Carros
RAM Classic: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção 2024
Para quem tá por fora, a Ram Classic é tipo a versão mais antiga da picape que abre as portas da marca em vários lugares. Ela desembarcou no Brasil lá em agosto de 2023, vinda direto do México, e só tem a Rampage na categoria abaixo. Nos Estados Unidos, talvez esteja com o tempo contado com a chegada da nova 1500. Mas, enquanto ficamos na expectativa por mais novidades, bora descobrir quanto é pra manter essa RAM Classic na ativa!
As movimentações estão mostrando que os EUA, mesmo com alguns problemas na economia, ainda tem muito potencia, principalmente quando o assunto é picape grandona, daquelas que a gente chama de caminhonete de verdade. Se tá na vibe de experimentar essa onda aqui no Brasil sem gastar muito, a Ram 1500 Classic Laramie é a pedida mais em conta.
Ela junta tudo que combina com o estilo grandalhão: é enorme, toda trabalhada nos cromados e, é claro, tem um baita motor V8 a gasolina. Lá nos Estados Unidos, diesel é mais coisa pra caminhão ou pras picapes tipo Heavy Duty, tipo as Ram 2500 e 3500 que a gente tem por aqui. Por lá, essas são meio que vistas como veículos de trabalho, tipo um “Uno com escada no teto”.
Mas assim como o país deles, não é exatamente a última palavra em modernidade em todos os aspectos. A Ram 1500 Classic é tipo a versão antiga da picape, que mudou lá em 2019, enquanto as novas por aqui são a Ram 1500 Rebel e, lá na frente, a Ram 1500 Limited. É tipo Fiat Palio e Palio Fire, mesmo nome, mas gerações diferentes convivendo.
A RAM Classic
Aqui no Brasil, a 1500 Classic chegou só na versão com cabine dupla e o motorzão V8 Hemi, aquele conhecido com 400 cv e 56,7 kgfm de torque, igualzinho ao da 1500 Rebel. A transmissão é automática de 8 marchas, tração 4×4 e caixa de redução.
Com seus 5.816 mm de comprimento, a 1500 Classic é menor que as irmãs, mas ainda assim é 455 mm maior que a Chevrolet S10, que é a maior das médias nesse quesito. Dá pra dirigir com habilitação B, assim como a Rebel, mas é bom se adaptar um pouco ao tamanho nas ruas. Com 3.570 mm de entre-eixos, 2.017 mm de largura e 1.970 mm de altura, é grandona mesmo.
Por dentro, a Ram chegou trazendo tudo que tem direito: painel de instrumentos com tela de 7″ para um computador de bordo cheio de informações, sistema multimídia com tela de 8,4″ com Apple CarPlay e Android Auto (com fios), bancos elétricos com aquecimento e ar-condicionado de duas zonas, além de outros mimos. Só não tem ajuste de profundidade na coluna de direção e também não tem assistentes de condução ou faróis de LED.
O acabamento da Classic é bacana, até tem ajuste elétrico dos pedais, mas o que chama mesmo a atenção é o espaço interno gigante, principalmente no banco de trás. Dá pra crer que essa Ram Classic vai ser a companhia perfeita pras viagens longas, sem fazer feio no conforto pra ninguém, algo que as picapes médias ainda tão devendo, mesmo sendo grandonas. Ah, e o banco traseiro ainda dobra pra fazer um porta-malas enorme de piso plano.
Quanto Custa a RAM Classic
Quanto é que custa uma RAM Classic? Pois bem, não espere desembolsar menos de R$ 350.000 nessa parada. Isso é só um troco a mais comparado com o preço de uma Toyota Hilux completinha a diesel. Agora, a questão é: vale a pena desembolsar essa grana extra pra levar pra casa um V8 e um pedaço da cultura dos Estados Unidos?
RAM Classic IPVA
Quando o assunto é manter uma RAM Classic no estado de São Paulo, o IPVA é uma parada que merece atenção. Com um valor venal estimado de R$ 327.249,00, a alíquota de 4% resulta em um montante de R$ 13.089,96. Agora, se optar pelo pagamento à vista, rola um desconto de 9%, totalizando R$ 1.178,10 a menos, e o valor cai para R$ 11.911,86. Mas se preferir parcelar, são 5 vezes de R$ 2.617,99 cada.
Já no Mato Grosso, o cenário do IPVA para a RAM Classic é um pouco diferente. Com o mesmo valor venal, a alíquota é de 3%, o que representa um IPVA de R$ 9.817,47. Se optar pelo pagamento à vista, tem um desconto de 5%, economizando R$ 490,87, e o valor fica em R$ 9.326,60. Para quem prefere parcelar, são 6 vezes de R$ 1.636,25.
No Distrito Federal, o IPVA da RAM Classic segue outra tabela. Com alíquota de 3.5%, o valor do imposto atinge R$ 11.453,72, considerando o mesmo valor venal de R$ 327.249,00. Optando pelo pagamento à vista com desconto de 5%, são R$ 572,69 a menos, resultando em R$ 10.881,03. Se a escolha for o parcelamento, são 3 vezes de R$ 3.817,91 cada. Esses números são essenciais para quem está de olho nas despesas de manter essa máquina por aí.
Seguro da RAM Classic
Quando o assunto é proteger a RAM Classic, o seguro é uma parada que vale a pena conferir. As cotações variam, mas a opção mais em conta ficou em R$ 10.510,23. Nesse pacote, a franquia é de R$ 32.831, rola um carro reserva por sete dias e a cobertura alcança até R$ 50 mil para danos corporais e materiais. Agora, se quiser ir all-in, a apólice mais cara atinge R$ 12.329,35, com franquia de R$ 16.415, direito a veículo reserva e cobertura de R$ 75 mil em indenizações.
Para quem tá curioso sobre como esses valores se encaixam, vamos dar uma olhada no perfil: um cara de 36 anos, casado, sem filhos, morando na zona sul de São Paulo, usando o carro todo dia pra ir pro trampo, sem nenhum condutor entre 18 e 25 anos, e com garagem em casa e no batente.
Manutenção da RAM Classic
A RAM Classic, como o nome já sugere, é a versão da geração passada que chega pronta pra brigar com as picapes mais top da S10, Hilux e Amarok. Ela é menor que as irmãs, mas pode ser dirigida por quem tem a CNH B.
Quando o papo é revisão, ela segue uma vibe parecida com a 1500 Rebel. Até os 60.000 km, as revisões somam cerca de R$ 5,2 mil. Vamos dar uma conferida nesse esquema:
- 12 meses ou 12.000 km: R$ 1.157
- 24 meses ou 24.000 km: R$ 1.088
- 36 meses ou 36.000 km: R$ 812
- 48 meses ou 48.000 km: R$ 1.367
- 60 meses ou 60.000 km: R$ 812
- 72 meses ou 72.000 km: R$ 1.088
Totalizando R$ 5.806, essa manutenção garante que a RAM Classic continue mandando bem nas ruas.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Ao analisar os gastos associados à manutenção da RAM Classic, desde o IPVA até o seguro e as revisões, fica claro que a diversão não é algo econômico. Com custos consideráveis, especialmente no seguro e nas revisões não há como negar que manter essa máquina demanda uma fatia significativa do orçamento. Entretanto, a experiência de guiar uma picape V8, herdeira da cultura automotiva americana, pode ser recompensadora para os verdadeiros entusiastas desse estilo de veículo. Se justifica o investimento ou se representa um custo demasiado elevado para o bolso, depende do amor pela RAM Classic e do desejo de possuir uma legítima máquina sobre rodas.
RAM Classic Fotos
RAM Classic Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria