Chevrolet
Chevrolet Cruze: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Fora da América Latina, o Chevrolet Cruze já não faz parte do rol de opções há alguns anos. Porém, no Brasil, a linha Cruze 2024 não apenas continua firme e robusta, mas também está sendo atualizada com novas versões e mudanças de aparência.
O Chevrolet Cruze é Bom?
As últimas novidades se encontram nos recém-lançados Chevrolet Cruze Sport6 RS (modelo hatch) e Cruze Midnight (modelo sedã). Esses modelos seguem a mesma estratégia que foi aplicada no Onix e no Onix Plus, apresentando uma versão esportiva exclusiva para o hatch e uma edição “all-black” destinada somente ao sedã. Além dessas adições, no entanto, o que se mantém é o Chevrolet Cruze confiável e cada vez mais envelhecido, conservando suas características positivas e negativas bem conhecidas, que foram pouco alteradas ao longo do tempo.
Avaliação: É bom?
Com o passar do tempo, os aspectos relacionados ao visual se tornam um desafio, já que o design atrativo está sujeito às tendências em voga. No caso do Cruze Midnight, a maior parte das atualizações diz respeito à aparência. No interior, a abordagem é semelhante, com a adoção de tons mais escuros nas costuras dos bancos e no estofamento da cabine, algo que causou uma impressão positiva.
Atentando às preferências dos clientes, a Chevrolet conduziu pesquisas que revelaram algo curioso: embora a característica marcante da versão Midnight seja a tonalidade mais escura, os consumidores desejavam mais escolhas de cores. Para atender a esse anseio, a marca mostrou uma flexibilidade maior em comparação com o Onix Plus Midnight. No caso do Cruze, a versão está disponível com opções de carroceria em azul-escuro e cinza, além do tradicional. Detalhes como maçanetas e a grade mantêm a cor da meia-noite.
Um Hatch com Personalidade Audaciosa
Dado que os compradores que buscam um toque mais arrojado tendem a se voltar para o Cruze Sport6 2024, a Chevrolet optou por concentrar uma dose extra de audácia no modelo compacto. A maior mudança aconteceu no posicionamento estratégico: considerando que os modelos de entrada tinham vendas muito limitadas, a marca encontrou uma razão sólida para simplificar o processo de produção na Argentina.
Como resultado, o Sport6 RS assume o papel de única versão disponível para venda, incorporando todas as características que costumavam estar presentes no antigo topo de linha, o Premier. Com um preço de R$ 154.500, esse hatch médio de destaque foca sua atenção em um público específico: jovens adultos que apreciam um desempenho esportivo em um veículo compacto.
Tendo em vista sua boa reputação, essa versão esportiva apresenta algumas novidades, como emblemas da Chevrolet redesenhados e máscaras dos faróis em tons mais escuros, além de detalhes como o teto, aerofólio e acabamento interno.
A diferença em relação ao Cruze Midnight se encontra principalmente nos itens de série que eram típicos da antiga versão Premier, além da adoção da cor vermelha em costuras, emblemas e carroceria, sem deixar de oferecer opções convencionais de cores.
Equipamentos
Integrando a abrangente série RS, o Cruze se alinha a modelos tão variados como o Onix local e o robusto SUV Traverse dos Estados Unidos. Mesmo no país de origem da Chevrolet, se percebe certo desânimo nesse grupo de veículos, e aqui no Brasil, chama cada vez mais atenção a dificuldade de contar com artifícios superficiais para se destacar.
Essa realidade se torna ainda mais clara no caso do sedã Midnight, que, com menos recursos em termos de equipamento, dispõe de poucas maneiras de camuflar o avançar do tempo. Mesmo que suas linhas mantenham sua elegância, o apelo que um dia teve parece ter se esvaído, e a ausência de uma identidade visual marcante, de simplicidade cativante e minimalista (como no caso da nova Blazer norte-americana, por exemplo), não encontra compensação suficiente nos emblemas presentes na grade, nos tapetes e em outros detalhes da carroceria.
Pequenos Detalhes que Agora Não Passam Despercebidos e Incomodam Aqueles que Buscam um Veículo Elegante. Isso inclui a antena, que parece um tanto grande, e os faróis de neblina com lâmpadas de formato circular. Felizmente, no caso do Onix RS, esses faróis deram lugar a elegantes barras de LED.
Contudo, a GM compreende bem o que está nas suas mãos e consegue equilibrar a perda de frescor estético, ao oferecer o mesmo conjunto mecânico em todas as versões do sedã Cruze.
Uma Excelente Estratégia, visto que, em termos de desempenho na estrada, o Cruze Midnight demonstra o mesmo comportamento que o Cruze Premier (R$ 167.650), que já superou concorrentes como o Toyota Corolla e o Honda Civic em testes comparativos realizados na pista.
O grande destaque recai sobre o isolamento acústico eficaz, beneficiado por uma suspensão bem ajustada para as condições das vias brasileiras, proporcionando um passeio suave mesmo em estradas bastante esburacadas.
É notável perceber que a ênfase na inovação é um aspecto valorizado pela marca, uma vez que o sistema de conectividade a bordo é promovido até mesmo nos vidros do veículo. No entanto, esse é apenas um recurso relevante para os compradores de carros modernos. Os potenciais clientes do Cruze terão que sopesar o mérito da mecânica elogiável em relação ao gradual descompasso tecnológico.
Chevrolet Cruze Problemas
Start&Stop Sem Desligamento
O sistema de desligamento automático do motor, popularmente conhecido como Start&Stop, apesar de ser uma inovação para o modelo, se tornou um dos problemas mais recorrentes e indesejados após a compra. Muitos proprietários apontam que, em vez de ser uma ajuda, esse recurso incomoda no cotidiano, já que não pode ser desativado manualmente. A reclamação central é que o motor desliga em momentos inconvenientes. Embora a desativação seja uma opção em outros carros, isso não é possível nos modelos Chevrolet.
Acabamento na Mira dos Proprietários
Outro ponto de insatisfação em relação ao Chevrolet Cruze está no quesito acabamento. Os proprietários expressam descontentamento considerando o valor médio de R$ 100 mil do veículo. São apontados diversos elementos que deixam a desejar no conjunto.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Um exemplo é a pintura. Um proprietário relatou que notou respingos secos de tinta na porta, formando uma bolha. Também é mencionada a diferença de tonalidade entre os para-choques e a carroceria, o que evidencia falta de atenção na montagem das peças de mesma coloração.
A qualidade do acabamento também é alvo de críticas, especialmente no que diz respeito aos tapetes e revestimentos, incluindo o assoalho. Há relatos de casos em que o revestimento se desgastou em pouco tempo de uso. Um proprietário afirma que o revestimento se soltou em apenas dois dias, enquanto outro menciona o problema aos 3.000 km de rodagem.
Muitos proprietários, porém, têm como principal queixa o banco traseiro, que produz um incômodo ruído. Um dos donos mencionou ter se sentido constrangido e, consequentemente, vendeu o veículo após apenas um ano de uso.
Em termos de problemas mais específicos, houve relatos de infiltração através do vidro do motorista, o que levou à substituição do mecanismo de vidro. Em outro caso, o vidro do passageiro produzia ruídos durante a condução. As lentes dos faróis também foram alvo de críticas por embaçarem, de acordo com um proprietário. No sistema de escape, uma proteção se soltou em meros dois dias de uso, embora tenha sido reparada pela concessionária.
No que concerne à central multimídia MyLink, há queixas sobre travamentos e o navegador GPS integrado, que não encontra ou não completa os destinos.
Consumo de Combustível
Alguns motoristas apresentam queixas quanto ao consumo elevado de etanol e gasolina quando dirigindo na cidade. As médias registradas são de cerca de 5,6 km/l com etanol e 7,2 km/l com gasolina. Por outro lado, não são raros os relatos de um excelente consumo em viagens, particularmente com gasolina, chegando a atingir até 17 km/l a uma velocidade de 120 km/h.
A montadora declara oficialmente os seguintes valores de consumo: Na cidade, o Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2024 faz em média 7,1 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina. Em viagens, o mesmo modelo atinge em média 9,6 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina.
Chevrolet Cruze Fotos
Chevrolet Cruze Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria