Porsche
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Porsche Cayenne 2024
O Porsche Cayenne se destaca como um dos SUVs mais divertidos de dirigir em sua classe, oferecendo um interior impressionante e amplas opções de personalização. No entanto, como é típico da marca Porsche, o preço pode ser considerado elevado. Ainda assim, se você procura um SUV familiar que complemente o desempenho de um 911, não há nada melhor do que o Cayenne.
Motivos para Comprar um Porsche Cayenne.
Design Expressivo
O design do novo Cayenne é marcado por uma aparência expressiva e moderna. A nova frente, com para-lamas mais arqueados e faróis atraentes, realça a largura do veículo. Na parte traseira, as luzes tridimensionais e o suporte de placa integrado dão um toque distintivo ao design.
Assim como em todos os modelos Porsche, a linha Cayenne oferece amplas opções de personalização, permitindo que cada cliente crie um carro único e exclusivo. Entre as novidades estão uma maior variedade de cores, pacotes para redução de peso nos modelos Coupé e uma seleção expandida de rodas de 21 e 22 polegadas.
No novo Cayenne, os faróis de LED Matrix agora são padrão. Além disso, a versão Turbo E-Hybrid e Turbo GT apresenta o sistema LED HD-Matrix, uma novidade que vem de série. Com mais de 32.000 pixels por farol, essa tecnologia inovadora ajusta automaticamente a intensidade da luz para evitar o ofuscamento de outros motoristas, proporcionando uma visibilidade clara em todas as condições de condução.
Versão é O Que não Falta
A linha Cayenne 2024 traz diversas opções para todos os gostos. No segmento a combustão, estão disponíveis o Cayenne S, Cayenne S Coupé e Cayenne Turbo GT. Já os modelos híbridos plug-in, como o Cayenne E-Hybrid, Cayenne E-Hybrid Coupé, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé, têm previsão de chegada para o segundo semestre de 2024 no Brasil.
Motores e Baterias Incríveis
O novo Cayenne chega ao Brasil em 2024 com três versões, todas equipadas com um motor V8 de 4.0 litros. Os modelos SUV e Coupé da versão Cayenne S oferecem uma potência máxima de 349 kW (474 cv) e um torque de 600 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 273 km/h.
Por outro lado, o Turbo GT, projetado para oferecer o máximo desempenho no segmento competitivo de SUVs, se destaca como o modelo topo de linha da linha Cayenne. Disponível apenas na carroceria Coupé, o Turbo GT possui um motor biturbo V8 de quatro litros com uma potência ampliada para 485 kW (659 cv). Isso permite que o Cayenne Turbo GT acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima impressionante de 305 km/h.
O Cayenne E-Hybrid, disponível em versões SUV e Coupé e em pré-venda no Brasil com chegada prevista para o próximo ano, apresenta importantes avanços em seu sistema de propulsão. Seu motor turbo V6 de três litros oferece 304 cv, enquanto o novo motor elétrico, com um aumento de 30 kW para 130 kW (176 cv), eleva a potência combinada para 346 kW (470 cv). Com essas melhorias, as versões Turbo E-Hybrid do Porsche Cayenne se consolidam como os híbridos plug-in mais potentes do segmento para o ano de 2024.
O motor elétrico de 130 kW (176 cv) complementa o motor V8 biturbo de 4,0 litros e 441 kW (599 cv) que foi totalmente reformulado. Juntos, esses dois motores proporcionam uma potência combinada de 544 kW (739 cv) e um torque máximo de 950 Nm. Com essa potência, o novo Cayenne Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 295 km/h.
Comparado ao modelo anterior, o novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid apresenta uma autonomia elétrica consideravelmente maior e tempos de carregamento mais rápidos. Agora, ele oferece uma autonomia máxima elétrica de até 82 km.
Baterias
O novo Cayenne vem equipado com uma bateria de alta tensão com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh. Isso possibilita uma autonomia puramente elétrica de até 90 quilômetros de acordo com o WLTP, uma melhoria significativa em relação à versão anterior. Além disso, o sistema de recuperação de energia foi aprimorado, permitindo que o Cayenne E-Hybrid recupere até 88 kW de energia, um aumento de 26 kW em comparação ao sistema anterior.
Conforto
Agora, a Porsche equipa o Cayenne de fábrica com uma suspensão que inclui o Porsche Active Suspension Management (PASM). Os novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas proporcionam etapas separadas de compressão e distensão, garantindo um desempenho otimizado em todas as situações de condução. Isso resulta em melhor conforto em velocidades baixas, manuseio aprimorado em curvas dinâmicas e suporte melhorado para inclinação e rotação.
A nova suspensão pneumática adaptável com tecnologia de duas câmaras e duas válvulas aprimora significativamente a experiência de dirigir. Esta tecnologia proporciona uma suspensão suave característica, estabiliza o veículo e simplifica o manuseio tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos acidentados, comparado com a suspensão padrão e o modelo anterior. Além disso, a suspensão pneumática adaptável melhora a precisão e o desempenho da direção, reduzindo os movimentos da carroceria em situações de direção dinâmica. Os diferentes modos de condução (Normal, Sport e Sport Plus) agora oferecem uma diferenciação ainda mais clara, garantindo uma experiência personalizada ao volante.
Record de Vendas
O Porsche Cayenne continua sendo o campeão de vendas da Porsche, com mais de 1,25 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento em 2002. Em 2023, o Cayenne registrou um crescimento impressionante de mais de 200%, garantindo sua quinta liderança consecutiva com um novo recorde de vendas, ultrapassando as 195 unidades em março. Além disso, foi a sexta vez nos últimos sete meses em que o modelo alemão vendeu mais de 100 unidades, consolidando sua posição no mercado. O Range Rover, com 146 unidades, foi o concorrente mais próximo.
Motivos para NÃO Comprar um Porsche Cayenne
Um dos principais motivos para não comprar o Porsche Cayenne é o seu preço elevado. No Brasil, o modelo é oferecido a partir de R$ 690.000 na versão E-Hybrid SUV, mas esse valor pode aumentar significativamente devido às opções de customização disponíveis. Além disso, as outras versões também têm preços consideravelmente altos, como o Cayenne Turbo GT, que chega a custar R$ 1.385.000. Esses valores podem estar fora do alcance de muitos consumidores, tornando o Cayenne uma escolha inacessível para alguns.
Isolamento Acústico
O Porsche Cayenne pode apresentar um nível de ruído do vento e da estrada um pouco elevado para um SUV de luxo, o que pode impactar a experiência de condução em termos de conforto acústico. Além disso, a transição entre o motor elétrico e o motor a combustão pode ser perceptível para o condutor devido a esses detalhes no isolamento acústico, afetando a sensação de silêncio e sofisticação que se espera de um veículo dessa categoria.
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Visão Limitada
Embora o Porsche Cayenne ofereça ajustes amplos no volante e no assento para proporcionar uma experiência de direção personalizada, a visão lateral e traseira pode ser limitada devido às janelas estreitas. Isso pode afetar a capacidade do condutor de visualizar completamente o ambiente ao redor do veículo, especialmente em situações de manobra e estacionamento. Além disso, alguns proprietários relataram problemas intermitentes com a câmera de backup, o que pode comprometer ainda mais a visibilidade durante as manobras de marcha à ré.
Falta de Recursos Tecnológicos
Embora o Porsche Cayenne venha com o alerta de ponto cego como padrão, alguns recursos tecnológicos, como o controle de cruzeiro adaptativo, precisam ser adicionados como opções. Isso pode ser visto como uma desvantagem, especialmente considerando que os concorrentes oferecem esses mesmos auxílios ao motorista como equipamento padrão, tornando o Cayenne menos competitivo em termos de tecnologia incluída de série.
Consumo de Combustível
É importante notar que, para quem adquire um Porsche Cayenne com um motor V8 de 474 cv, o consumo de combustível não é necessariamente o principal foco. No entanto, os números registrados no computador de bordo podem ser uma lembrança de que o Cayenne S não possui eletrificação, ao contrário das versões Hybrid. Na cidade, o consumo pode chegar a cerca de 5,4 km/litro, enquanto na estrada, devido à transmissão de oitava marcha longa que reduz a rotação mesmo em velocidades mais altas, o consumo pode chegar a cerca de 9,3 km/litro.
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