Chery
CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Quando se trata de SUV compacto, o Caoa Chery Tiggo 5x pode se revelar uma opção interessante. Ele possui um conjunto mecânico de qualidade e outros atributos que merecem receber avaliação. Portanto, vamos analisar mais de perto as características desse veículo.
A CAOA Chery
A Caoa Chery tem tido motivos para comemorar nos últimos anos. Fundada em 2017, essa marca sino-brasileira já superou fabricantes mais “antigas” no país, como Peugeot, Citroën e Ford, em termos de vendas de veículos de passeio emplacados.
Um dos principais responsáveis por esse sucesso de vendas é o Tiggo 5x. Produzido em Anápolis (GO), esse SUV compacto foi lançado em dezembro de 2018 e passou por uma reestilização no final de 2020.
No ano de 2023, de acordo com os dados da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias autorizadas no país, o Tiggo 5x registrou 12.555 unidades emplacadas. Embora tenha sido apenas o 12º SUV mais vendido no Brasil, isso pouco importa. Afinal, ele foi o carro-chefe da Caoa Chery no mercado nacional.
O Tiggo 5x representou mais de um terço de todas as vendas do fabricante no ano passado e contribuiu para que a marca, que possui pouco mais de quatro anos de existência, conquistasse uma significativa participação de mercado de 2,5% no âmbito nacional. Além disso, obteve um honroso décimo lugar entre as marcas de carros de passeio mais populares do país.
CAOA Chery Tiggo 5X é Bom? Avaliação
O Tiggo 5x é comercializado em uma única versão, a TXS, com preço de R$ 141.000. Esse modelo utiliza um motor turboflex 1.5, capaz de gerar uma potência de 147/150 cv e um torque de 21,3/21,4 kgfm (gasolina/etanol). O câmbio adotado é o automatizado de dupla embreagem, com seis marchas. Vale ressaltar que sua origem é a mesma do Powershift, que equipou (e causou muitos problemas para os proprietários de) carros da Ford no Brasil.
O Caoa Chery Tiggo 5X tem se destacado como um SUV compacto que tem conquistado os consumidores no Brasil. Ele desempenha um papel importante ao mudar a percepção dos clientes brasileiros em relação aos carros de marcas chinesas. A título de comparação, no ano de 2023, o Tiggo 5X registrou a venda de 12.517 unidades, o que resulta em uma média superior a mil unidades por mês. Além disso, ele superou em vendas modelos como o Renault Captur e o Peugeot 2008, que pertencem à mesma categoria.
Existem diversas razões pelas quais vale a pena investir no SUV compacto chinês, o Tiggo 5X. De maneira geral, esse veículo oferece um conjunto de equipamentos e motorização bastante satisfatório. O veículo possui um motor turbo, um câmbio automático, um teto panorâmico e 6 airbags. Além disso, o banco do motorista conta com ajustes elétricos, há uma câmera 360º e um sistema multimídia de 9 polegadas. Os bancos também possuem acabamento premium.
O design do veículo é outro atributo de destaque, apresentando um estilo moderno e atualizado. No exterior, o Tiggo 5X possui uma série de elementos que contribuem para sua estética atraente. Estão inclusos um spoiler traseiro, barras longitudinais no teto, faróis com ajuste elétrico de altura, DRL (luz diurna de rodagem) em LED, lanternas traseiras de neblina, maçanetas na cor da carroceria, para-choque traseiro e molduras externas em preto, lanternas indicadoras de direção nos retrovisores, além de rodas de liga leve aro 18″ com pneus 225/55 R18 e uma moldura cromada nos vidros laterais.
A tecnologia e o conforto também são pontos fortes desse modelo. No aspecto tecnológico, o Tiggo 5X oferece recursos como câmera de visão 360°, sistema multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple Car Play, conectividade Bluetooth, controle do ar condicionado e configuração das funções do veículo, além de 4 conexões USB. O carro também conta com luzes de boas-vindas, um computador de bordo com tela colorida TFT de 4,8 polegadas e um sistema de som com 6 alto-falantes.
Em termos de conforto, o veículo possui freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) e função AUTO HOLD, retrovisores externos com rebatimento elétrico, acionamento do motor por botão, partida remota do motor (Comando de Climatização à distância – CCD), espelhos retrovisores externos com desembaçador, assistente de partida em rampa (HHC), assistente de descida (HHC) e volante com ajuste de altura. Esses recursos adicionais contribuem para uma experiência de condução mais prática e confortável.
CAOA Chery Tiggo 5X Problemas
Apesar de suas qualidades, o Caoa Chery Tiggo 5X apresenta alguns aspectos problemáticos.
Um deles é o modo de condução que oferece apenas as opções Eco e Sport, deixando de lado a opção “normal”. Além disso, o sistema do console da central multimídia e do ar-condicionado pode ser confuso.
No quesito porta-malas, o carro também deixa a desejar, já que possui apenas 340 litros de capacidade volumétrica. Adicionalmente, o veículo ainda carrega o estigma de ser um “carro chinês”, o que para muitos pode ser considerado um ponto negativo e dificultar a revenda. No entanto, é importante ressaltar que essa percepção está mudando com os recentes lançamentos de marcas chinesas.
Câmbio: O câmbio adotado é o automatizado de dupla embreagem com seis marchas, cuja origem é a mesma do Powershift, que equipou (e causou muitos problemas para os proprietários de) carros da Ford no Brasil. É justamente o comportamento dessa caixa de câmbio uma das reclamações mais comuns em relação ao Tiggo 5X.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
A Caoa Chery declara que o câmbio DCT6 é baseado no projeto que originou a caixa Powershift, utilizada em modelos como EcoSport, Fiesta e Focus pela Ford. No entanto, no Tiggo 5X, essa transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem tem causado problemas, embora em menor escala do que era observado nos veículos da Ford. É comum ver proprietários de unidades do SUV, muitas vezes com menos de 5.000 km rodados, relatarem trancos excessivos, travamentos no modo “Drive” e na marcha à ré, além de trepidação excessiva na alavanca e até mesmo superaquecimento do sistema. Também existem casos em que o veículo demora a responder e apresenta patinação nas acelerações.
Além disso, o SUV também enfrenta problemas recorrentes, especialmente relacionados a panes elétricas e travamentos frequentes da central multimídia.
Pane elétrica: Uma grande parte dos problemas relatados envolve a descarga completa da bateria em veículos com menos de três meses de uso. Há relatos de que a bateria se descarrega após o carro ficar parado por mais de dois dias.
CAOA Chery Tiggo 5X Consumo
O principal inconveniente foi o consumo: mesmo no modo Eco (o mais econômico), o Tiggo 5X obteve uma média de 5,9 km/l de etanol na cidade e 8,3 km/l na estrada. Isso resulta em uma média de apenas 7,1 km/l, um desempenho pior do que os 8,2 km/l registrados pelo Renegade 1.8 flex. A situação melhora um pouco com gasolina. De acordo com dados do Inmetro, o Caoa Chery alcança uma marca de 9,8 km/l e 11,7 km/l de gasolina no mesmo teste.
CAOA Chery Tiggo 5X Fotos
CAOA Chery Tiggo 5X Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria