Acesse Nossas Redes Sociais

Nissan

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

Atualizado

em

Menos de um ano após seu lançamento no território brasileiro, o automóvel elétrico Nissan Leaf será convocado para um recall internacional de reparo devido a uma questão séria. Veja a seguir quem deve fazer!

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

O Nissan Leaf

O Nissan Leaf teve sua estreia em 2018 e A edição 2024 foi lançada no Brasil no início de 2023 e chegou ao mercado nacional em julho do ano anterior. A bateria possibilita uma autonomia de 240 km com uma única recarga (utilizando uma bateria de 40 kWh) na variante mais simples, e O valor do veículo é equivalente ao da linha de 2023: R$ 293.790.

Recall do Nissan Leaf

Veja quem deve fazer:

A Nissan divulgou uma convocação de 66.159 unidades do veículo elétrico Leaf, produzidas entre 2018 e 2024.

O Nissan Leaf veículo elétrico possivelmente está experimentando repentinos episódios de aceleração descontrolada logo após a desativação do sistema de controle de cruzeiro, além de apresentar um curto-circuito que provoca a falha e interrupção do motor durante a condução. As informações foram reportadas pela Bloomberg.

Essa não é a única convocação que o Nissan Leaf 2024 enfrenta. De acordo com a NHTSA, a fabricante está enfrentando dois processos relacionados ao modelo. Um deles alega que o veículo possui corrosão na tubulação de freio, o que pode resultar em vazamento de fluido. O outro alega que há informações incorretas no manual do proprietário sobre o desembaçador.

Lançamento:  Novo Nissan Sentra 2024 com Visual Esportivo: Preço e Fotos

Adicionalmente, embora a convocação seja destinada à versão 2024, proprietários das versões 2013, 2015 e 2018 também relatam o problema de aceleração quando o modo cruzeiro está ativado.

O motivo: a fabricante identificou que alguns automóveis poderiam ter aceleração involuntária ao desativar o controle de cruzeiro (ACC). O problema, felizmente, não foi detectado por um proprietário, mas sim por engenheiros da Nissan nos Estados Unidos, que conduziram testes internos em dezembro de 2023.

Após examinar o veículo, a equipe de avaliação da Nissan tentou, sem sucesso, reproduzir o comportamento, no entanto, outros ensaios, como simulações computacionais e testes na pista, finalmente identificaram a sequência específica de ações que pode resultar na aceleração involuntária do automóvel.

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

Origem

Qual é a origem do defeito que motivou o recall da Nissan? O inconveniente encontrado nos Nissan Leaf fabricados entre 2018 e 2024 ocorre quando há uma mudança manual no modo de condução do carro. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao mudar de D para B (aumentando o efeito de frenagem regenerativa) ou ao alternar para o modo Eco, após desativar o ACC, e o motorista pressiona o acelerador rapidamente e em seguida solta-o imediatamente.

O lado bom, é que pelo menos, a fabricante assegura que a probabilidade de os motoristas vivenciarem aceleração não intencional em situações reais é extremamente reduzida e que não recebeu qualquer notificação de que tal incidente tenha ocorrido com os consumidores. No entanto, o fato de que essa situação poderia acontecer estatisticamente levou a Nissan a emitir o recall para os veículos comercializados na América do Norte.

A solução para a questão requer a reprogramação do módulo de controle do automóvel, que será efetuada de forma gratuita pelas revendedoras da Nissan nos Estados Unidos. Enquanto o problema não for corrigido, a marca declara que não é preciso que os proprietários interrompam a utilização de seus veículos.

Lançamento:  Nissan March - Preço, Fotos

O chamado de reparo da Nissan foi elaborado pela fabricante visando à segurança de seus usuários. O Recall Nissan é uma convocação promovida pela empresa para um produto, com a finalidade de realizar reparos devido a possíveis danos ou questões. Esse tipo de iniciativa esclarece e oferece soluções, tornando públicos os detalhes do que precisa ser ajustado.

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

Recall de mais modelos

O contratempo impacta exclusivamente o Leaf, entretanto, a convocação igualmente abrangerá outros modelos. Entre eles estão: Nissan Note, Kicks, Note Aura, e Serena.

Por conseguinte, uma quantidade superior a 1,3 milhão de automóveis da Nissan está prevista para ser recolhida nos Estados Unidos, Japão e nações europeias.

O chamado de reparo da Nissan foi elaborado pela fabricante visando à segurança de seus usuários. O Recall Nissan é uma convocação promovida pela empresa para um produto, com a finalidade de realizar reparos devido a possíveis danos ou questões. Esse tipo de iniciativa esclarece e oferece soluções, tornando públicos os detalhes do que precisa ser ajustado.

Quando o dono recebe uma correspondência com um comunicado de convocação, normalmente o veículo foi entregue com alguma falha de fabricação que pode comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel. Isso necessita de reparo imediato.

Esse tipo de correção é isento de custos e amparado por legislação. Para isso, o dono somente precisará levar o veículo até a concessionária mais próxima para que o conserto seja realizado.

Lançamento:  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Nissan Frontier

Algumas informações publicadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça, indicam que em 2019, ao todo, foram realizados 58 chamados de reparo de automóveis, abrangendo 1.125.627 unidades de todas as fabricantes automotivas.

O Recall

As notificações de recall da Nissan podem chegar por meio de diversas formas:

1. Sistema de Notificação Eletrônica – SNE: Os proprietários que aderiram ao aplicativo SNE receberão as notificações na central de avisos da plataforma.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

2. Email do Portal GOV.BR: Os proprietários que aderiram ao portal de Serviços do DENATRAN receberão notificações no e-mail cadastrado dentro da plataforma governamental.

3. E-carta (registrada, simples, AR digital): é possível que os proprietários recebam uma correspondência virtual do Governo com o assunto relacionado ao alerta de recall.

A Nissan pode realizar as notificações por meio de carta convencional e ainda enviar comunicações extras, podendo ser eletrônicas ou através de correspondência, optando por carta simples, registrada ou com aviso de recebimento digitalizado.

Além disso, os chamados também são efetuados por meio de veiculação em TV e rádio, geralmente sendo divulgados nos telejornais.

Nissan Leaf Fotos

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

Nissan Leaf Fotos Interior

Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024 Recall do Nissan Leaf: Veja quem deve fazer 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.