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Nova KTM 390 Duke 2024: Preço, Consumo, Ficha Técnica e Fotos 2024
A Nova KTM 390 Duke 2024 foi recentemente apresentada, trazendo alterações significativas que a diferenciam completamente da geração anterior. Quais são essas mudanças? Vamos conferir!
KTM 390 Duke 2024 Ficha Técnica
A 390 Duke 2024 foi oficialmente revelada pela KTM, marcando a terceira geração da naked esportiva de média cilindrada da marca austríaca. Este novo modelo apresenta diversas mudanças significativas, como um motor renovado, um design mais agressivo e incorporação de tecnologia avançada.
Design
No quesito design, a KTM 390 Duke 2024 passou por uma renovação notável, apresentando linhas mais agressivas e robustas, reminiscentes da Super Duke 1290. A transformação mais evidente ao observar a nova 390 Duke é a elevação do design já agressivo a um patamar superior.
O farol LED recebeu uma abordagem totalmente nova, com os DRLs agora dispostos em um painel flutuante separado ao redor do farol. A parte traseira também foi totalmente redesenhada. O farol LED, agora mais largo, destaca DRLs em formato de bumerangue de tamanho ampliado.
As coberturas do tanque de combustível ganharam proporções maiores e uma estética mais esportiva. O novo tanque de metal exibe uma aparência musculosa, e suas extensões são notavelmente mais nítidas em comparação com a geração anterior da 390 Duke. O formato das extensões do tanque também contribui para uma sensação de massa avançada, aprimorando a aparência em comparação com a Duke existente.
Motorização
A 390 Duke 2024 destaca-se pelo seu novo motor monocilíndrico. Equipada com um propulsor completamente renovado da nova linha LC4c, também presente nas versões de 250 e 125 Duke, a moto agora ostenta um motor de 399 cc, substituindo a versão anterior de 373 cc.
O novo motor entrega uma potência de 44,25 cv e um torque de 39 Nm, representando um aumento em relação ao motor anterior de 373 cc, que gerava 42,9 cv e 37 Nm, respectivamente. Com um diâmetro x curso de 89 mm x 64 mm, o curso, agora 4 mm mais longo que o modelo da geração anterior, não apenas influencia a entrega de potência, mas também promete alterar o ronco da moto. Isso é enfatizado pelo novo sistema de escape, sem mencionar a maior cilindrada, que tende a reduzir o estresse no motor.
Além das mudanças no motor, a moto recebeu melhorias no cabeçote e na caixa de câmbio, juntamente com uma caixa de ar ampliada para otimizar a entrada de ar no sistema. Essas aprimorações visam aperfeiçoar o desempenho geral da motocicleta.
A transmissão foi aprimorada com a inclusão de uma caixa de câmbio de seis marchas, apresentando embreagem deslizante e quickshifter. A KTM assegura que o novo motor é mais leve em comparação com a unidade da geração anterior da Duke disponível no Brasil.
Curiosamente, os números de diâmetro e curso na nova 390 Duke coincidem com os da Triumph Speed 400. Essa semelhança destaca aspectos interessantes na construção e desempenho das duas motocicletas.
Estrututra
A renovação do design está em sintonia com uma atualização robusta do chassi. A 390 Duke apresenta uma suspensão dianteira com garfos invertidos de 43 mm totalmente ajustáveis, enquanto o monoamortecedor traseiro recebe ajuste de pré-carga. O quadro foi reprojetado com uma nova configuração de treliça, destacando-se a introdução de uma estrutura de treliça de aço com subframe agora confeccionado em alumínio fundido sob pressão, e um braço oscilante fundido em formato curvo.
Este redesenho permite que o monoamortecedor seja colocado de forma deslocada, possibilitando uma nova disposição para o escape. Em comparação com a Duke da geração anterior, a KTM afirma que as alterações no chassi contribuíram para mudanças na rigidez global, proporcionando uma sensação aprimorada e maior estabilidade quando a moto é levada ao seu limite.
A suspensão totalmente ajustável na nova geração da 390 Duke não apenas promete um amortecimento mais refinado, mas também oferecerá aos compradores uma flexibilidade maior para ajustar conforme seu peso e preferências. Uma característica distinta na nova moto é a posição deslocada do monoamortecedor, complementada pelo novo braço oscilante. Importante ressaltar que a especificação indiana do modelo 2024 também contará com suspensão ajustável.
Os discos de freio da nova streetfighter são mais leves, assim como as rodas, semelhantes às da KTM RC 390. Essa mudança visa aprimorar as características de manuseio ao reduzir a massa não suspensa em comparação com a Duke da geração anterior. A KTM, além disso, utilizou mais componentes anodizados, destacando melhor resistência à corrosão.
As rodas da 390 Duke 2024 são mais leves e possuem menos raios, apresentando um design de cubo aberto junto com um eixo oco, contribuindo para a redução de peso. Em resumo, as rodas mais leves devem resultar em manobrabilidade mais fácil e mudanças de direção mais rápidas do que na Duke atual.
Enquanto a 390 Duke da geração atual é equipada com pneus M5 da Metzeler Sportec, a edição 2024 destinada ao mercado internacional recebe pneus radiais Michelin. Essa mudança de pneus ressalta uma atualização na escolha de componentes para proporcionar um desempenho aprimorado.
Dimensões
A Duke 390 da geração anterior (2023) ostenta uma altura de assento de 822 mm, enquanto a nova geração apresenta uma altura padrão de 820 mm. Há também a opção de um assento com 800 mm de altura.
Em termos de peso, a Duke 390 da geração atual registra um peso bruto de 171 kg. Já a 390 Duke 2024, conforme listado no site internacional da KTM, possui um peso de 165 kg sem combustível. Adicionalmente, o peso seco da moto na geração atual é indicado como 149 kg no site brasileiro da marca.
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No departamento de tecnologia, a nova 390 Duke traz aprimoramentos significativos, incluindo um painel TFT de 5 polegadas com conectividade Bluetooth, controle de largada, modos de condução (rua, chuva e pista) e ABS Supermoto. Essas adições destacam o compromisso da KTM em oferecer recursos tecnológicos avançados para aprimorar a experiência do piloto.
KTM Duke 390 2024 Consumo
Quando o assunto é consumo, a KTM Duke 390 2024, impulsionada por um motor de um cilindro, promete uma notável economia de combustível, estimada em 28,9 km/l. Com um tanque de 13,4 litros, essa moto oferece uma impressionante autonomia de até 387 km.
KTM Duke 390 2024 Preços
Sobre os preços, conforme o comunicado de imprensa oficial da KTM, os modelos 2024 da Duke estarão disponíveis em mercados específicos. No entanto, ainda não foi divulgada a data de chegada da Duke 390 2024 ao Brasil, tampouco o seu preço.
Embora o valor não tenha sido revelado, na Europa, é estimado que ultrapasse os 6.099 euros, equivalente a aproximadamente R$ 32 mil em conversão direta. A divisão da marca no Brasil ainda não divulgou informações sobre a substituição da atual 390 pela nova terceira geração no país.
KTM Duke 390 2024 Fotos
KTM Duke 390 2024 Fotos Interior
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