Acesse Nossas Redes Sociais

Citroen

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Atualizado

em

O segmento de carros hatchback compactos é atualmente o mais competitivo no mercado brasileiro. Dentro desse segmento, encontram-se a maioria dos veículos que figuram na lista dos mais vendidos no Brasil. No entanto, uma distinção importante existe entre os modelos: alguns são mais simples e convencionais, enquanto outros são considerados “premium”.

Esses últimos se destacam por oferecer um acabamento superior, uma motorização mais potente e uma maior quantidade de equipamentos de série. É precisamente nesse contexto que se destaca o líder de vendas da Citroën no Brasil: o compacto C3. Repleto de características exclusivas, o C3 apresenta uma série de equipamentos interessantes que o diferenciam de seus concorrentes diretos. A seguir, destacaremos alguns pontos notáveis deste modelo.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Motivos Para Comprar Um Citroën C3

Oferta Promocional

Na promoção atual, ao comprar um Citroën C3, os clientes receberão passagens de ida e volta para Nova York, EUA, sem a necessidade de sorteios. Esta campanha estará em vigor até 31 de outubro ou até que a cota de passagens seja esgotada. Além disso, para o C3 versão Attraction, oferecemos uma condição especial de venda que inclui uma entrada e 48 parcelas fixas de R$ 489.

Porta-luvas de Design Inovador

O interior moderno do Citroën C3 foi projetado para maximizar o espaço disponível para as pernas no banco dianteiro, sendo um dos maiores da sua categoria. Isso é possível graças ao porta-luvas que foi concebido com um design ascendente. Surpreendentemente, também oferecemos um amplo espaço no compartimento do porta-luvas, que é iluminado e mantido refrigerado, sendo capaz de acomodar uma bolsa feminina. Os observadores mais atentos notarão que o banco do passageiro pode ser totalmente deslocado para frente sem que o passageiro dianteiro colida com o porta-luvas. Isso proporciona vantagens adicionais, como mais espaço para as pernas nos bancos dianteiro e traseiro, tornando-o o maior da sua categoria.

Lançamento:  Citroën C3 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?

Motor Eficiente

Quando equipado com transmissão automática, o C3 apresenta o motor VTi 120 Flex Start de 1,6 litro, com 16 válvulas e comando variável, que proporciona uma potência máxima de 122 cavalos (a 5.800 rpm) e um torque máximo de 161 Nm (a 4.000 rpm) com etanol. Com gasolina, são 115 cavalos (a 6.000 rpm) e torque de 152 Nm. Importante notar que 80% do torque máximo já está disponível a partir de 1.500 rpm. Entre os concorrentes com motor de 1,6 litro, o novo C3 se destaca como um dos mais potentes. Um dos diferenciais desse motor é a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina (conhecido como “tanquinho”) do compartimento do motor, eliminando a necessidade de abastecer com gasolina para facilitar a partida em temperaturas baixas quando abastecido com etanol. O Flex Start gerencia o processo de pré-aquecimento do combustível, especialmente em condições de baixa temperatura.

Para-brisa Panorâmico

Sem dúvida, o destaque distintivo do Citroën C3 é o seu exclusivo para-brisa Zenith. Inspirado pelo conceito Space Vision do C4 Picasso, o para-brisa se estende sobre uma parte do teto, aumentando o comprimento visível de 99 cm para 1,35 m. Isso resulta em um aumento de até 80 graus no ângulo de visão superior. O para-brisa Zenith, assemelhando-se a uma bolha de vidro, oferece ao motorista e ao passageiro uma visão ampla e única do ambiente ao redor, algo inigualável nesta categoria de veículos. A perspectiva pode ser ajustada simplesmente “puxando” uma cobertura. Esta cobertura, feita de plástico rígido, quando estendida, não interfere na visão frontal, assemelhando-se a um para-brisa convencional. Pode ser posicionada em qualquer ponto de seu trilho, permitindo ao condutor escolher livremente entre a visão padrão e o ângulo máximo vertical. É imporMotivos Para NÃO Comprar um Citroën C3
tante notar que o C3 é o único modelo em sua categoria a oferecer esse recurso.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Eficiência no Consumo

Quando equipado com uma transmissão manual de cinco marchas, o Citroën C3 recebe uma classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO. E em relação a todos os veículos abrangidos pelo programa do INMETRO, o C3 também é classificado como “B”, estando entre os mais econômicos em todo o mercado brasileiro, inclusive com o selo de eficiência Conpet.

Lançamento:  C3 Picasso - Preço, Fotos

Motivos Para NÃO Comprar um Citroën C3

Material Mais ou Menos

Ao conviver com o Citroën C3, torna-se evidente que se trata de um projeto de baixo custo. Mesmo com um preço quase idêntico ao de outros modelos, incluindo os da Stellantis, a impressão geral é que estamos lidando com um veículo concebido para ser econômico, embora não tenha sido projetado com esse intuito.

As portas são notavelmente leves, e o nível de acabamento deixa muito a desejar em comparação com o que é esperado em um carro dessa categoria. Se alguém fechar a porta com força de forma descuidada, por exemplo, parece que o carro poderia sofrer danos (embora seja importante ressaltar que isso não ocorrerá). A questão se resume à percepção, e nesse aspecto, o C3 parece ter retrocedido em relação à geração anterior.

Cadê o conta-giros?

Um dos critérios frequentemente utilizados por muitas pessoas ao trocar marchas em veículos com transmissão manual é o conta-giros. Além de auxiliar na percepção do funcionamento do motor, o uso adequado desse instrumento pode até mesmo resultar em economia de combustível. No caso do Citroën C3, quando se opta pelas versões com câmbio manual, a adaptação é possível e a experiência de condução torna-se agradável, mas a ausência do conta-giros é algo que nos deixa perplexos.

Como forma de compensação, a Citroën equipou o hatch com um marcador de marcha que indica o momento ideal para fazer a troca. Isso ajuda, sem dúvida. No entanto, a presença do conta-giros seria ainda mais vantajosa.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Porta-Malas de Super Compacto

O porta-malas do Citroën C3, conforme informado pela montadora, tem uma capacidade de 315 litros. A sensação é de que o formato do carro pode ter influenciado na percepção do espaço e na sua utilidade. Para uma família, essa capacidade pode não ser suficiente.

Lançamento:  Citroën Aircross com 7 Lugares: Preço, Fotos e Ficha Técnica

É importante ressaltar que as medições são realizadas de acordo com o padrão VDA. Portanto, a impressão de que o porta-malas é menor depende em grande parte do nosso uso e experiência com o veículo.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Acústica pouco Isolada

O motor instalado no Citroën C3 não é ruidoso e, considerando que se trata de um motor de três cilindros, funciona de forma relativamente suave. No entanto, o problema principal está no isolamento acústico deficiente do veículo, o que torna o interior da cabine bastante ruidoso. Isso não ocorre apenas devido ao barulho do motor, mas também devido ao som gerado pelos pneus em contato com a estrada.

Como mencionado anteriormente, o projeto do veículo parece ser bastante simples, embora eficaz. Para atenuar o problema do ruído, foi adicionada uma manta acústica no capô, que desempenha satisfatoriamente o seu papel.

Apenas o Indispensável na Segurança

É verdade que os controles de tração e estabilidade estão incluídos desde a versão de entrada, antecipando as normas obrigatórias que entrarão em vigor em 2024. No entanto, o Citroën C3 não vai muito além do que é exigido pela legislação atual.

Diferentemente de concorrentes como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, que oferecem seis airbags como equipamento padrão, o C3 disponibiliza apenas os airbags frontais obrigatórios. O mesmo ocorre com recursos como frenagem automática de emergência e alerta de colisão frontal, que não estão disponíveis no Citroën.

Fotos do Citroën C3

 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Interior do Citroën C3

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024   10 motivos para comprar (ou não comprar) um Citroën C3 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.