Acesse Nossas Redes Sociais

Fiat

10 motivos para comprar (ou não comprar) uma Fiat Strada 2025

Atualizado

em

Não resta dúvidas de que o Fiat Strada é um verdadeiro campeão de vendas. Com a picape e o modelo comercial mais registrados nos últimos anos, ele se destaca como o líder entre os compactos. Diante disso, quais razões o fariam hesitar em adquirir um Fiat Strada? Veja a seguir, 10 motivos para considerar na decisão de comprar (ou não) uma Fiat Strada!

A Fiat Strada

A Fiat Strada é parte de uma linhagem que inclui modelos como Punto, Idea, Uno de todas as gerações, 147, Tipo, Tempra, Elba, Stilo, Palio e Palio Weekend, todos protagonistas ao longo dos 50 anos do Longa Duração. A Fiat Strada incorpora características de praticamente todos esses modelos.

Há mais de duas décadas, a Fiat Strada reina como a picape pequena mais vendida no Brasil. Enquanto competia com a Chevrolet Montana (a antiga, descontinuada) e a Volkswagen Saveiro, a Strada sempre dominou sua categoria e aumentou sua participação. Atualmente, detém uma fatia impressionante de 83% do market share em seu segmento.

A reviravolta da picape aconteceu em 2020, durante a pandemia, quando superou sua irmã Toro, até então a mais vendida, para liderar entre os comerciais leves. Desde 2023, a Strada também ostenta o título de veículo mais vendido no Brasil.

Em 2023, a Strada manteve sua supremacia, encerrando o ano como a absoluta número 1, com robustas 112.390 unidades emplacadas. O Hyundai HB20 ocupa o segundo lugar, com 96.255 unidades.

A diversidade de versões da Fiat Strada permite atender a uma variedade de perfis de usuários. Enquanto as versões de cabine dupla representam 40,7% das vendas, as de cabine Plus (ou estendida, sem espaço para passageiros atrás) são responsáveis por quase 60% dos licenciamentos. Isso demonstra que a Strada, em sua maioria, é uma escolha voltada para o trabalho, enquanto as versões automáticas, sempre de cabine dupla, adicionaram volume à linha.

Lançamento:  Recall Fiat - Carros

Motivos para Comprar a Fiat Strada

Adaptação Perfeita

A Fiat Strada se destaca por sua capacidade de unir a praticidade de um veículo comercial leve com caçamba à conveniência de um carro de passeio com 5 lugares. Essa versatilidade permite que os consumidores atendam às demandas do trabalho e ainda desfrutem de espaço para a família. Em essência, a Strada é um veículo 2 em 1, eliminando a necessidade de possuir dois carros. A Fiat oferece seis versões, combinando diversas opções de cabines (simples e dupla), motores (1.4 ou 1.3) e câmbios (manual ou CVT), para atender às variadas necessidades dos consumidores.

Controle Aprimorado

Todas as variantes da Strada vêm equipadas com o TC+, um recurso acionado por uma tecla no painel que otimiza o controle de tração, especialmente em terrenos escorregadios. Isso impede que uma das rodas patine, proporcionando mais segurança ao dirigir. Além disso, a suspensão elevada confere à Strada uma robustez adicional.

Eficiência dos Motores

A versão mais vendida, a Endurance de cabine simples, é equipada com o confiável motor Fire 1.4, oferecendo até 88 cv de potência, configuração simplificada e manutenção econômica.

Nas demais versões, a Strada incorpora o motor Firefly 1.3, capaz de render até 107 cv com etanol. Com opções de transmissão manual de 5 marchas ou CVT, esse motor é ideal para transportar carga na caçamba ou enfrentar estradas desafiadoras.

Economia

O antigo motor Fire 1.4 exibe uma eficiência notável, registrando consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Já o Firefly 1.3, mesmo com a opção de câmbio CVT, mantém eficiência próxima, apresentando consumo de 12,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Esses números reforçam a economia de combustível, tornando a Fiat Strada uma escolha sensata para quem busca eficiência energética.

Espaço de Carga 

Na era dos SUVs com porta-malas comparáveis aos de hatches pequenos, a Fiat Strada reina soberana no quesito espaço. Em sua configuração de cabine simples, oferece incríveis 1.354 litros de volume, com capacidade para transportar até 650 kg de carga.

Lançamento:  Nova Fiat Titano 2024: Preço, Ficha Técnica e Fotos

Nas versões de cabine dupla, embora o espaço do compartimento diminua para 844 litros e 600 kg, a Strada continua sendo uma escolha eficiente para pequenos comerciantes, acomodando facilmente bicicletas, patinetes, malas e outros tipos de bagagem. Todas as versões, exceto a de entrada, incluem capota marítima de série e um revestimento que protege a caçamba contra riscos e danos.

Comodidades 

Embora o motorista não encontre luxo ou sofisticação na cabine, ela atende satisfatoriamente às necessidades. Na versão CVT Volcano, por exemplo, a Strada não fica atrás dos automóveis de passeio em termos de conforto e conveniência.

A suspensão bem ajustada, o conforto proporcionado pelo câmbio automático e os recursos modernos, como a central multimídia de 7”, que se conecta sem fio a dispositivos Android ou Apple, câmera de ré, ar-condicionado eficiente, comandos do som no volante, direção elétrica, e bancos revestidos de couro e tecido, destacam-se entre os vários itens que tornam a experiência a bordo da Strada mais agradável.

Motivos para NÃO Comprar uma Fiat Strada

Limitações no Espaço Interno

Apesar dos avanços recentes, o Fiat Strada ainda carece de otimização em seu espaço interno. Especificamente nas opções de cabine dupla, a capacidade de levar 4 pessoas com conforto é razoável. No entanto, o túnel elevado compromete a acomodação das pernas do quinto passageiro central, tornando-se adequado apenas para trajetos curtos. Em comparação com outros modelos da Fiat, como o Argo, o Strada atual fica aquém em termos de espaço, mesmo com seus atrativos bancos.

Segurança

Embora o Fiat Strada ofereça diversos itens de série, como Isofix, retrovisores externos elétricos, tomada 12V, alarme antifurto, e freio ABS, sua oferta de apenas 4 airbags, mesmo na versão topo de linha, pode ser considerada insuficiente. Esperaríamos, pelo menos, 6 airbags, especialmente dada a posição forte do veículo no mercado e seu preço.

Lançamento:  Palio Weekend - Preço, Fotos

Além disso, a ausência de recursos como sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, alerta de ponto cego (particularmente relevante em picapes) e chave presencial, contribui para uma experiência menos abrangente em termos de segurança e conveniência.

Equipamentos Em Falta

Apesar do destaque do câmbio CVT, que aprimora significativamente a eficiência e o conforto da condução, há aspectos que poderiam tornar a Fiat Strada ainda mais atraente. Mesmo na versão topo de linha, a ausência de recursos como piloto automático é notável, sendo um complemento que certamente enriqueceria o conjunto, proporcionando uma experiência de direção ainda mais completa.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Além disso, considerando o preço de R$ 130 mil, seria benéfico que a Fiat incorporasse alguns incrementos adicionais na versão topo de linha. Adicionar características como alerta de ponto cego, sensor de chuva, sensores de estacionamento e sensor crepuscular poderia elevar consideravelmente o nível de segurança e conveniência oferecido pela picape.

Itens como retrovisores eletrocrômicos e chave presencial são outros aspectos que, se incluídos, certamente aumentariam a atratividade da Strada.

Custo Elevado

No cenário em que o preço é uma consideração primordial para os consumidores, a Fiat Strada atual pode decepcionar. Apesar de ser um veículo potente, seu preço de R$ 130 mil é um ponto de contenda.

Mesmo reconhecendo que os carros no Brasil têm preços elevados, o valor exigido pela Strada levanta questões, especialmente quando comparado às características e comodidades oferecidas. O preço alto de R$ 130 mil destaca-se como uma barreira considerável para a aceitação geral do veículo.

Fiat Strada Fotos

Fiat Strada Fotos Interior

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.