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10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Polo 2024

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No último ano, a Volkswagen apresentou o renovado Polo, reposicionando-o como a porta de entrada para seus veículos de passeio. Mantendo-se na plataforma MQB, o hatch passou por simplificações em todas as versões, visando uma maior competitividade e assumindo o desafio de suceder o VW Gol, aposentado no mesmo período.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Polo 2024

As alterações no Polo visaram não apenas melhorar sua posição no mercado, mas também impulsionar as vendas em um cenário desafiador. Embora tenha experimentado melhorias nos emplacamentos, há ainda um vasto mercado a ser explorado, considerando a ausência do VW Gol.

Apesar das simplificações adotadas, todas as versões do Polo continuam a se destacar como excelentes opções no segmento de hatches compactos. Embora alguns pontos negativos tenham sido mantidos da versão anterior, as mudanças que simplificaram o modelo não comprometeram suas principais qualidades, podendo, inclusive, atrair novos clientes.

Ao longo deste artigo, destacaremos os principais aspectos positivos e negativos do Volkswagen Polo. Estes não são necessariamente defeitos graves ou falhas de projeto, mas sim elementos que podem influenciar a sua decisão de compra.

Motivos Para Comprar

1. Bom Mix de Gadgets

A versão mais em conta, chamada Track, traz consigo um elogio: mesmo tendo um pacote básico, o painel de controle merece destaque. Com leituras claras e acesso fácil às informações principais, especialmente quando equipado com o computador de bordo (oferecido no kit com rádio Bluetooth). Além disso, o quadro exibe conta-giros e indicador de marcha, detalhes úteis para quem busca eficiência e economia de combustível.

2. Highline: Equipamentos de Sobra

A variante Highline é generosamente equipada e com preço inferior à sua versão anterior. Vem com uma lista extensa de itens: central multimídia VW Play com espelhamento de celulares sem fio, cluster digital Active Info Display, sensor de chuva, sensor crepuscular, ar condicionado digital e automático, quatro airbags, frenagem pós-colisão, frenagem automática de emergência em manobras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, direção elétrica, câmbio automático, faróis full LED, carregador de celular por indução, entradas USB-C, chave presencial, sistema Kessy e partida por botão.

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3. Suspensão mais Suave

Uma das mudanças perceptíveis no novo VW Polo está na suspensão. Antes com um toque esportivo e ajuste um tanto rígido, a Volkswagen, buscando agradar a um público mais amplo, suavizou a suspensão, inclusive trocando os amortecedores. O resultado prático é que o Polo mantém sua agilidade, mas agora com mais conforto para encarar ruas acidentadas.

4. Preço Amigo no Bolso

Na data desta matéria, o novíssimo VW Polo Highline era encontrado por todo o Brasil por apenas R$ 112.000, um desconto notável de mais de R$ 10.000 em relação ao Polo Highline anterior. Essa economia é resultado de algumas simplificações no projeto, tornando o carro mais acessível e competitivo. As outras versões também apresentam valores atraentes, com o Polo Track saindo por R$ 75.000, o Polo MPI por R$ 78.500, o TSI manual por R$ 90.000, o Polo Comfortline por R$ 102.500, e o GTS por R$ 148.000. O preço é vantajoso, considerando o cenário do mercado brasileiro e a qualidade do Polo como um hatch compacto.

5. Desempenho Eficiente

Aqui, temos um tópico que gera discussões. Como um carro que perdeu 12cv pode ter desempenho destacado? A resposta é simples: no TSI, os 116cv de potência e 16,8 kgf/m de torque são mais do que suficientes para tornar o VW Polo extremamente eficiente e ágil para o uso diário. Em testes que cobriram mais de 1000km, tanto com etanol quanto com gasolina, na cidade e na estrada, o Polo mostrou-se robusto, mesmo com a redução de 12cv e um peso 1kg menor (agora 1146kg). Apesar das críticas dos mais exigentes, a experiência com o novo motor (um recalibrado 1.0 turbo do UP!) foi bastante satisfatória.

