Fiat
RAM Classic vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A geração anterior da 1500 possui uma simplicidade e antiguidade notáveis, no entanto, seu atrativo reside no preço acessível e no trem de força poderoso. É uma camionete de porte avantajado e presença marcante, equipada com um robusto motor V8 sob o capô, que encanta os entusiastas com seu ronco profundo que ecoa pelo escapamento – especialmente em uma era em que os carros elétricos dominam as conversas sobre mobilidade.
A Ram Classic foi introduzida no mercado brasileiro em setembro e teve uma demanda tão alta que o primeiro lote de 1.465 unidades, originalmente planejado para durar até o final de 2023, esgotou em apenas algumas horas.
Vale a Pena Comprar o RAM Classic?
Preço
Sendo a geração anterior da 1500 Rebel, a Classic pode não ser tão atualizada quanto sua “irmã”, mas compartilha a maior parte de suas qualidades e apresenta uma economia de R$ 100 mil. No entanto, ter uma picape desse porte na garagem requer paciência, habilidades e nervos de aço para enfrentar os custos de abastecimento.
Espaço
A Ram Classic ostenta uma impressionante distância entre-eixos de 3,57 metros, quase idêntica ao comprimento total de um Fiat Mobi, que mede 3,60 metros. Isso significa que o espaço interno da Ram Classic é verdadeiramente generoso, mesmo para pessoas de estatura elevada; há espaço de sobra tanto para as pernas quanto para a cabeça.
Dentro da cabine, encontramos numerosos compartimentos de armazenamento generosos, ideais para guardar bolsas e outros itens volumosos, evitando que eles fiquem espalhados pelo chão ou visíveis para quem está do lado de fora.
Além disso, em situações em que viagens mais longas exijam o transporte de bagagens (que você não deseje colocar na caçamba), o banco traseiro pode ser dobrado, transformando-se em uma plataforma de carga capaz de acomodar objetos maiores. Isso também evita a necessidade de colocar malas e pacotes pesados diretamente sobre o banco, o que poderia causar marcas ou até mesmo perfurar o couro do revestimento ao longo do tempo.
Na Hora de Puxar
Devido à sua origem nos Estados Unidos (apesar de ser fabricada no México), o que realmente importa para a Ram Classic é a sua capacidade de reboque, muito mais do que o peso que sua caçamba consegue suportar. Isso ocorre porque o público-alvo costuma utilizar essa picape para transportar trailers e reboques com maior frequência do que vemos por aqui.
Portanto, se você pretende transportar algo mais pesado, a opção ideal é acoplá-lo a um reboque, que tem uma capacidade impressionante de 3.534 kg – superando a capacidade das concorrentes de porte médio, como a Hilux e a Amarok.
Capacidade da Caçamba
Enquanto a capacidade de reboque da Ram Classic é impressionante, o mesmo não pode ser dito sobre a sua capacidade de carga. Apesar de a caçamba apresentar um tamanho considerável, com um volume de 1.424 litros, ela é capaz de suportar apenas 531 kg. Até mesmo picapes compactas conseguem carregar cargas mais pesadas do que isso, como é o caso da Fiat Strada, que pode transportar até 650 kg na versão de entrada.
Essa é a razão pela qual a Ram Classic não pode ser comercializada com motor a diesel no Brasil, uma vez que a legislação nacional proíbe que picapes com capacidade de carga inferior a uma tonelada utilizem esse tipo de combustível.
Então, mesmo competindo no segmento de picapes médias devido ao seu preço atrativo, a Ram Classic enfrenta uma desvantagem notável ao utilizar exclusivamente gasolina em seu tanque, enquanto todas as suas concorrentes vêm equipadas com motores a diesel, devido à sua capacidade de carga superior a 1.000 kg. Além disso, essas concorrentes também consomem menos combustível…
Vale a Pena?
Como mencionado anteriormente, a Ram Classic representa a geração anterior da 1500 Rebel. Você pode fazer uma comparação semelhante àquela época em que a Fiat comercializava o Palio e o Palio Fire, duas gerações distintas do mesmo modelo coexistindo no mercado. Essa é a dinâmica que ocorre com a Classic em alguns países, como Canadá, Argentina e México, onde a picape é produzida.
Apesar de ter passado por uma significativa atualização em 2019, que trouxe consigo melhorias em termos de equipamentos e um design mais próximo ao das suas contrapartes maiores, a Ram Classic ainda fica atrás quando se trata de construções mais modernas.
O fato é que esta versão, pertencente à quarta geração da série 1500, foi originalmente lançada em 2010, o que significa que em 2024 completa 13 anos de existência. Mesmo com as atualizações realizadas, nem todos os sistemas podem ser totalmente integrados em um veículo com tanto tempo de mercado. E, na verdade, essa não era a intenção inicial. O propósito era mantê-la mais simples, de modo a reduzir custos e torná-la mais competitiva em termos de preço.
A Manutenção é Cara?
Embora o preço da Ram Classic 2024 seja comparável ao de algumas versões topo de linha das picapes médias a diesel, poderia se argumentar que o custo de manutenção seria substancialmente diferente.
Com isso em mente, a fabricante apresentou um plano de revisões mais competitivo, desenvolvido pela Mopar. As revisões são programadas para ocorrer a cada 12 meses ou a cada 12.000 km, mas o destaque é que as três primeiras revisões são oferecidas gratuitamente.
Quando se trata da manutenção da RAM Classic, é essencial analisar os números apresentados pela fabricante. Os valores das revisões oferecem uma visão clara dos custos envolvidos ao longo do tempo. Vamos examiná-los de perto:
– Para os primeiros 12 meses ou 12.000 km, o valor é de R$ 624.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
– Estendendo-se para 24 meses ou 24.000 km, o custo sobe para R$ 1.072.
– Aos 36 meses ou 36.000 km, a manutenção retorna a R$ 796.
– Ao considerar um período de 48 meses ou 48.000 km, o valor aumenta para R$ 1.351.
– Com 60 meses ou 60.000 km, os custos retornam a R$ 796.
– E, finalmente, para 72 meses ou 72.000 km, a despesa é de R$ 1.970.
Considerando essa perspectiva, a marca lançou um programa de revisões mais competitivo, elaborado em colaboração com a Mopar. As paradas para revisão ocorrem a cada 12 meses ou a cada 12.000 km, e uma vantagem notável é que as três primeiras revisões estão inclusas sem custo adicional.
É bom de revenda?
No período de um ano, de outubro de 2023 a setembro de 2024, a RAM Classic apresentou uma média de desvalorização de -2,5%. Isso significa que a taxa de desvalorização é excelente quando se pensa na revenda, pois é notavelmente baixa.
RAM Classic Fotos
RAM Classic Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria