Dicas
Pneu Remold: Vale a pena Usar? É Confiável? Preço 2024
Pneu Remold
Chegou aquele momento fatídico de trocar os pneus, e com a intenção de sempre economizar, bateu aquela dúvida se o pneu remold é bom? Não se preocupe. Este artigo irá te ajudar a entender todos os pontos sobre ele, que tem modelos remoldados e por isso, tornam-se pneus de 30% a 50% mais baratos que os originais.
Por ser um pneu usado, o pneu remold passa por um processo de remanufatura, desde que o pneu original esteja em bom estado (sem furos ou com a ferragem a vista, por exemplo). Este é um processo comum no mundo todo, em que ocorre raspagem lateral das rodas, assim como da banda de rodagem (onde ficam os frisos ou sulcos), e para finalizar o processo, aplicam uma nova camada. Para garantir que são pneus diferentes dos originais eles chegam ao mercado com novas inscrições laterais, o que é perigoso.
Apesar de no Brasil não ser um pneu bem regulamentado, esta é uma estratégia muito usada em todo o globo e que em outros países, costuma funcionar melhor e com mais segurança. E de quebra, com mais sustentabilidade, por funcionar como uma reciclagem – o destino de carcaças de pneu é um grande problema ecológico da atualidade.
Pneu Remold: Preço
Se formos obrigados a listar vantagens do pneu remold, então podemos focar em seu preço. Obviamente, encontrar nos e-commerces e lojas credenciadas pneus na metade do preço do que às outras opções presentes, torna-se um grande chafariz. É possível encontrar modelos de R$200 a R$300.
Pneu Remold: É Confiável?
Seremos bem diretos. Os pneus remold trazem grandes riscos a quem decide comprá-los. Em primeiro lugar, a sua durabilidade é extremamente baixa em relação a pneus novos: diminui de 30 a 50%. Além disso, em suas avaliações, muitos apontam uma imensa dificuldade em balanceá-los.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Outro ponto a se ter atenção e provavelmente o principal deles, é que, mesmo que obtenham o selo do Inmetro (órgão que regula os pneus no Brasil), não é possível saber a procedência do pneu remold – justamente pela troca das inscrições (no Brasil, não é obrigatório mantê-las). Sem as informações originais, você não consegue saber a marca original ou o estado anterior a aplicação da nova camada de borracha. Além disso, eles não mantêm nas inscrições o tipo de carro que se destinava o pneu original, o que é um grande problema.
Pense: um pneu remold pode vir de várias marcas e com características diferentes. Com a nova camada e as raspagens, e às trocas de inscrição, torna-se impossível identificar cada uma delas. O que isso implica? Você poderá ter uma variedade de pneus disfarçados em seu carro, o que consequentemente irá deixar a estabilidade do veículo comprometida e as chances de acidentes aumentem. Isso sem contar o fato de que um bom pneu, além de causar conforto e segurança, evita que algumas partes do carro quebrem. Neste caso, um pneu remold pode parecer ser um bom negócio pelo preço, mas se torna perigoso se analisarmos todos os pontos, além de ter uma grande chance de causar mais gastos no futuro. Ninguém gosta de surpresas, não é mesmo?
Vale ressaltar que algumas fábricas têm a preocupação de usar o mesmo tipo de carcaças, mas, no momento da compra, não é possível realizar a identificação, o que prejudica ainda mais o consumidor.
Pneu Remold: Durabilidade
Pois bem, ainda assim sabendo dos riscos, você pretende seguir com a compra? Então vamos a outro ponto que é essencial quando se trata de avaliar pneus: a durabilidade. Já citamos anteriormente que no caso dos pneus remold o tempo de vida cai pela metade, assim como seu preço, que varia na mesma quantidade.
Ou seja: um pneu com boa qualidade, roda de 50 a 60 mil km. Por outro lado, o pneu remold dura em média, 25 a 30 mil km – e ela pode ainda diminuir cada vez mais se você dirigir muito na estrada. Portanto, o recomendado para os pneus remold é que permaneça na cidade.
Pneu Remold: Vale a pena? Conclusão
Antes de tudo, vamos deixar uma coisa clara: a economia que um pneu remold aparenta proporcionar, serve apenas para curto prazo. Por esse motivo e, por seus inúmeros riscos, a resposta para esse questionamento é um grande não!
Obviamente, não vale a pena economizar hoje para sofrer prejuízos no futuro, e, pela sua falta de segurança, alguns podem até ser fatais. Tome muito cuidado. Se você realmente for comprar um pneu remold, que está disponível em diversos e-commerce e lojas físicas, tenha certeza de que ele possui o selo Inmetro e não os confunda com pneus recauchutados (que recebem a nova borracha somente na banda de rolagem até os ombros do pneu e são ainda mais perigosos por esse motivo).
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria