Importados
Lexus UX vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Muitas vezes, é difícil mudar certas crenças enraizadas. Quando se trata de carros de luxo, isso é especialmente verdadeiro. Muitas pessoas acreditam que Audi, BMW e Mercedes-Benz são as únicas opções no segmento premium.
No entanto, a Lexus enfrenta esse desafio no mercado brasileiro. Ao lançar o UX em 2019, a marca japonesa apostou em uma alternativa diferente. O SUV compacto, introduzido mundialmente no final de 2018, chegou ao Brasil em uma única versão: A 250h. Mas será que essa opção menos conhecida vale a pena? Vamos analisar juntos!
O Lexus UX
O UX250h de 2024 representa o menor modelo fabricado pela Lexus. Surpreendentemente, este pequeno híbrido é classificado como um SUV. No entanto, ele se assemelha mais a um hatchback elevado do que aos tradicionais SUVs verticais, como o BMW X1 ou o Mercedes-Benz Classe GLB.
A Lexus não tem como alvo famílias com o UX compacto, que é mais adequado para pessoas que vivem em áreas urbanas. Para um casal de adultos, ele oferece bastante espaço para viagens mais curtas, e seu sistema híbrido de baixo consumo de combustível torna as viagens rodoviárias mais econômicas uma opção viável.
Design
Para o modelo de 2024, o UX250h recebe uma porta traseira elétrica, agora com a opção de viva-voz. No entanto, em termos gerais, é o mesmo SUV que a Lexus comercializou no ano anterior.
Desempenho do Motor
Debaixo do capô do UX250h está um sistema híbrido que oferece 181 cavalos de potência, impulsionando tanto as rodas dianteiras quanto as quatro rodas. Embora não seja excepcionalmente rápido, o UX250h é ágil o bastante para lidar com o tráfego urbano e rodoviário sem causar preocupações ao motorista.
O Lexus UX é equipado com um trem de força híbrido de quatro cilindros, acoplado a uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Esta configuração pode ser configurada com tração dianteira ou integral, proporcionando um equilíbrio entre desempenho e eficiência.
Experiência de Direção
A dirigibilidade do UX oferece uma sensação agradável ao volante, com um refinamento silencioso que compensa sua falta de velocidade. Para aqueles que procuram uma experiência mais esportiva, o pacote F Sport adiciona uma suspensão mais esportiva, rodas maiores de 18 polegadas com pneus run-flat e detalhes exclusivos tanto dentro quanto fora do veículo.
Interior
Por dentro, o UX apresenta uma cabine bem decorada, embora menos espaçosa que a de seus concorrentes. A Lexus se esforça para destacar o luxo do veículo com um layout atraente e materiais elegantes. Recursos padrão incluem controle de temperatura de zona dupla e bancos dianteiros com ajuste elétrico. Para elevar ainda mais a experiência, há opções como bancos dianteiros aquecidos e ventilados, head-up display e materiais mais refinados.
Apesar de o banco traseiro não oferecer muito espaço, ele não é tão apertado quanto poderia ser esperado. No entanto, a área de carga atrás dos assentos traseiros é bastante pequena. Você pode caber apenas quatro malas de mão, enquanto no BMW X1, por exemplo, seriam possíveis três malas adicionais.
Conectividade
Cada modelo do UX vem equipado com um sistema de infoentretenimento que possui uma tela sensível ao toque, suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, um ponto de acesso Wi-Fi móvel e quatro portas USB. Além disso, há diversas opções de atualização disponíveis, como uma tela sensível ao toque maior de 12,3 polegadas, navegação integrada, carregamento sem fio e um sistema de áudio premium com oito alto-falantes.
Recursos e Assistentes
Cada modelo do UX vem com tecnologia de assistência ao motorista padrão, através do conjunto de recursos Safety System + 2.5 da Lexus. Isso inclui sistemas como frenagem de emergência automatizada com detecção de pedestres, assistência de manutenção de faixa e um sistema de controle de cruzeiro adaptativo com centralização na faixa.
Para obter informações mais detalhadas sobre os resultados dos testes de colisão do UX, é recomendado visitar os sites da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
No que diz respeito à segurança, o Lexus UX se destaca pelos seus recursos avançados. Entre eles, destacam-se o aviso de saída de faixa e a assistência de manutenção de faixa, que garantem uma condução mais segura e estável. Além disso, o sistema de frenagem de emergência automatizada, com detecção de pedestres integrada, oferece uma camada adicional de proteção em situações críticas. Para completar, o controle de cruzeiro adaptativo, com o recurso de centralização na faixa, proporciona uma experiência de direção mais tranquila e confortável, especialmente em viagens longas. Esses recursos, disponíveis de série no modelo, reforçam o compromisso da Lexus com a segurança dos ocupantes e de outros usuários da estrada.
