Fiat
Fiat Toro usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
Com o mercado de carros usados aquecido nos últimos anos, a Fiat Toro usada tem se destacado. Uma vantagem evidente é a disponibilidade de informações detalhadas sobre sua ficha técnica e eventuais defeitos. Porém, é essencial analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de decidir pela compra.
A Toro
A Fiat Toro foi lançada em 2016, com o objetivo de competir com a Renault Duster Oroch no mercado de picapes intermediárias. Apesar de ser menor que modelos como a Ranger e a S10, mas maior que a Saveiro e a Strada, a Toro ofereceu cinco versões e duas opções de motor. Uma vantagem significativa é sua base compartilhada com o Renegade da Jeep, o que resulta em diversas peças em comum, incluindo os motores 1.8 flex, com potências variando de 139/135 cv, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv.
Vantagens de Comprar uma Fiat Toro Usada
Melhor em vendas
A Fiat Toro se destaca como líder disparada no mercado de picapes, graças ao seu design ousado e fluído, que a diferencia das demais. Sua ampla variedade de versões também contribuiu para seu sucesso, deixando concorrentes como a Renault muito atrás em termos de emplacamentos. Atualmente, é a segunda picape mais vendida do país e a líder incontestável em seu segmento. Mesmo diante das investidas das concorrentes, como a Montana da Chevrolet e a Oroch reestilizada com motor turboflex, a Toro mantém sua posição forte. A Fiat ajustou preços e versões para se manter competitiva, oferecendo seis variantes da Toro, com valores variando de R$ 149.990 a R$ 210.990. No período de janeiro a agosto de 2023, a Toro emplacou 34.053 unidades, segundo dados do Renavam, enquanto a Montana registrou quase 20 mil unidades e a Oroch pouco mais de 8 mil licenciamentos nesse mesmo período.
Ótimo Desempenho
A Fiat Toro flex sempre apresentou um desempenho satisfatório, mesmo equipada com o motor 1.8 E.torq flex. Seus 139 cv (etanol)/135 cv (gasolina) de potência e 19,3 kgfm (etanol)/18,8 kgfm (gasolina) de torque máximo antes das 4.000 rpm proporcionam boa agilidade à picape, superando o desempenho do Jeep Renegade, seu modelo de plataforma compartilhada. Embora não seja excepcionalmente ágil, acelerando até 100 km/h em pouco mais de 12 segundos, o câmbio automático de seis marchas pode comprometer um pouco essa performance. Além disso, o motor pode apresentar um comportamento um tanto áspero e um consumo urbano de aproximadamente 6,4 km/l com etanol e 9 km/l com gasolina.
A Fiat Toro também oferece opções com o motor Tigershark 2.4 16V, que proporciona arrancadas mais ágeis graças aos seus 186 cv (etanol)/174 cv (gasolina) e à mesma caixa automática de nove marchas das variantes diesel. A aceleração de 0 a 100 km/h fica abaixo dos 10 segundos, mas o consumo é consideravelmente alto: em torno de 6 km/l com etanol e 8,7 km/l com gasolina.
A linha 2022 da Fiat Toro trouxe melhorias com a introdução do motor turboflex 1.3 da família GSE. Este propulsor de 185 cv (etanol)/180 cv (gasolina) é mais moderno, oferecendo bom desempenho e uma condução mais confortável. Além disso, as retomadas da picape melhoraram significativamente, graças ao torque de 27,5 kgfm disponível a partir das 1.750 rpm.
No entanto, o consumo ainda é um ponto a ser considerado. A média na cidade fica em torno de 6,6 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina, o que ainda deixa a desejar em termos de eficiência energética.
É Bom para Muita gente
A Fiat Toro é o segundo modelo fabricado pela então FCA – Fiat Chrysler Automóveis – no Polo Automotivo de Goiana (PE). Ela compartilha a plataforma Small Wide LWB com o Jeep Renegade, que deu início às operações da planta pernambucana um ano antes da picape, em 2015.
Essa plataforma é utilizada em diversas variações, inclusive 4×4, para outros veículos do Grupo Stellantis na mesma fábrica, como o Jeep Compass, o Commander e a recentemente lançada Ram Rampage.
Uma curiosidade interessante é que a Fiat Toro e o Jeep Compass também compartilham a mesma porta dianteira. Por dentro, apenas a maçaneta e alguns detalhes são diferentes.
Na primeira leva da Fiat Toro, há um detalhe interessante que mostra influência da Alfa Romeo, uma marca conhecida por seus belos carros e que faz parte do grupo italiano. Algumas seções internas das lanternas da picape, como a luz de ré e os “olhos de gato”, foram inspiradas no MiTo, um modelo da Alfa Romeo.
Desvantagens de Comprar a=uma Fiat Toro Usada
Versões Problemáticas
As versões mais básicas da Fiat Toro podem ser problemáticas, pois tendem a desvalorizar mais rapidamente e podem trazer preocupações mecânicas e de consumo de combustível. Embora seja um veículo desejado por muitos, oferecendo um equilíbrio entre uma picape e um SUV, é importante não se deixar levar apenas pelo preço mais baixo das versões 1.8 no mercado de usados.
O motor dessas versões só rende bem em altas rotações, o que se torna problemático devido ao peso elevado da picape. Isso resulta em um consumo de combustível também elevado, especialmente quando a caçamba está carregada, agravando ainda mais a situação.
Além disso, é importante mencionar que a Toro 1.8 automática pode apresentar problemas no câmbio quando há vazamentos no trocador de calor, o que pode causar transtornos e custos adicionais para o proprietário.
Capacidade
A presença de um protetor na caçamba da Fiat Toro é positiva, pois ajuda a evitar danos como riscos e amassados ao transportar cargas mais pesadas. No entanto, alguns proprietários podem acabar excedendo os limites e danificando esse protetor. Se houver riscos profundos ou rasgos no acabamento plástico da proteção, é um claro sinal de que a picape foi submetida a trabalhos mais exigentes.
Quanto à capota marítima, que é a cobertura de lona para a caçamba, é comum relatos de problemas com entrada excessiva de água, o que deixa muitos proprietários insatisfeitos e sem uma solução eficaz junto à Fiat.
Nesses casos, uma possível solução é buscar lojas especializadas que vendem kits de vedação para a capota e a tampa traseira, com um custo médio de R$ 295. A vantagem é que não é necessário furar a caçamba, preservando assim a originalidade do veículo.
Rodas e Seus Parafusos
Os parafusos de rodas têm sido motivo de preocupação para muitos proprietários da Fiat Toro, com relatos frequentes de quebras que podem afetar até cinco parafusos de uma vez, aumentando o risco de acidentes graves devido à possível soltura das rodas.
Essa questão não é isolada e pode ser facilmente constatada ao pesquisar em fóruns, grupos dedicados ao modelo e até em sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Até o momento, a Fiat não realizou um recall dos parafusos, o que tem gerado inquietação entre os donos da picape.
A Famosa Multimídia
A ineficiência de uso da tela vertical da central multimídia de 10 polegadas de alguns modelos da picape é relatada, com problemas como erros de conexão constantes, desligamento involuntário, travamento da tela touch screen, lentidão de resposta, entre outros itens, sendo frequentemente mencionados. Esses inconvenientes são observados tanto em unidades novas quanto em modelos com pouco tempo de uso. Em uma reclamação registrada por um cliente do Rio de Janeiro, RJ, no dia 23/11/2021, no Reclame Aqui, a Fiat respondeu, em nota, que um profissional da concessionária havia entrado em contato para esclarecer o ocorrido, enfatizando que não se trata de um problema ou defeito na central multimídia, mas sim de incompatibilidades causadas por atualizações do IOS e Android em alguns aparelhos celulares.
Recalls
Verifique se os recalls foram realizados pelo proprietário, incluindo trocas da trava do suporte do estepe, central de injeção, relés dos sistemas de injeção e ignição, coxins do motor, bomba de alta pressão de combustível e fechos do cinto de segurança. Além disso, a picape também deve ter passado pela configuração do sistema de controle do motor, inspeção do sistema de regeneração do filtro de diesel e instalação de proteção do filtro de combustível. É importante ressaltar que a realização desses serviços depende do ano-modelo e versão do utilitário.
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Vale a Pena?
Todas as opções são bem equipadas e oferecem excelente espaço interno, incluindo a ampla caçamba de 937 litros. Portanto, escolha aquela que se encaixa melhor no seu orçamento e atende às suas necessidades, e faça uma boa pesquisa de mercado.
Com uma variedade de opções disponíveis, a escolha dependerá do seu gosto e preferência pessoal. Em resumo, recomenda-se optar pelos modelos equipados com o motor turbo flex 1.3 16V, introduzidos na linha 2022 da Toro. Segundo informações da Fiat no momento do lançamento, esse motor ficou até 13% mais econômico em comparação com o 2.4 Tigershark e 5% menos gastador que o 1.8. Esses modelos podem ser encontrados com um preço médio de R$ 110 mil.
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