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Hyundai HB20 usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
Em setembro de 2012, a Hyundai lançou o HB20 no mercado brasileiro. Com um design inegavelmente cativante, rapidamente atraiu o interesse – ou, no mínimo, a atenção – dos potenciais compradores da categoria mais popular no Brasil: os compactos.
Até aquela época, a Hyundai era representada exclusivamente pelo grupo Caoa e só vendia modelos mais caros. Ela estava em oitavo lugar na lista das marcas mais vendidas, com menos de 3% do mercado. Quase uma década depois, muita coisa mudou e a Hyundai é agora a terceira marca mais vendida no país, com mais de 13% de participação.
É inquestionável que o principal responsável por esse crescimento foi o HB20, que já ultrapassou a marca de um milhão de unidades vendidas e atualmente lidera com grande vantagem as vendas de carros de passeio. Nesta semana, esse modelo importante foi apresentado com uma nova aparência de carroceria, que aparentemente é menos controversa que a anterior. Ele tem todas as chances de manter sua liderança no mercado. Sempre que algo assim acontece no mercado de carros novos, surge a dúvida em relação aos modelos usados: como os antigos HB20 vão se sair diante dessa novidade?
Vantagens de Comprar um Hyundai HB20 usado
Resistência à desvalorização
O Hyundai HB20 é uma opção muito apreciada no mercado de carros usados, e é improvável que o novo modelo de 2024 mude isso. A desvalorização é mínima, algo que os compradores nessa categoria valorizam bastante. Para ilustrar, no ano de seu lançamento, ele chegou ao mercado com preços variando de R$ 32 mil para a versão Comfort 1.0 a R$ 48 mil para a versão Premium 1.6 automática. Hoje em dia, essas mesmas versões no mercado de usados estão listadas na Tabela Fipe por R$ 40 mil e R$ 50 mil, respectivamente.
Não podemos afirmar com certeza que houve uma valorização, já que é necessário levar em consideração a inflação ao longo desse período. No entanto, fica evidente que os preços permaneceram estáveis, o que é uma façanha alcançada por poucos modelos.
A primeira alteração no design ocorreu após três anos e foi bastante discreta. O modelo de 2015, que representa o último ano do visual original, agora possui um valor na Tabela Fipe de R$ 46 mil para a versão de base. Em comparação, o modelo de 2016 é avaliado em R$ 49 mil, uma diferença mínima.
Depois disso, se passaram quatro anos até a segunda grande transformação visual, que foi tão significativa que chegou a ser considerada uma nova geração. O modelo de 2019, que marca o último ano do design anterior, agora é avaliado em R$ 61 mil para a versão mais simples.
Curiosamente, a versão básica do modelo de 2020 tem um valor na Tabela Fipe um pouco menor, ficando em R$ 60 mil. É difícil compreender a razão por trás disso, mas é evidente que nos dois exemplos desses intervalos entre as principais mudanças visuais, não houve uma mudança significativa no valor de mercado do HB20.
Manutenção
A Hyundai optou por manter o conjunto de motor e transmissão que já estava em uso no HB20 para o modelo de 2024. Isso é uma excelente notícia para o mercado de veículos usados, pois elimina qualquer preocupação quanto à disponibilidade de peças de reposição.
Referindo-se ao motor da família Kappa, que acompanha o HB20 desde o seu lançamento nas versões equipadas com motor 1.0, ao longo do tempo, foram introduzidas melhorias, como a opção turbo em 2016 e a injeção direta em 2020. No entanto, o motor aspirado com injeção indireta, que está disponível nas versões de entrada, sempre permaneceu como uma das escolhas.
O antigo motor 1.6 da família Gamma, que já havia sido retirado das opções do HB20, agora faz parte do passado. No entanto, considerando a grande quantidade de veículos fabricados com esse motor, incluindo outros modelos da Hyundai e da Kia Motors, não há a menor dúvida de que o mercado de veículos usados continuará sendo bem abastecido com peças de reposição a curto e médio prazo.
Em categorias de entrada, como a do HB20, informações desse tipo são cruciais para proporcionar maior confiança aos compradores de carros usados na hora de fazer sua escolha.
Desvantagens de Comprar Hyundai HB20 usado
Versões Específicas
No entanto, o Hyundai HB20 não é isento de pontos negativos, pois também inclui versões que merecem precaução. De fato, nenhum modelo ou edição do HB20 é tão problemático a ponto de ser completamente descartado, mas em face de alternativas superiores, é importante destacar alguns pontos de atenção.
Pioneiros da Transmissão Automática
É aconselhável evitar os primeiros HB20 com transmissão automática, especialmente aqueles produzidos entre os anos de 2013 e 2015. Esses modelos utilizavam uma caixa de câmbio de quatro marchas, que se mostrou pouco eficiente e contribuiu para a reputação do carro como sendo gastão. A partir do modelo de 2016, o HB20 passou a contar com uma transmissão de seis marchas, tornando-se uma das referências no segmento.
Para quem deseja um HB20 com câmbio automático, pode valer a pena considerar os modelos fabricados após 2016, que têm preços iniciais a partir de R$ 59 mil. Considerando que o HB20 automático mais barato custa cerca de R$ 47 mil para o modelo de 2013, a diferença de R$ 12 mil não é tão expressiva quando se leva em conta os benefícios oferecidos.
Motor Turbo 16 à 19
Outros HB20 que podem ser evitados são aqueles equipados com motor turbo entre os anos de 2016 e 2019. Embora não sejam carros ruins, esses modelos tiveram vendas muito abaixo do esperado e, como resultado, são raros no mercado de veículos usados. A raridade pode ser uma característica positiva em carros antigos, mas veículos com poucos anos de uso e pouca disponibilidade tendem a ser esquecidos.
Ofertados exclusivamente com transmissão manual e desprovidos de injeção direta de combustível, esses modelos foram obscurecidos pela superioridade dos motores TSI da Volkswagen em termos de eficiência. Foi somente com a chegada da nova geração que esse motor finalmente recebeu injeção direta e a opção de transmissão automática, colocando o HB20 em pé de igualdade em termos de modernidade com seus concorrentes.
Versões Básicas
Por último, é sensato evitar os pacotes de configuração mais básica da versão Comfort do HB20, simplesmente porque eles têm o mesmo valor na Tabela Fipe que os pacotes mais completos. Por exemplo, entre os anos de 2013 e 2019, um HB20 Comfort, Comfort Plus ou Comfort Style tem exatamente o mesmo valor no mercado, pelo menos teoricamente.
Na prática, esses pacotes se diferenciam, sendo o Comfort Style o mais completo e, portanto, o mais desejável. Não faz sentido pagar o mesmo preço por um carro com configuração mais simples, a menos que surja uma oportunidade excepcional com baixa quilometragem e excelente estado de conservação.
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