Carros
Mercedes-Benz GLA vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A nova linha 2024 do Mercedes-Benz GLA foi recentemente revelada, apresentando um discreto facelift e a adição de um motor eletrificado. O GLA está disponível nas versões GLA 200 AMG Line e AMG GLA 35 4MATIC. No entanto, surge a dúvida: será que o GLA realmente vale a pena? Vamos explorar juntos se ele é vantajoso em termos de revenda e se os custos de manutenção são elevados.
A Mercedes-Benz GLA Vale a Pena?
Mercedes-Benz está trazendo para o Brasil o GLA 2024, que se junta ao GLB 2024 já apresentado anteriormente. Este novo modelo, que estreou no mercado europeu no início do ano, vem com uma motorização híbrido-leve e algumas modificações visuais sutis. O GLA 2024 está disponível em duas versões: GLA 200 AMG Line e AMG GLA 35 4MATIC, com preços de R$ 369.900 e R$ 539.900, respectivamente.
O GLA é o menor SUV da Mercedes-Benz, posicionado abaixo do GLB, um pouco maior, e do compacto GLC. Apesar de seu tamanho compacto, o GLA mantém os padrões de conforto e luxo característicos da marca alemã.
Multimidia
Para o ano de 2024, o GLA recebeu algumas atualizações discretas, incluindo uma atualização híbrida leve de 48 volts para os motores existentes do SUV subcompacto, uma tela sensível ao toque padrão de 10,25 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de outras melhorias. Infelizmente, o AMG GLA 45 de 382 cavalos não está mais disponível.
O GLA 2024, em termos visuais, segue os passos do seu irmão GLB, recebendo na nova gama um para-choque dianteiro mais robusto, uma grade ligeiramente redesenhada, além de faróis e lanternas com uma nova assinatura luminosa em LEDs.
No caso da versão GLA 200 AMG Line, a Mercedes-Benz destaca características como para-choques e rodas AMG de 20 polegadas, assentos esportivos e acabamentos com aspecto de fibra de carbono.
Os sistemas de assistência à segurança foram atualizados, sendo que o assistente de manutenção de faixa agora é controlado de forma ainda mais precisa pelo controle de direção ativo.
Motorização
Sob o capô, o GLA 200 AMG Line possui um motor 1.3 turbo com sistema híbrido-leve integrado, entregando uma potência de 163 cv (com 14 cv adicionais fornecidos pelo sistema elétrico em determinadas situações). O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. Segundo os dados de fábrica, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h.
O AMG GLA 35 4MATIC vem equipado com um motor 2.0 turbo, entregando 306 cv de potência, tração nas quatro rodas e um câmbio automatizado de 8 marchas. Além disso, o motor a combustão é complementado por um sistema elétrico de 48 volts e um motor de partida/gerador acionado por correia, atuando como um híbrido leve e proporcionando uma potência adicional de até 14 cv em certas situações de aceleração. Segundo os dados de fábrica, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e tem uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 250 km/h.
Estrutura
O GLA concorre com outros SUVs de luxo subcompactos, como o Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC40. Também é possível que haja uma comparação com o GLB, que é um pouco maior e compartilha a mesma plataforma, mas oferece mais espaço interno. O GLA tem um preço inicial mais acessível e apresenta uma economia de combustível ligeiramente superior.
Recursos e Conforto
Mesmo na sua forma mais básica, o GLA oferece um bom nível de conforto geral. O couro sintético MB-Tex é respirável em dias quentes e os bancos proporcionam um suporte adequado e um amortecimento confortável para viagens mais longas. Tanto motoristas baixos quanto altos devem se sentir confortáveis nos bancos dianteiros, devido ao amplo alcance de ajuste e aos apoios extensíveis para as coxas. Assentos multicontorno com aquecimento e ventilação estão disponíveis como opções adicionais.
A qualidade do passeio no GLA é bastante satisfatória, oferecendo uma experiência suave mesmo diante das imperfeições da estrada. Embora as ondulações possam resultar em alguns sacolejos moderados, a suspensão consegue encontrar um equilíbrio adequado entre manuseio e conforto. No entanto, o ruído da estrada pode ser perceptível e, por vezes, invasivo em superfícies irregulares. Sob aceleração intensa, o motor pode parecer um pouco áspero, mas, por outro lado, é bem silencioso.
A altura do passeio e as portas de tamanho razoável tornam a entrada e saída do GLA uma tarefa fácil, mesmo em espaços apertados. As opções de ajuste do banco do motorista permitem encontrar uma posição confortável, seja mais vertical ou reclinada.
Os controles principais são dispostos de forma lógica e são fáceis de ler. Muitos dos recursos secundários são controlados através da tela de infoentretenimento, que não demanda muito tempo para se familiarizar. Surpreendentemente, a cabine oferece bastante espaço e luminosidade, considerando o perfil elegante do GLA. Os passageiros adultos também desfrutam de um espaço generoso na parte traseira. A visibilidade frontal, lateral e traseira é clara, o que contribui para a segurança e facilita as manobras de estacionamento.
O GLA recebe elogios por seu sistema de infoentretenimento e pela integração suave com os smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto. O sistema MBUX da Mercedes é reconhecido por sua facilidade de uso, oferecendo várias opções de controle, como tela sensível ao toque, trackpad, controle de voz e controladores de polegar no volante. Embora os comandos de voz sejam precisos, em algumas situações podem levar um pouco mais de tempo para serem processados.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
No entanto, é importante notar que o GLA carece de recursos avançados de segurança como padrão. A mitigação de colisão frontal e um aviso de ponto cego são os únicos recursos incluídos, a menos que você opte por pacotes opcionais mais caros. Isso pode ser um pouco surpreendente nos dias de hoje, considerando que modelos como Kia ou Toyota vêm com um conjunto completo de auxílios ao motorista de série.
O GLA é Bom de Revenda?
O GLA apresenta bons índices de revenda. Na premiação Melhor Revenda, o GLA conquistou o 2º lugar na categoria SUV Médio Premium, com uma depreciação de apenas 9,55% após 1 ano de uso. Esses números evidenciam que o GLA é um carro com excelente valor de revenda.
Manutenção é cara?
A manutenção do GLA não é excessivamente cara, seguindo o padrão Mercedes-Benz. O custo total das cinco primeiras revisões totaliza R$ 11.230, o que não é tão assustador considerando o preço de tabela do veículo.
Aos 10.000 km, a revisão Assyst A tem um custo de R$ 1.200. Seguindo, aos 20.000 km, a revisão Assyst B aumenta para R$ 2.690. Aos 30.000 km, a revisão volta a ser Assyst A, custando R$ 3.450. Na marca dos 40.000 km, a revisão Assyst B retorna com o valor de R$ 2.690. Por fim, aos 50.000 km, a revisão Assyst A fecha o ciclo com um custo de R$ 1.200. Somando todas as revisões, o custo total de manutenção do GLB alcança R$ 11.230.
Mercedes-Benz GLA Fotos
Mercedes-Benz GLA Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria