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Kadett Turim 90: Preço e Fotos 2024
Hoje vamos discutir sobre o Kadett Turim, uma edição especial lançada pela Chevrolet em comemoração à Copa do Mundo de 1990. O carro destacava-se por seu acabamento cuidadoso, apresentando bancos Recaro, juntamente com um visual elegante, incluindo rodas diamantadas e um aerofólio. Vamos explorar mais detalhes sobre essa peça histórica.
De tempos em tempos, alguns carros ganham destaque como clássicos colecionáveis devido ao impacto que deixaram na história da indústria automobilística. O Chevrolet Kadett, produzido pela General Motors, é um desses casos.
Em vez de ser esquecido, o veículo conquistou a atenção de entusiastas de carros, graças à sua originalidade, sendo objeto de esforços dedicados à sua preservação.
A seguir, vamos explorar alguns detalhes fascinantes sobre a trajetória do Chevrolet Kadett e sua chegada ao mercado brasileiro.
Histórico do Kadett Turim 90
Os Anos 90 e o Kadett Turim Quem não recorda da tragédia na Copa de 1990, quando a equipe do Brasil, sob o comando do técnico Lazarone, foi eliminada nas oitavas de final pela Argentina?
Contudo, nem todos saíram desanimados desse evento. A Chevrolet fez um grande investimento em publicidade, e as vendas do Chevrolet Kadett Turim foram tão bem-sucedidas que alcançaram o mesmo número de unidades vendidas dos modelos produzidos em série.
Uma curiosidade adicional foi o preço do veículo, bastante próximo das versões intermediárias da família Kadett. Basicamente, era como se você pagasse por uma versão SL/E e saísse da concessionária com características personalizadas.
Apesar de o lançamento do Kadett no Brasil ter ocorrido somente em 1989, o carro já tinha uma presença consolidada no mercado europeu há quase 50 anos, integrando a marca Opel, uma subsidiária da GM. A sua entrada no mercado nacional aconteceu somente na quinta geração, após anos de pesquisa e um investimento considerável para a época, totalizando cerca de 220 milhões de dólares.
O motivo para esse investimento substancial foi a necessidade de realizar adaptações significativas no carro para atender às exigências do mercado brasileiro.
O Kadett Turim 90 Quando fez sua estreia no Brasil, o veículo inicialmente apresentava duas portas e vinha na configuração hatchback. Logo no mesmo ano, também foi introduzida a versão station wagon.
Não demorou para que o Kadett se tornasse o carro dos sonhos para muitos brasileiros. Durante a década de 90, ele conquistou a preferência devido às suas inovações.
Versão Especial
A série especial Kadett Turim 90 correspondia à versão SL/E, mas com elementos distintivos. No interior, contava com acabamento especial, bancos Recaro, e no exterior, rodas de liga de alumínio polidas, faróis com temporizador, aerofólio traseiro e a cor exclusiva “Prata”.
Versão SL
Uma versão mais simples, tanto em acabamento quanto em visual, com menos frisos metálicos em comparação às demais. Além disso, não incluía limpador de vidros traseiros ou contra-giros, e também não possuía relógios digitais.
Versão GSI
Este modelo era esportivo e o mais caro da linha, incluindo a opção conversível.
Design
O visual do Kadett Turim se destaca por sua frente com faróis trapezoidais, integrados ao mesmo conjunto das setas, e uma grade de ar do motor em formato retangular, com o icônico emblema Chevrolet no centro.
Uma inovação marcante foi a adoção de vidros colados, tornando-o pioneiro nessa tecnologia na série, além dos para-choques na mesma tonalidade da carroceria. Com uma carroceria hatch, o Kadett exibia faróis distintos, atraindo a atenção dos consumidores com sua separação de cor laranja. A traseira do veículo era caracterizada por lanternas verticais coloridas.
Com porte médio e duas portas, o carro apresentava para-choques envolventes na cor preta, retrovisores panorâmicos com controle interno mecânico na cor do veículo, rodapé da carroceria em grafite com o logo Kadett Turim, e um friso adesivo nas cores da bandeira da Itália ao longo da lateral.
As rodas de aço 165/70 R13 eram adornadas por elegantes calotas de plástico, enquanto as lanternas traseiras exibiam um padrão tricolor. O logo “1.8” era orgulhosamente exibido na tampa do porta-malas, complementado pelo prático limpador de vidro traseiro. Esses elementos, somados, conferiam ao Kadett Turim um design marcante e inovador para sua época.
Interior
O interior do Kadett Turim é marcado por um painel moderno e eficiente para sua época, apresentando mostradores em escala circular, conta-giros e relógio digital. O hatch surpreende com um amplo espaço interno, acompanhado por um porta-malas adequado à sua proposta, oferecendo uma capacidade generosa de 390 litros.
O volante de dois raios, revestido em espuma, proporciona uma experiência de direção confortável. O sistema de ventilação de três velocidades, acendedor de cigarros e cinzeiro embutido no painel são características práticas incorporadas ao design do veículo. O entretenimento é garantido pelo rádio toca-fitas Chevrolet AM/FM.
O acabamento dos bancos e portas em fino tecido aveludado adiciona um toque de elegância ao ambiente interno. Os bancos dianteiros, com encosto de cabeça ajustável, asseguram conforto ao condutor e ao passageiro. Além disso, o banco traseiro é rebatível, ampliando ainda mais a versatilidade do espaço.
Os detalhes manuais, como o acionamento dos vidros basculantes, o ajuste mecânico interno dos retrovisores e o desembaçador elétrico do vidro traseiro, revelam a praticidade incorporada ao design do Kadett Turim. O porta-malas e o assoalho, revestidos em carpete, completam o conjunto, conferindo ao interior do veículo uma atmosfera acolhedora e funcional.
Consumo
A versão Kadett Turim 1.8, fabricada pela Chevrolet no ano de 1990, apresenta um desempenho eficiente e econômico. Com um tanque de combustível de 47 litros, abastecido exclusivamente com gasolina, o veículo oferece um consumo urbano de 8,3 km por litro. Nas rodovias, esse número se destaca, alcançando uma média de 12,7 km por litro.
Preço do Kadett Turim 1.8 1990
Essa eficiência é aliada a um preço acessível, com o valor referencial na tabela FIPE sendo de R$ 6.101. Essa combinação de economia de combustível e custo acessível torna o Chevrolet Kadett Hatch Turim 1.8 de 1990 uma opção atrativa para os consumidores da época, refletindo uma preocupação tanto com o desempenho quanto com a relação custo-benefício.
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Motorização
Compartilhando a mecânica com seu irmão Monza, o motor 1.8 do Kadett Turim, mesmo em rotações elevadas, apresentava um torque robusto e estável. A manutenção da mecânica do motor GM Família II, já familiar por aqui, era relativamente descomplicada para a época.
O câmbio de 5 marchas destacava-se como um dos melhores do mercado, oferecendo engates precisos, silenciosos e suaves. O desempenho na cidade era digno de um verdadeiro esportivo carburado, rápido, eficiente e, ao mesmo tempo, prazeroso de dirigir.
Na estrada, o Kadett se destacava como um dos melhores carros nacionais em ultrapassagens e retomadas. A agilidade proporcionada pela notável aerodinâmica do veículo e a eficiência do motor compensavam o consumo de combustível em altas rotações, que ficava acima da média para a época.
Equipamentos
O carro contava com uma suspensão traseira regulável a ar, trazendo uma vantagem notável. Outro destaque da época era a presença do computador de bordo.
Estrutura
Apesar das inovações visíveis do Kadett, seus detalhes foram essenciais para conquistar muitos admiradores.
Menor e mais leve que o Monza, um dos poucos modelos da GM produzidos no Brasil naquele contexto, o Kadett possuía a plataforma T e um motor de transmissão transversal, tornando-se objeto de desejo dos brasileiros. Além disso, a arquitetura do carro, embora semelhante aos clássicos da montadora, apresentava traços modernizados, consolidando sua conexão única com os entusiastas.
Kadett Turim 90 Fotos
Kadett Turim 90 Fotos Interior
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