Dimensões
Quando se trata de dimensões, a Lexus parece ter se inspirado no Mercedes-Benz GLA ao desenvolver o UX. As semelhanças são evidentes, começando pelo porte: enquanto o GLA tem 4,41 metros de comprimento, 1,52 metro de altura, 1,80 metro de largura e 2,69 metros de distância entre eixos, o UX oferece 4,49 metros, 1,52 metro, 1,84 metro e 2,64 metros, respectivamente.
Além das medidas, a proposta dos dois carros também é similar, resultando em uma aparência mais próxima de um hatch robusto do que de um SUV clássico. Embora algumas características tenham sido preservadas, como a sensação de presença ao volante e a posição elevada de dirigir, não há uma carroceria com ampla área envidraçada e teto mais alto, típicos de SUVs convencionais.
Embora o espaço interno seja semelhante nos dois carros, há uma diferença significativa no porta-malas: o UX oferece apenas 234 litros, o que é menos até do que os 257 litros do Ford Ka. Essa capacidade fica muito aquém dos impressionantes 437 litros oferecidos pelo GLA. No entanto, para compensar um pouco essa limitação, o compartimento de bagagem do Lexus possui uma bandeja abaixo do assoalho, ideal para acomodar pequenos objetos.
Anda bem e consome pouco
Apesar de não ser focado em esportividade, o UX, especialmente na versão Dynamic, apresenta um desempenho bastante satisfatório. Disponível exclusivamente na versão 250h, este SUV combina um motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson, com 145 cv e 18,8 kgfm, a um motor elétrico de 107 cv e 20,2 kgfm. A potência combinada, segundo a Lexus, é de 181 cv, uma especificação de fábrica precisa. Enquanto isso, o torque é fornecido separadamente.
O veículo oferece três modos de condução: Normal, Eco e Sport. Nota-se uma diferença notável ao selecionar o modo Sport, que torna o SUV mais ágil nas arrancadas, proporcionando uma experiência de condução mais dinâmica.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Independentemente da sua escolha, é inegável que o conjunto mecânico que pode parecer um pouco lento no NX se destaca no UX. De acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, o UX alcança a velocidade de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 177 km/h. No entanto, a calibragem da direção é mais voltada para o conforto, sendo um pouco leve em situações em que poderia ser mais firme.
O Lexus UX é Bom de Revenda?
No mercado de revenda, o Lexus UX 250H é o híbrido com o maior índice de desvalorização. Um exemplo disso é um modelo de 2021, que inicialmente custava R$ 249.000,00 e sofreu uma desvalorização de 18,29%, sendo encontrado atualmente por R$ 203.000,00.
Manutenção do Lexus UX é cara?
o considerar os custos de manutenção, é importante analisar o cronograma de revisões do Lexus UX250h. A primeira revisão é recomendada aos 10.000 km ou 12 meses, com um custo de R$ 639,05. Em seguida, a segunda revisão ocorre aos 20.000 km ou 24 meses, custando R$ 1.515,00. A terceira revisão é programada para os 30.000 km ou 36 meses, com um valor de R$ 1.353,00. Já a quarta revisão é realizada aos 40.000 km ou 48 meses, com um custo de R$ 2.325,00. Por fim, a quinta revisão é agendada para os 50.000 km ou 60 meses, com um valor de R$ 1.344,00. Esses números fornecem uma visão clara dos gastos esperados com a manutenção do UX250h ao longo do tempo.
Lexus UX Fotos
Lexus UX Interior
-
PCD10 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Detran9 meses Atrás
IPVA RO 2024 Valor Vai aumentar Como consultar
-
Detran9 meses Atrás
Leilão Detran PB 2024 Data, Local, Lotes
-
Chery10 meses Atrás
Novo CAOA Chery Arrizo 6 2024: O que mudou, novidades, versões e preços
-
Detran9 meses Atrás
Leilão DETRAN SP pela Internet Como participar
-
Toyota9 meses Atrás
Toyota SW4 PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Chevrolet10 meses Atrás
Chevrolet Spin PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Elétricos8 meses Atrás
BYD Yuan UP 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica
-
Ford10 meses Atrás
Ford Territory: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção
-
Elétricos8 meses Atrás
Carros elétricos vão ficar mais baratos
-
Motos8 meses Atrás
Royal Enfield Bullet 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica