Chevrolet
Chevrolet Montana: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção 2024
A mais recente Chevrolet Montana foi lançada no mercado brasileiro no término de 2023, repleta de inovações e equipada completamente para confrontar as concorrentes Fiat Toro e Renault Oroch.
A Chevrolet Montana
A Chevrolet Montana 2024 de última geração estará disponível no mercado a partir de fevereiro, porém já antecipa grande parte do que proporcionará aos compradores de picapes compactas e tem como objetivo principal alcançar uma posição favorável no setor, começando em R$ 134.490 na variante LTZ e R$ 140.490 na Premier, ambas disponíveis para pré-compra na rede Chevrolet.
A caminhonete compacta da GM possui dimensões de 4,72 m de extensão e 1,80 m de largura, de acordo com a Chevrolet, tornando-se do mesmo tamanho que a Renault Oroch. Entretanto, sua área de carga na parte traseira tem capacidade para 874 litros, próxima de nossa estimativa de 900 litros.
Na concorrente da Renault, apresenta 684 litros, por exemplo, enquanto a Nova Chevrolet Montana destaca-se ainda pela presença de uma caçamba adaptável para transporte, com características inovadoras nunca vistas no setor.
O veículo entra no mercado como um item da categoria compacta ainda, mais afastado da Toro e não interferindo, dessa forma, com a S10, que no próximo ano terá a Silverado como aliada.
A novíssima Montana tem um chassi classificado como leve, e isso é comprovado pelo seu novo peso que está quase metade do anterior. Além disso a suspeição é por eixo de tração traseira.
Há quase dois anos, a fabricante de automóveis Chevrolet anunciou que lançaria uma caminhonete de porte médio, denominada Montana (nome de um estado nos Estados Unidos), mantendo assim a denominação de sua caminhonete compacta descontinuada em 2023. O tempo passou e a nova caminhonete finalmente faz sua estreia neste momento.
Quanto Custa?
A recém-lançada Chevrolet Montana está disponível em quatro opções, com valores iniciando em R$ 116.890, contendo duas variantes equipadas com transmissão manual e duas com transmissão automática – o motor utilizado é sempre o 1.2 turbo presente no Tracker. No momento do lançamento, tivemos a oportunidade de testar a versão topo de linha, Premier, automática, cujo preço inicial é de R$ 140.490.
Com essa diversidade de alternativas, a Montana assume uma posição estratégica para competir não apenas com os compradores das caminhonetes intermediárias, mas também com aqueles que buscam as compactas mais caras. Cobrindo toda a faixa de opções, a compacta Fiat Strada, equipada com motor 1.3, entra na competição com as versões Volcano (manual, a partir de R$ 115.990, e CVT, a partir de R$ 122.990) e Ranch (a partir de R$ 127.990).
Elas disputam diretamente com as variantes de câmbio manual da Montana, com valores de R$ 116.890 e R$ 121.990. Mesmo a LTZ, com transmissão automática, com preço de R$ 134.490, provavelmente causará desconforto à Strada mais cara. Por sua vez, a Fiat Toro, equipada com motor 1.3 turbo, terá sua versão de entrada, Endurance, como alvo da Montana Premier.
A marca Fiat começa com o valor de R$ 146.990, enquanto a Chevrolet oferece a sua picape por R$ 140.490. A novata mirará principalmente a Renault Oroch, sendo alvo de todas as versões da Montana. A Oroch possui opções que variam de R$ 114.750 a R$ 120.950 com motor 1.6 e câmbio manual, e a versão Outsider, com motor 1.3 turbo, custa R$ 146.900.
Dimensões
A Chevrolet Montana possui 4,72 metros de extensão, o mesmo tamanho da Oroch, que é 2 cm mais curta, enquanto a Strada é menor, com 4,48 m, e a Toro é maior, com 4,95 m. É evidente que, até nas dimensões, a GM mantém uma posição equilibrada em relação às concorrentes.
A Montana possui peso inferior ao da Oroch e Toro: são 1.310 kg, em comparação com os 1.432 kg da Oroch Outsider e 1.650 kg da Toro Endurance, ambas equipadas com motor 1.3 turbo. E essa característica se traduz em uma vantagem para a Chevrolet. Ao analisar a potência e o torque, temos 133 cv e 21,4 kgfm para a Montana, em contraste com os 170 cv e 27,5 kgfm da Oroch, e 185 cv e 27,5 kgfm da Toro, respectivamente.
Chevrolet Montana IPVA
Além disso, é relevante enfatizar que a taxa do IPVA varia de acordo com o estado em que é cobrada, exibindo porcentagens que variam de 1% a 6%. Essa alíquota é calculada com base no valor do veículo, utilizando como referência a tabela FIPE. Para exemplificar, serão fornecidas estimativas para os estados de São Paulo, Ceará e Distrito Federal.
em São Paulo, com alíquota de 2,00%, o IPVA para a versão 1.2 Turbo MT é de R$ 2.392,80, enquanto no Distrito Federal, com alíquota de 1,0%, o valor é de R$ 1.196,40, e no Ceará, com alíquota de 3,00%, o IPVA chega a R$ 3.589,20 para a mesma versão.
Prosseguindo, a opção LT 1.2 Turbo MT tem um preço geral de R$ 124.740 e o IPVA varia, sendo R$ 2.494,80 em São Paulo, R$ 1.247,40 no DF e R$ 3.742,20 no Ceará. Já a configuração LTZ 1.2 Turbo AT tem preço geral de R$ 137.440, com valores de IPVA de R$ 2.748,80, R$ 1.374,40 e R$ 4.123,20 para os estados de São Paulo, Distrito Federal e Ceará, respectivamente.
Por fim, a versão Premier 1.2 Turbo AT tem preço geral de R$ 143.540, com valores de IPVA de R$ 2.870,80 em São Paulo, R$ 1.435,40 no DF e R$ 4.306,20 no Ceará. É importante considerar as variações tributárias para uma escolha mais consciente e adequada ao orçamento de cada consumidor.
Chevrolet Montana Seguro
Para essa avaliação, iremos analisar o perfil de um cidadão com 38 anos, que usa o automóvel para uso pessoal e possui uma classe de bonificação de zero.
Considerando o plano básico, o valor para a versão 1.2 turbo manual é de R$ 977,35, enquanto para a LT 1.2 turbo manual é de R$ 1019,85, para a LTZ 1.2 turbo automática é de R$ 1074,64 e para a Premier 1.2 turbo automática é de R$ 1122,19.
Ao optar pelo plano médio, o valor para o seguro aumenta para R$ 2.978,35 na versão 1.2 turbo manual, R$ 3.152,71 na LT 1.2 turbo manual, R$ 3.448,83 na LTZ 1.2 turbo automática e R$ 3.644,26 na Premier 1.2 turbo automática.
Já para o plano completo, os preços do seguro são mais elevados, chegando a R$ 3.858,62 para a versão 1.2 turbo manual, R$ 4.112,85 para a LT 1.2 turbo manual, R$ 4.510,86 para a LTZ 1.2 turbo automática e R$ 4.795,37 para a Premier 1.2 turbo automática.
Chevrolet Montana Manutenção
O programa de manutenção da Chevrolet Montana considerando que todas as variantes da caminhonete utilizam o mesmo motor 1.2 turbo presente no Tracker, podemos utilizar a manutenção do SUV como referência inicial para ter uma ideia do que esperar da novidade da Chevrolet.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Atualmente, o veículo alcança o valor de R$ 4.324 ao atingir os 60.000 km, com um custo médio de R$ 720 por manutenção na concessionária. Será que esse custo é vantajoso em comparação com os concorrentes da Montana 2024?
A Fiat Toro, sua principal concorrente, oferece opções com motores flex e diesel. Considerando a variante flex como referência, chegamos a um montante de R$ 5.380 até atingir 60.000 km. A sexta manutenção é a mais dispendiosa, com um custo de R$ 1.476.
No entanto, a Renault Oroch 1.3 Turbo, versão mais similar ao que as concorrentes oferecem, não está disponível no site da fabricante. Por esse motivo, utilizamos as revisões do Duster, equipado com o mesmo motor, totalizando R$ 4.811,06, um valor intermediário entre as duas mencionadas anteriormente.
Chevrolet Montana Fotos
Chevrolet Montana Fotos Interior
Capacidade da Caçamba
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria