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Chevrolet Montana: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Atualizado

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Há um tempinho já que as montadoras de carros têm prometido comercializar caminhonetes com desempenho similar aos automóveis de passeio. A GM é mais uma que adota essa crença com a nova Chevrolet Montana. Mas com uma particularidade: talvez seja agora que outra marca tenha chegado mais perto do alvo, pelo menos entre os produtos disponíveis no mercado brasileiro.

 

 

Chevrolet Montana: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Chevrolet Montana

A terceira geração da Chevrolet Montana realmente lembra um carro em diversos aspectos. Coloque alguém fechado para dirigi-la em uma trajetória reta e depois faça o mesmo com um Tracker, e talvez essa pessoa termine a experiência apontando a Montana como o SUV da turma.

Mas nem tudo são maravilhas na experiência a bordo da Montana 2024, que chega para agitar o mercado das caminhonetes compactas-médias e desafiar a posição de liderança da Fiat Toro, competindo também com a Renault Oroch e até mesmo com as versões mais sofisticadas da Fiat Strada.

Chevrolet Montana Avaliação

Design

Mesmo seguindo a mesma linha de design visual da Chevrolet, com a frente inspirada nos SUVs estrangeiros Blazer e Trailblazer, e a traseira com soluções que lembram a atual geração da grande Silverado, a nova Montana não esconde ter adotado a fórmula estética da Fiat Toro, tanto no estilo dos faróis dianteiros quanto no formato das lanternas.

Mecânica

No entanto, seu tamanho é parecido com o da Oroch, para que ela possa utilizar toda a estrutura do Tracker da coluna B para a frente. A suspensão dianteira McPherson, os freios a disco, os cubos de roda, todos os componentes eletrônicos e o motor 1.2 turbo são herdados do irmão SUV, mas com um corpo diferente.

Interior

O resultado é que, no interior, a nova Montana proporciona um espaço maior para os ombros e a cabeça em comparação com o Tracker. A visibilidade também é melhor, devido ao para-brisa mais amplo e plano, e aos espelhos retrovisores externos mais generosos. É curioso que o espelho retrovisor interno, herdado do Tracker, tenha ficado pequeno demais para suas proporções.

Devido à estampagem única, as guarnições das portas laterais foram alteradas e são mais contemporâneas do que as do SUV, apresentando um acabamento macio ao toque e revestimento de couro sintético microperfurado nas portas dianteiras.

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Na parte traseira, o espaço para as pernas é um pouco maior do que o da Toro e da Oroch, mas ainda é limitado, assim como em todas as caminhonetes monobloco. A inclinação do encosto lombar é reta, outra característica desse tipo de veículo, mas ainda permite uma viagem relativamente confortável. Além disso, há duas portas USB e mais uma entrada de 12V por ali.

Por outro lado, aqueles que estão no assento traseiro não contam com saídas de ar exclusivas e nem mesmo com compartimentos para objetos, já que não há nenhum nas portas. O único espaço para guardar objetos na fileira traseira é o porta-revistas localizado nas costas do banco do passageiro.

Para uma caminhonete que se propõe a ser familiar, essa ausência é tão significativa quanto as duas portas traseiras com ângulo de abertura restrito, o que dificulta o acesso a uma cadeirinha infantil, por exemplo.

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Painel e Multimídia

Quanto ao painel e ao console central, eles são praticamente idênticos, com exceção do acabamento em preto brilhante que conecta a central multimídia ao painel de instrumentos e do uso do mesmo couro sintético microperfurado para decorar a faixa horizontal central do painel, embora sobre uma superfície dura. Um aspecto negativo que chamou a atenção foi o encaixe desalinhado de algumas peças do painel.

Capacidade

Agora, a parte traseira tem impressionantes 874 litros de espaço na caçamba, porém, com capacidade de carga de apenas 600 kg nesta edição, a menor do grupo. Isso ocorre devido ao uso de uma suspensão traseira com eixo de torção, que é mais simples do que a estrutura multibraço da Toro e da Oroch, e menos resistente do que a configuração de molas semielípticas da Strada.

No entanto, mesmo que a montadora afirme que o espaço tem a melhor proteção contra água da classe, o nível oficial de impermeabilidade é de apenas 90%, o que significa que ainda existe uma chance considerável de a carga ficar molhada em caso de chuva intensa. Portanto, é importante lembrar que a caçamba não é equivalente a um porta-malas.

Desempenho

Assim como ocorre com o Tracker, o motor 1.2 turbo flex de três cilindros da linha CSS Prime demonstra ser adequado para impulsionar a nova Montana, mas sem oferecer muito mais do que isso.

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Sim, ela é ágil para acelerar e retomar na área urbana, em grande parte graças à transmissão com marchas mais curtas do que no utilitário esportivo. Por essa razão, ela leva um pouco mais de 10 segundos para alcançar os 100 km/h a partir do repouso.

Além disso, a Montana Premier tem pouco mais de 1.300 kg de massa, sendo mais de 100 kg mais leve do que uma Oroch TCe e mais de 300 kg mais leve do que uma Toro Endurance. Por essa razão, mesmo tendo menor potência e capacidade para manter velocidades constantes, ela mostra um bom desempenho em geral, especialmente para utilização urbana.

Chevrolet Montana Problema

Espaço na parte de trás

O espaço para as pernas de quem está sentado no banco traseiro é muito limitado, o que é comum em uma caminhonete intermediária, mas poderia ter sido melhorado se o objetivo do veículo fosse acomodar famílias completas.

Com o assento do condutor ajustado para uma altura de 1,87m, tornou-se praticamente inviável acomodar outro adulto de estatura média diretamente atrás.

Não é permitido puxar ou rebocar

A General Motors tomou a precaução de incluir essa informação no manual do veículo e, portanto, não assume responsabilidade por danos caso o cliente decida, mesmo assim, instalar um engate no para-choque traseiro. De acordo com a fabricante, não existe uma área com as estruturas adequadas para instalar o item.

Isolamento sonoro

O isolamento sonoro da cabine da Montana atualizada também é uma questão a ser considerada. Durante viagens mais longas, o ruído do vento e, principalmente, do motor 1.2 turbo de 3 cilindros, penetrava na cabine e, de tempos em tempos, se tornava cansativo.

Chevrolet Montana: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Visão traseira

A General Motors decidiu atender aos pedidos dos consumidores após realizar uma pesquisa de mercado e adicionou um ponto adicional de fixação na caçamba. Para isso, instalou uma barra horizontal que se estende de um lado ao outro da área de carga.

O inconveniente é que ela foi colocada exatamente no meio do vidro traseiro e isso, em certas situações, acaba gerando um ponto cego indesejado no retrovisor.

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Capacidade de transporte

Conforme as informações oficiais, a Montana atualizada pode transportar 600 kg de carga nas variantes de transmissão manual e até 637 kg nas opções automáticas. A capacidade é inferior à de todas as concorrentes, capazes de suportar entre 650 kg (Strada cabine dupla e Renault Oroch) e 670 kg (Toro turboflex).

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No entanto, ela suporta cerca de 630 quilos, porém tem mais de 870 litros. Em termos de volume, de fato, a Montana atualizada só perde para a Fiat Toro, que oferece 937 litros de capacidade.

Mais uma vantagem da Montana 2024 em relação às suas duas principais concorrentes é que, com esse conjunto mecânico e a estrutura mais leve e aerodinâmica, ela consegue ser mais econômica, algo que também se aplica à antiga compacta Volkswagen Saveiro.

Chevrolet Montana Consumo

Quanto ao consumo, entre as picapes flex, a da GM fica atrás apenas da Strada, de acordo com o Inmetro. Ela faz em média 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade; e 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na estrada.

Chevrolet Montana É Bom?

A proposta de mercado da nova versão da Chevrolet Montana é, sim, desafiadora, inserida entre a Strada CVT e as versões iniciais da Toro. Com a relação custo-benefício atrativa e a ampla presença da rede de revendedores (com 550 concessionárias em todo o país), é bastante provável que ela vá competir intensamente pela liderança do seu segmento.

Se o Chevrolet Onix retomou sua posição como o hatch compacto mais popular do país em janeiro deste ano, o Onix Plus se destaca como o sedan mais vendido, e o Tracker encerrou 2023 como o SUV mais comercializado, por que não esperar que a nova Chevrolet Montana também conquiste seu lugar de destaque? A Fiat Toro que se prepare.

Chevrolet Montana Fotos

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Chevrolet Montana Fotos Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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