Acesse Nossas Redes Sociais

BMW

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

Atualizado

em

A BMW, conhecida por seu estilo ousado nos carros elétricos, mantém a modéstia em seus veículos a combustão, como o novo BMW Série 3. Esse modelo é o mais vendido da marca alemã no Brasil e o líder de vendas entre os carros de luxo do país. Fabricado localmente, o Série 3 acumulou mais de 2,2 mil emplacamentos em 2023 até o momento, sendo o sedã premium mais procurado. Ele está disponível em quatro configurações, incluindo uma opção eletrificada.

O aclamado sedã passou por uma reestilização em 2022, recebendo pequenos ajustes visuais e atualizações tecnológicas que o mantêm como um sucesso entre os consumidores. Para 2024, apenas uma nova cor foi adicionada. No entanto, nem tudo é impecável. Por isso, destacamos cinco pontos positivos e cinco negativos do 320i M Sport, a versão topo de linha. Agora, vamos analisar os 10 motivos para comprar ou não comprar um BMW Série 3!

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

Motivos para Comprar um BMW Série 3

Acabamento

No quesito acabamento, a unidade testada apresenta bancos e painéis revestidos em um elegante tom de couro vinho. Para quem prefere outras cores, há quatro opções extras, todas em couro Vernasca de alta qualidade, proporcionando uma clara sensação de luxo. Esse requinte estende-se por toda a montagem do carro, com detalhes em alumínio, montagem dos painéis de ótima qualidade e ausência de rangidos. Além disso, oferece comodidades como bancos elétricos que ajustam até a pressão nas costelas do condutor. Em relação ao acabamento, não há queixas a serem feitas.

Dirigibilidade

Com um centro de gravidade próximo ao solo, a rolagem é reduzida, proporcionando um controle mais preciso do carro, quase esportivo. No modo Sport, as trocas de marcha ocorrem próximas ao limite de rotação, o volante se torna mais preciso e o som do motor é cativante. Nas estradas sinuosas, o 320i demonstra todo o seu potencial ao enfrentar curvas de alta velocidade com confiança. A posição de dirigir completa a experiência, proporcionando ao condutor uma sensação semelhante à de um piloto.

Lançamento:  BMW M3: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção

Tecnologia

Em termos de tecnologia, certas características como o controle de cruzeiro adaptativo são esperadas em um carro com o preço de R$ 361.950. No entanto, a atualização do Série 3 se destaca ao introduzir as telas curvadas, estreadas pelo BMW iX, que têm se tornado comuns nos lançamentos da marca. Com um total de 27,2″ em displays, há uma variedade de funções disponíveis, possibilitando até personalização das informações exibidas em cada área. A interface é futurista e o controle pode ser realizado tanto por comando de voz quanto por comandos físicos no console. Além disso, há um head-up display que combina múltiplas informações. Em suma, o display é tão competente que apenas um terço das telas disponíveis é necessário para acessar o conteúdo desejado.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

Estilo

A BMW optou por não mexer em time que está ganhando, mantendo o design-base da atual geração do 320i, lançada em 2019. As mudanças externas do facelift são mais evidentes nos faróis, que agora apresentam linhas mais retas e perderam a saliência que caracterizava o modelo anterior.

Motivos Para NÃO Comprar um BMW Série 3

E o motor Elétrico?

Em um cenário onde modelos de luxo cada vez mais oferecem opções eletrificadas, a falta de uma versão totalmente elétrica do BMW Série 3 é notável. Embora haja o 330e, que combina um motor 2.0 turbo com um sistema elétrico, oferecendo 292 cv e 42,8 kgfm de torque, seu preço ultrapassa os R$ 400.000. Enquanto isso, a versão topo de linha do 320i, a M Sport, com seu valor de R$ 361.950, já está longe de ser acessível, e tanto o custo quanto a performance questionável justificam a necessidade de uma opção mais avançada, como um modelo totalmente elétrico.

Lançamento:  BMW X1: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas

Espaço

Apesar dos 4,7 metros de comprimento, o BMW 320i reflete os sedãs clássicos, onde o espaço interno não era uma prioridade. Isso se reflete na falta de espaço para os ocupantes traseiros. Embora a distância entre os joelhos e os bancos dianteiros seja adequada, o comprimento e inclinação do assento traseiro deixam a desejar, comprometendo o conforto. Além disso, o túnel central elevado praticamente elimina o espaço para quem está no meio, transformando o carro, na prática, em um veículo de apenas quatro lugares. Como se isso não bastasse, o porta-malas oferece apenas 365 litros de capacidade, menos do que um Fiat Pulse.

Suspensão

Embora seja injusto e até mesmo loucura esperar que um sedã de luxo projetado na Alemanha tenha habilidades off-road, é importante considerar o contexto brasileiro. Aqui, apenas 13% das estradas são pavimentadas, e os motoristas do BMW Série 3 podem eventualmente enfrentar vias de má qualidade, mesmo que por um curto período de tempo.

Nessas condições, podem surgir problemas. Além do vão livre de apenas 13,6 cm, o 320i M Sport não demonstra uma sensibilidade adequada para rodar em trechos de terra batida, por exemplo. Os pneus são mais orientados para o desempenho esportivo e podem apresentar dificuldades, inclusive patinando em pavimentos levemente molhados.

Se estiver pensando em adquirir o carro de luxo mais vendido do Brasil, é recomendável ter um veículo reserva em casa. Caso contrário, as chances de ficar preso em algum lugar do nosso país devido às condições das estradas são consideráveis.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

Potência

Apesar do motor 2.0 turbo escondido sob o enorme capô do sedã, as especificações e a reputação da fabricante sugerem uma performance generosa, mas a realidade é um pouco diferente. Apesar de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos (auxiliado pela tração traseira), o 320i é menos potente que um Jeep Renegade básico, o que se torna evidente em altas velocidades.

Lançamento:  BMW 328i GT - Fotos, Preço

Enquanto o SUV fabricado em Pernambuco oferece 185 cv e 27,5 kgfm de torque com um motor 1.3 turbo, o sedã BMW não passa dos 184 cv, embora tenha uma vantagem no torque com 30,6 kgfm. Embora não seja lento, pode decepcionar quem espera um desempenho mais vigoroso.

Visibilidade comprometida

Apesar de todas as suas qualidades, a visibilidade externa do BMW Série 3 deixa a desejar, exigindo cuidado extra para evitar colisões com obstáculos urbanos. Mesmo com câmera de ré e sensores de estacionamento, a falta de referências visuais do capô longo e da traseira dificultam as manobras de estacionamento. Os retrovisores externos, embora não sejam um problema, também não ajudam muito nessa situação.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Uma solução eficaz seria a adoção de câmeras ao redor da carroceria, proporcionando uma visão em 360º, uma tecnologia que já é comum em modelos de outras marcas, e que não seria incompatível com um carro nessa faixa de preço.

Tração traseira

Apesar de resultar em uma perda de potência em comparação com o BMW X1 (que possui 204 cv) e ocupar mais espaço interno, a tração traseira é cada vez mais incomum, o que a torna um destaque digno de celebração no caso do 320i. A escolha por tracionar as rodas traseiras proporciona um equilíbrio ao sedã, além de favorecer arrancadas sem patinação das rodas – mesmo residualmente. Essa característica oferece uma sensação de direção única, um tipo de experiência que está se tornando cada vez mais rara.

BMW Série 3 Fotos

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 202410 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

um BMW Série 3 Interior

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BMW Série 3 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.