Land Rover
Land Rover Range Rover Evoque vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
O Land Rover Range Rover Evoque é um carro que chama a atenção com suas linhas atraentes, fazendo com que muitas pessoas o admirem antes mesmo de entrar e ligar o motor. Sua beleza é evidente, tanto pessoalmente quanto em fotos. Fabricado no Brasil, o Evoque é elogiado por seu tamanho, que não é pequeno demais nem grande demais, sendo considerado quase perfeito. Vamos explorar mais detalhes a seguir!
O Range Rover Evoque
O Land Rover Range Rover Evoque teve uma grande influência no design da indústria automotiva global na última década. Lançado em 2011 para substituir o Land Rover Freelander 2, o Evoque apresentava um estilo extremamente ousado para a época e ainda é copiado até hoje. Sua característica mais marcante foi a linha de cintura alta e o teto inclinado, que o tornaram um SUV único, com uma silhueta esportiva e um vidro traseiro menor. Embora tenha algumas semelhanças com o Mini Cooper, também inglês, o Evoque foi o primeiro SUV a adotar linhas tão arrojadas.
A segunda geração do Land Rover Range Rover Evoque foi lançada em 2018 e é a versão atualmente fabricada no Brasil, na fábrica da JLR (Jaguar Land Rover) em Itatiaia, RJ. A produção no Rio de Janeiro começou no final de 2021, com 62 unidades vendidas em dezembro. Vamos avaliar a única versão do Range Rover Evoque disponível no Brasil: o R-Dynamic HSE 2.0, que tem um preço de R$ 460.000. Não é barato, mas vale a pena considerando que é o SUV mais racional entre os modelos de luxo. Ele se destaca principalmente por seu tamanho compacto em comparação com outros SUVs mais robustos.
Design
No aspecto do design, as mudanças feitas em 2024 são discretas, preservando as características distintivas do Evoque. Destaca-se a nova grade frontal e os faróis modernos, equipados com LEDs que oferecem um sistema de iluminação inteligente. As linhas do Evoque são impressionantes, especialmente na parte frontal, com faróis elegantes e uma iluminação diurna muito atraente.
Interior e Acabamento
O interior do Land Rover Range Rover Evoque também é notável. Na nova versão, o design interno foi renovado, substituindo as duas telas centrais por uma única tela de 11,4″, que integra várias funções da central multimídia. Segundo a JLR, a maioria das operações pode ser realizada com apenas dois toques, facilitando a usabilidade. Além disso, há comandos por barras laterais que tornam a operação ainda mais intuitiva.
Com a transição de duas telas para uma única, o Land Rover Range Rover Evoque ganhou um carregador por indução no console central, juntamente com um novo seletor para o câmbio automático. A central agora oferece espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, e o painel de instrumentos totalmente digital também retorna como destaque.
Dimensões
O Land Rover Range Rover Evoque sempre se destacou por suas dimensões adequadas. É grande e atraente o suficiente para causar uma boa impressão, porém não exageradamente grande para evitar ostentação desnecessária em um país com uma população de renda mais modesta. É interessante notar que o Evoque, ao contrário de muitos outros modelos, não cresceu na transição para a nova geração, o que foi positivo. Desde a mudança em 2018, ele manteve suas medidas de 4,371 metros de comprimento e 2,681 metros de entre-eixos. Houve um pequeno aumento em altura e largura, atingindo 1,904 metros de largura e 1,649 metros de altura. Para ter uma ideia, o Range Rover Evoque é menor que um Honda HR-V e apenas 7 centímetros maior que um Hyundai Creta. Essas dimensões tornam mais fácil estacioná-lo em diferentes locais, e o entre-eixos curto contribui para um excelente comportamento dinâmico em curvas na estrada.
SUV de Luxo?
O Land Rover Range Rover Evoque está longe de ser considerado um “SUV de shopping”, embora seja frequentemente visto nesses locais. Apesar da má reputação que alguns carros ingleses têm, especialmente devido aos altos custos de manutenção que vêm desde os antigos Freelander, o Evoque é um carro luxuoso, versátil e confiável.
Motorização
Seu motor 2.0 turbo entrega 250 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 365 Nm de torque entre 1.300 e 4.500 rotações por minuto. Com a transmissão automática de 9 marchas, o motor oferece uma aceleração rápida, levando o Evoque de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 230 km/h. Graças ao generoso torque em baixas rotações, o Evoque é ágil no trânsito e na estrada, proporcionando uma sensação de dirigibilidade leve mesmo em situações de tráfego intenso. Além disso, em terrenos com lama, o carro permite uma saída com baixa tração, evitando que as rodas patinem. No entanto, é importante destacar que no Brasil ainda não temos disponível a versão híbrida plug-in (P300e), encontrada em países europeus, que oferece até 309 cavalos de potência e uma autonomia elétrica de até 69 km.
Consumo
O Land Rover Range Rover Evoque R-Dynamic HSE tem como único ponto negativo a eficiência um tanto limitada de seu motor 2.0. Embora seja potente, consome bastante combustível. Com gasolina, sua média é de 8,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Já com etanol, o consumo é de 5,4 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada. Apesar de contar com um pequeno motor elétrico de 48V que atua como alternador do motor de partida, tornando-o um híbrido leve (MHEV), o Evoque recebeu apenas a nota D na classificação do Inmetro em termos de eficiência energética. Na categoria, apesar de ter sido classificado de forma diferente e agrupado com SUVs maiores, conseguiu alcançar apenas a nota B.
Vale a Pena?
O Land Rover Range Rover Evoque, com todas as suas qualidades em conforto, usabilidade, capacidade off-road e influência no design automotivo ao longo dos últimos 12 anos, certamente merece um powertrain mais sustentável. Seu tamanho é ideal para diversas aplicações. Agora, só falta inovar novamente, desta vez focando na descarbonização.
É Bom de Revenda
A desvalorização do Land Rover Range Rover Evoque na hora da revenda é significativa, e muitas vezes os lojistas não aceitam o modelo na troca. Quando o fazem, é comum que desvalorizem ainda mais o carro.
Manutenção é Cara?
Já sabemos que a manutenção é cara e complicada, não por causa do carro em si, mas a marca é famosa pela complicação.
As peças originais são caras, cada farol pode custar cerca de R$ 7.000,00, um retrovisor cerca de R$ 6.000,00, os 4 amortecedores (pasme) R$ 20.000,00 e um para-choque R$ 4.000,00, claro que sempre existem componentes mais baratos no mercado paralelo, mas alguns deixam a desejar, principalmente se tratando de um veículo de luxo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
As revisões a cada 10.000 km ou 12 meses têm um preço fixo de R$ 1.780, mantendo-se constante até atingir os 50.000 km ou 60 meses.
Range Rover Evoque Fotos
Range Rover Evoque Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria