Mitsubishi
Mitsubishi Pajero Sport: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Em um mundo onde os utilitários esportivos predominam, são poucos os SUVs autênticos que restam. Um deles é o Mitsubishi Pajero Sport, seguido a receita original, sem abdicar da valentia, mas acrescentado de um bom toque de modernidade.
O Mitsubishi Pajero Sport
Com porte de grande dimensão e um design audacioso (mesmo com a parte traseira mais discreta após uma reestilização “de urgência” executada logo após a introdução desta geração), o Mitsubishi Pajero Sport é imponente.
Para alcançar a cabine, é necessário antes “escalar” o Mitsubishi. Dentro dela, devidamente acomodado no banco do motorista, que é pequeno, porém confortável, a partir da altura de 1,81 metro do utilitário esportivo, a sensação ao volante é de poder e superioridade – algo que, de alguma forma, é incorporado no imaginário de todos aqueles que atualmente adquirem os inúmeros “SUVs” disponíveis no mercado.
Ao lado do Toyota SW4 e do Chevrolet Trailblazer, o Pajero é um remanescente da época em que os SUVs seguiam uma fórmula bastante clara: base derivada de picape (cabine montada sobre chassi, não monobloco), tração 4×4 sob demanda, com opção de reduzida, bloqueio de um (ou mais) diferenciais e motor a diesel. Dessa forma, era concebido o SUV com autenticidade, o SUV “raiz”, com ênfase no “U” (de “utilitário”) em letras maiúsculas. O foco principal residia na robustez e na capacidade off-road.
Foi onde toda essa história de SUV teve seu início. Hoje em dia, os onipresentes utilitários esportivos urbanos – como o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen T-Cross e outros – são facilmente superados por este Pajero, parecendo até mesmo “brinquedos”. É claro que, para aqueles que vivem em grandes cidades e percorrem principalmente estradas asfaltadas, os modelos urbanos fazem muito mais sentido, oferecendo maior eficiência no consumo de combustível e conforto com sua construção mais leve e seus motores a gasolina silenciosos (e não faremos aqui qualquer julgamento em relação à imagem que cada pessoa deseja transmitir com seu veículo).
Mitsubishi Pajero Sport Avaliação
O desempenho não deixa muito a desejar devido ao bom desempenho da transmissão automática de oito velocidades com modo sequencial – por meio da alavanca ou das paletas fixas no volante, uma opção útil em retomadas ou para obter maior controle nas trocas em situações como atoleiros ou subidas íngremes, por exemplo.
Devido à limitação no ajuste do volante em altura e profundidade, leva algum tempo para que a posição de condução do Pajero Sport seja acertada – e a falta de espaço ali também parece um pouco estranha, especialmente depois de sair do BMW iX (verifique a avaliação aqui) e também devido ao assoalho elevado, como característica do projeto (longarina e cardã passam por baixo): é assumida uma posição extremamente alta, mas a perna fica um tanto para a frente, como em um sedã, e não sentada como em uma cadeira, como ocorre nos SUVs mais modernos.
O ruído e a certa demora nas respostas podem causar incômodo durante o uso urbano do Pajero Sport, mas também existem vantagens: um “respeito” inédito por parte dos demais motociclistas e motoristas, visibilidade privilegiada e ausência de preocupação com buracos, valetas, lombadas e situações similares.
Neste ponto, os SUVs “raiz” costumam se destacar pela robustez e pelo amplo vão livre do solo, mas o conforto é comprometido – culpa da suspensão projetada para resistir a impactos. Aqui, a característica é compensada pelo sistema traseiro com eixo rígido e links transversais, juntamente com a utilização de pneus com banda de rodagem mais espessa e um conjunto de amortecedores/molas extremamente macio.
Na estrada, em superfícies asfaltadas em boas condições, a suspensão traz à mente a de um ônibus leito (tanto em termos de suavidade quanto de incapacidade de realizar curvas rápidas ou mudanças bruscas de faixa sem balançar como uma gelatina), e a paisagem é claramente visível para as crianças, que desfrutam do ar-condicionado no teto nas fileiras traseiras de assentos – mas que reclamam do teto solar pequeno, localizado apenas na parte da frente (já se acostumaram com os SUVs modernos e seus tetos panorâmicos).
Ao lado do alerta de colisão com frenagem automática, esses são os únicos sistemas modernos de assistência ao motorista disponíveis. Além de proporcionar maior segurança, eles adicionam um toque extra de modernidade ao Pajero Sport, que também é equipado com freio de estacionamento elétrico com função auto hold e um seletor de tração 100% eletrônico controlado por um comando giratório no console central.
Mitsubishi Pajero Sport Consumo
Em movimento, as noções de “maior conforto” e “consumo reduzido” são rapidamente deixadas de lado diante da mencionada sensação de poder ao volante do Pajero Sport. O motor turboalimentado de 2.4 litros produz um ruído considerável para entregar apenas 190 cv a 3.500 rpm, o suficiente.
No Brasil, o Pajero Sport é comercializado em duas versões: HPE e HPE-S. A diferença reside em alguns equipamentos, uma vez que ambas são equipadas com o motor 2.4 turbodiesel, que produz uma potência de 190 cv e um torque de 43,9 kgfm. Elas possuem transmissão automática de oito marchas e tração integral.
Quanto ao consumo, o Mitsubishi Pajero Sport registra uma média de 8,9 km/l na área urbana e 11,7 km/l em rodovias. A velocidade máxima alcançada por esse SUV é de 180 km/h, e ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.
Mitsubishi Pajero Sport Problema
Aqui estão os problemas apontados pelos proprietários, em relação ao veículo Mitsubishi Pajero Sport. Essas questões envolvem tanto problemas mecânicos e de atendimento quanto questões relacionadas à compra de peças.
1. Problemas com eficiência do ar condicionado e baixo desempenho nas retomadas e arrancadas: Os proprietários relataram que seus carros Pajero Sport HPE apresentaram problemas de baixa eficiência no sistema de ar condicionado, bem como falta de força durante as manobras de retomada e arrancada. Essas questões impactaram negativamente o desempenho do veículo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
2. Falta de solução e atendimento inadequado: Os proprietários expressaram sua indignação e decepção com a Mitsubishi Motors do Brasil e a concessionária Raion. Apesar de terem levado seus carros para revisões e consertos na concessionária, os problemas persistiram. Eles mencionaram a falta de resolução definitiva para os problemas citados desde abril de 2024. Além disso, os proprietários destacaram a falta de atendimento satisfatório, tanto por parte da concessionária quanto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), mencionando a demora em obter informações, falta de retorno das solicitações e dificuldades para entrar em contato com os responsáveis.
3. Problemas na compra de peças: Um dos proprietários relatou uma experiência frustrante ao tentar adquirir velas para seu Pajero Sport. Ele contou que entrou em contato com a concessionária autorizada Kettei para verificar a disponibilidade das velas originais. Após autorizar a desmontagem do veículo para a troca das velas, ele foi informado de que as velas entregues não eram compatíveis e que seria necessário adquirir velas especiais a um valor mais alto. O proprietário alegou que só foi informado sobre a incompatibilidade após a entrega das velas e solicitou o cancelamento da compra. No entanto, enfrentou dificuldades para obter o estorno do valor da compra.
Mitsubishi Pajero Sport Fotos
Mitsubishi Pajero Sport Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria