combustível para se movimentar, possui uma parte elétrica que demanda atenção e cuidado, depende da agilidade e da destreza humana para funcionar corretamente, está sujeito às leis de trânsito, etc. E toda a “mística” que até hoje já fizeram à sua volta nada tem de sobrenatural. A grande diferença é que o carro automático faz a troca de marchas sem necessitar da intervenção humana. Trata-se portanto de um grande avanço naquilo que diz respeito ao modo de dirigir.

Benefícios de carros automáticos

Pode até parecer que o carro automático não tenha sensíveis diferenças em relação aos benefícios apresentados pelos carros manuais, mas acredite: existem sim grandes diferenças!
O carro automático, justamente por ser automático, apresenta melhor rendimento (já que o próprio sistema se controla e regula as marchas de acordo com a real necessidade). Dessa forma, ele tem melhor rendimento e consumo mais baixo (de acordo com a categoria, regulagem e potência de motor). Além disso, o carro automático também proporciona mais comodidade ao dirigir, já que ele exige menos do motorista, ao passo em que proporciona mais agilidade e segurança.

Problemas em Carro Automático

Infelizmente os carros automáticos não são 100% e apresentam alguns problemas de ordem funcional e mecânica. Mas eles estão mais relacionados aos cuidados do motorista que propriamente a avarias no sistema. Eu iria que os problemas dos carros automáticos em pelo menos 80% dos casos se dá devido à displicência do motorista. O restante pode ser creditado ao sistema.
Mas por que as pessoas têm tanta responsabilidade pelos problemas causados ao sistema dos carros automáticos?
A vida desse tipo de veículo está no seu câmbio, que é onde se passam as marchas. A partir do momento em que o câmbio não funciona bem, fatalmente ele vai apresentar diversas falhas. E são coisas simples, que normalmente não fazem tanta diferença em carros manuais. Por exemplo: você precisa regular o câmbio com freqüência, caso o contrário, ele pode vir a apresentar problemas na hora de “passar” as marchas, o que seria bastante incômodo e corrosivo.
Também deve estar atento à necessidade de sempre observar o óleo do câmbio, porque se ele secar, o prejuízo é certo. E não caia na idéia de ter um vazamento e você ficar repondo, sem reparar o dano. Isso só piora o estado do veículo.
Portanto, o que você precisa saber é que precisa cuidar ao máximo do câmbio do seu carro automático. No mais, os problemas que ele pode vir a apresentar são pontuais, assim como qualquer outro veículo. Tendo esse zelo, com certeza você não vai ter esses problemas.

carros-automaticos-problemas-manutencao-duvidas

Custo de manutenção de Carro Automático

Outro mito que criaram sobre os carros automáticos é o de que eles têm um custo de manutenção mais elevado que outros carros. Não é verdade. O custo de manutenção de carros automáticos é praticamente o mesmo de qualquer um similar que seja manual. O que pode encarecer um pouco mais, mas que não chega a ser algo tão significativo, é a necessidade do cuidado com o câmbio. No restante, os gastos são os mesmos.
Também é interessante dizer que ultimamente muitas oficinas mecânicas têm se especializado na manutenção dos carros automáticos e isso fez com que os valores de mão de obra caíssem bastante. Sendo assim, o mercado absorveu mais profissionais e isso popularizou o serviço, evitando os abusos de poucos que cobravam o que queriam porque as pessoas eram praticamente obrigadas a pagar.

Com os cuidados básicos e necessários, com toda a certeza você vai ter todas as condições de ter e manter um carro automático sem grandes problemas. Se esse é o seu sonho, não tenha medo, invista nele e não vai haver arrependimento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation