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Vale a Pena Comprar Carro Elétrico Usado? 2024
Carros Elétricos Usados
Os carros elétricos estão se tornando tendência no mundo inteiro. Quando a grana não suporta o investimento de um 0 km, uma das opções a se levar em consideração, é realizar a compra por meio dos carros usados. Comum no Brasil, essa operação vem aos poucos chegando também a esses veículos. Para saber se ele vale a pena, desenvolvemos este artigo.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber que os carros elétricos são muito diferentes dos automóveis convencionais. É por isso que ao avaliá-los, encontramos itens que não são os mesmos da ficha técnica básica que conhecemos. A diferença já começa no motor: eles são muito mais simples do que os de combustão, porém, não são fabricados no país ainda.
Nos diversos sites que encontramos carros usados sendo vendidos, é possível encontrar modelos elétricos como o Renault Zoe – seu preço está em torno de R$140 mil, com uns 40 mil km rodados. É um preço alto, mas, pelo valor que gastamos com a gasolina, será que vale a pena comprar carro elétrico usado? Vamos descobrir.
Carros Elétricos Usados: Pontos a Considerar
Alguns pontos devem ser considerados antes de levar a compra de um carro elétrico até o final. A primeira delas, é de longe a que faz mais diferença. Que é se você tem como carregá-lo. Lógico, você consegue carregar em casa, mas isso demora horas e há a necessidade de adaptação. Há locais que, visando construções futuristas, possuem instalações próprias para carregamentos rápidos. Elas podem inclusive estar em prédios.
Obviamente a energia é mais barata do que os combustíveis, mas, esse não é o único gasto que um carro tem. A manutenção dos carros elétricos é extremamente cara, porque todas as suas peças são importadas. Uma boa visita a concessionárias e consultas sobre os valores das revisões é essencial. Não basta ter o valor da compra, e sim, uma renda que seja compatível com os gastos que ele possa trazer.
O elemento principal dos carros elétricos é a bateria. Uma boa analogia para explicar o problema de comprar um carro elétrico usado, é quando você compra um celular de segunda mão: a bateria descarrega rápido ou pode não atingir a carga máxima. Ah, se você precisar trocá-la, no caso do Nissan Leaf, sai por quase R$10 mil, só que em euros. Vamos deixar a matemática com você.
O problema é que a energia do carro elétrico funciona como o seu combustível. E, a cada 150 mil quilômetros rodados, as baterias perdem 8% da sua capacidade. Por isso, se for levar a compra a frente, leve em consideração a opinião de um especialista – que no momento, só existem nas concessionárias, o que torna o serviço mais caro pela mão de obra escassa.
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Continuando com a analogia do celular, a bateria e o aparelho sempre se adequam ao modo de uso do dono anterior. Isso quer dizer que se o proprietário de um carro elétrico costuma dirigir somente por curtos trajetos, a bateria receberá pequenas cargas. Já se o costume for de trajetos longos, então não serão necessárias tantas cargas assim. Isso porque os carros elétricos utilizam a energia da frenagem para repor carga.
As baterias duram 3 mil ciclos em média, por isso, verifique a saúde da bateria no computador de bordo do carro a ser adquirido e o plano de manutenção do carro na concessionária – que possui avaliação periódica tanto da bateria, quanto do motor. Se, verificados com antecedências pequenos problemas, é possível trocar somente os módulos das baterias, o que se torna mais econômico.
Carros Elétricos Usados: Vale a pena?
Bom. Vimos que os carros elétricos ainda não são fabricados no país e que sua manutenção e trocas de peças podem ainda ser mais problemáticos do que quando se tratam de carros convencionais. Além da mão de obra escassa e a pequena quantidade de estações para recarga, o que não facilita a vida de quem possui esses veículos.
Além disso, a diferença de gastos em real entre um tipo de veículo e outro, não é tão grande. Enquanto a carga completa do carro elétrico é de R$50, com autonomia de 350 km, a carga completa dos carros convencionais é de R$260, porém, com autonomia de 500 quilômetros. Em relação ao preço de compra usado, a diferença entre um e outro é de R$100 mil. Se encher o tanque duas vezes por semana, a diferença empata em 4 anos.
A conclusão é que, tudo depende do seu objetivo. Atualmente, por todos os fatores citados acima, ter um carro elétrico trata-se muito mais de mero status do que de sustentabilidade (o fator para sua criação, em primeiro lugar – carros convencionais emitem uma quantidade enorme de carbono).
Com todas as cartas na mesa, não vemos muitas vantagens em seguir negócio. A sugestão é guardar o dinheiro (se seu objetivo for mesmo ter um carro elétrico) e adquiri-lo ou novo, o que também pode ser complicado, ou, somente quando o mercado de carros elétricos no Brasil for maior.
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