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10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Polo 2024

6. Consumo

Além do desempenho sólido, o novo VW Polo também evoluiu em termos de consumo. Não que o antigo Polo fosse um gastador, mas o motor menos potente trouxe benefícios adicionais ao hatch, especialmente quando abastecido com gasolina. Testamos extensivamente com etanol e gasolina, e as médias foram surpreendentemente boas::

  • COMFORTLINE TSI AUTOMÁTICO 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 12.5 / Estrada 15.3
    • Etanol: Cidade 8.7 / Estrada 10.8
  • HIGHLINE TSI AUTOMÁTICO 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 12.1 / Estrada 14.9
    • Etanol: Cidade 8.4 / Estrada 10.5
  • MPI 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 14 / Estrada 15.4
    • Etanol: Cidade 9.6 / Estrada 10.9
  • TSI MANUAL 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 14 / Estrada 16.4
    • Etanol: Cidade 9.6 / Estrada 11.5
  • GTS 250TSI AUTOMÁTICO 1.4-16V
    • Gasolina: Cidade 11.4 / Estrada 14.1
    • Etanol: Cidade 8 / Estrada 9.8
  • GTS 250TSI AUTOMÁTICO (AD) 1.4-16V
    • Gasolina: Cidade 11.4 / Estrada 14.1
    • Etanol: Cidade 8 / Estrada 9.8
  • POLO TRACK MPI 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 13.5 / Estrada 15
    • Etanol: Cidade 9.3 / Estrada 10.5
  • TRACK FIRST EDITION 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 13.5 / Estrada 15
    • Etanol: Cidade 9.3 / Estrada 10.5
  • TSI MANUAL (MY24) 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 13.7 / Estrada 16.1
    • Etanol: Cidade 9.5 / Estrada 11.3
  • COMFORTLINE TSI AUTOMÁTICO (MY24) 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 12.5 / Estrada 15.1
    • Etanol: Cidade 8.5 / Estrada 10.6
  • HIGHLINE TSI AUTOMÁTICO (MY24) 1.0-12V
    • Gasolina: Cidade 12.3 / Estrada 14.6
    • Etanol: Cidade 8.5 / Estrada 10.4

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Polo 2024

Motivos Para NÃO Comprar

7. Acabamento que Deixa a Desejar

O acabamento, histórico ponto de atenção na versão anterior, continua sendo uma questão crítica no VW Polo, mesmo na versão Highline. A tentativa da Volkswagen de imprimir uma nova estampa ao painel para transmitir uma sensação de requinte parece eficaz no primeiro contato, porém, ao longo do tempo, a conclusão é que pouco melhorou.

8. Simplificação que Gera Ruídos

Apesar do convívio agradável com o novo Polo, é evidente que a Volkswagen simplificou o projeto, refletindo-se em alguns detalhes. Ruídos na cabine, especialmente nos plásticos do painel e nos bancos, tornaram-se mais perceptíveis, indicando uma redução no isolamento acústico. Destaca-se, ainda, que os bancos agora são menos confortáveis, algo que pode ser desconfortável para os ocupantes da fileira traseira.

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9. Design Estático

O design do Polo não obteve melhorias significativas. Embora seja uma questão de preferência pessoal, muitos podem concordar que a versão anterior agradava a um público mais amplo. O modelo anterior exibia uma agressividade maior, incorporando elementos visuais como faróis de neblina e rodas aro 17, que também contribuíam para a dinâmica do veículo. Apesar de não ser feio, o consenso geral é que o Polo antes da última reestilização era visualmente mais atraente.

10. Perda em Itens de Segurança

Uma das críticas mais contundentes a essa atualização do hatch está na retirada de itens de segurança passiva. A ausência de freios a disco nas rodas traseiras e a redução para apenas 4 airbags (em comparação com os 6 da versão anterior) fazem o Polo perder parte de sua aura premium, que era uma de suas vantagens competitivas. Embora o carro não tenha se tornado inseguro, a sensação de perda de recursos em um veículo que ultrapassa os R$ 100 mil é desconcertante. Além disso, a falta de elementos de segurança ativa, presentes nos concorrentes diretos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento semiautônomo, deixa o Polo em desvantagem no quesito segurança ativa.

Volkswagen Polo Fotos

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Volkswagen Polo Fotos Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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