Citroen
O Novo Citroën Ami 2024 é um microelétrico, Conheça agora o carro mini. 2024
Carros têm esse poder mágico de despertar nosso lado brincalhão. Talvez seja exatamente por essa razão que um sorriso involuntário aparece no rosto das pessoas quando se deparam com o Citroën Ami, um veículo que parece ter sido tirado diretamente de uma caixa de brinquedos. No grande lançamento, lá estava ele, cercado por uma coleção de modelos microelétrico e híbridos, cortesia da Stellantis. E quem estava lá para experimentar essas maravilhas eram jornalistas de todos os cantos do mundo, gentilmente convidados pela empresa para compartilhar as próximas etapas emocionantes do seu plano estratégico de negócios.
O Novo Citroën Ami 2024
Minha volta pelo espaço em torno do centro de eventos in Zaandam, na encantadora Holanda, onde a Stellantis realizou sua apresentação, totalizava cerca de 3 quilômetros, entre ir e voltar. Isso significou que tive que enfrentar a fila duas vezes, mas valeu a pena para conhecer o que estava por vir.
O Ami se destaca como um carro mini perfeito para a vida urbana, especialmente quando se trata do que muitos chamam de a “última milha” – aquelas curtas distâncias que às vezes precisamos percorrer para alcançar lugares onde os meios de transporte tradicionais simplesmente não conseguem chegar, seja por falta de espaço ou restrições de tráfego.
Ele é simplesmente perfeito para lidar com serviços de entrega e compartilhamento de carros. Na Europa, onde já está disponível, ele é frequentemente comparado a um scooter, o que significa que não é necessário possuir uma carteira de motorista e você também não precisa se preocupar com taxas de estacionamento.
Infelizmente, a Citroën não tem planos de trazer o Ami para o Brasil. Aqui, enfrentaria desafios para passar pelos processos de homologação como um veículo automotor, assim como aconteceu com outro carro elétrico, o Renault Twizy.
Motorização
Ao lado de companheiros automotivos como o Jeep Compass, Fiat 500, Opel Astra e Peugeot 3008, o Ami realmente se destacava. O percurso planejado para o teste era breve, mas isso fazia todo sentido, considerando que suas baterias de 5,5 kWh têm a capacidade de cobrir apenas 70 km antes de precisar de uma recarga, de acordo com a fábrica. Isso era especialmente relevante, já que tínhamos 40 jornalistas a bordo, ansiosos para experimentar.
A notícia fresquinha é que a Citroën acaba de anunciar que o compacto microelétrico Ami está a caminho do Brasil. O produto já teve sua estreia em alguns eventos, como o Festival Interlagos, e aparentemente a resposta dos brasileiros foi positiva.
Tudo indica que o Citroën Ami será o pioneiro dos veículos elétricos vendidos no Brasil por menos de R$ 100 mil. No entanto, essa perspectiva está sujeita a algumas nuances, especialmente se a marca francesa decidir seguir os passos da Volkswagen com o ID.4, optando por oferecê-lo exclusivamente para aluguel e compartilhamento em vez de venda direta aos consumidores. No momento, a abordagem de disponibilização compartilhada parece ser a mais viável.
Dimensões
O Ami não se propõe a competir com os subcompactos do nosso mercado em termos de tamanho, já que acomoda apenas duas pessoas. Para ter uma noção, um Renault Kwid, por exemplo, possui dimensões de 3,68 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,48 metro de altura e um entre-eixos de 2,42 metros.
No que diz respeito ao microelétrico da Citroën, ele ostenta 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, embora os dados do entre-eixos permaneçam um mistério. Para te dar uma ideia visual, seu comprimento total é quase equivalente ao espaço interno do hatch da Renault.
Em relação ao peso, o Citroën Ami apresenta um peso bruto total de 700 kg. Para visualizar melhor, essa cifra é tão leve que o mini carro quase poderia ser carregado por uma Fiat Strada. Para fins de comparação, a pequena picape da Fiat tem uma capacidade de carga que chega a 720 kg.
O aspecto mais intrigante é que o veículo adota uma estratégia de duplicação de peças visando a economia na fabricação. Um exemplo claro disso é que a parte frontal é idêntica à traseira.
Até mesmo as portas foram produzidas utilizando os mesmos moldes. Portanto, enquanto a porta do motorista possui um estilo “suicida”, abrindo para a frente, a do passageiro segue o padrão convencional, abrindo para trás. Na versão comercial, a porta do passageiro oferece acesso ao compartimento de carga.
Cada detalhe foi meticulosamente projetado para aliviar o peso do veículo, visando melhor eficiência energética, além de reduzir os custos de produção. Isso é o motivo por trás da uniformidade das peças da frente e de trás da carroceria, onde somente os elementos de iluminação são diferentes.
Dentro do carro mini, você não vai encontrar ar-condicionado (só aquecimento), sistema de som ou mesmo airbags. O volante não oferece ajustes de altura ou profundidade. Os vidros podem ser inclinados para fora e os puxadores das portas são feitos de tiras de tecido, um toque diferente. O painel de cristal líquido mostra somente as informações essenciais: velocidade, marcha engatada e a quantidade de energia restante.
Na área frontal do painel, há vários compartimentos que juntos têm uma capacidade total de 63 litros. O teto é de vidro, sem nenhuma tela para bloquear a luz em dias ensolarados, proporcionando uma experiência mais próxima do ambiente externo.
Potência, Desempenho e Bateria
O coração microelétrico do Citroën Ami bate com um motor de 6 kW, o equivalente a 8 cavalos de potência. Isso lhe permite atingir uma velocidade máxima de 45 km/h, e a aceleração dos 0 aos 45 km/h acontece em um intervalo de 10 segundos. Sua caixa de marchas oferece três opções: “D”, para condução, “N”, para ponto morto, e “R”, para ré.
Impulsionado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 5,5 kWh, o Ami tem autonomia para percorrer até 75 km com uma única carga, medidos no padrão WMTC. Recarregar a bateria de 0% a 100% leva cerca de 3 horas e existe a opção de carregar o veículo em tomadas de 220V.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Vale a pena destacar que o Ami vem equipado com uma suspensão dianteira do tipo McPherson e uma suspensão traseira com braços tirados. Seus freios são a disco na dianteira e tambores na traseira.
Citroën Ami Quem Pode Dirigir
Na Europa, jovens a partir dos 16 anos têm o privilégio de conduzir o Citroën Ami. Já na França, essa idade baixa ainda mais para 14 anos, mas com a condição de possuir um certificado de segurança rodoviária. A história provavelmente será um pouco diferente no Brasil, onde o veículo pode ser disponibilizado para aluguel ou compartilhamento, mas somente para pessoas maiores de 18 anos.
Citroën Ami Preços e versões
Do outro lado do oceano, o Ami se apresenta em duas versões: uma para passeio e outra para trabalho, com um preço que gira em torno de 7.000 euros, aproximadamente R$ 42.000. Fora do Brasil, o microcarro é comercializado por 7.190 euros, porém conta com um incentivo ecológico que reduz esse valor para 6.890 euros. Fazendo a conversão direta, isso equivaleria a cerca de R$ 37 mil.
Citroën Ami Fotos
Citroën Ami Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria