Fiat
Fiat Scudo: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
No Brasil, foram lançadas três versões do Fiat Scudo. A versão fechada é chamada Cargo, enquanto a versão envidraçada recebe o nome de Multi e possui um motor 1.5 turbodiesel. Por sua vez, o eScudo é um modelo elétrico. O furgão, que é montado no Uruguai, apresenta preços a partir de R$ 193.431.
É o mesmo veículo que a Citroën denomina Jumpy e a Peugeot chama de Expert. Os três modelos são construídos sobre a mesma base e possuem dimensões idênticas. Vale ressaltar que a altura de 1,94 metro é uma das principais vantagens deste utilitário, pois permite que ele entre em garagens de shoppings e ocupe vagas demarcadas para automóveis. Além disso, motoristas com CNH de categoria “B” podem conduzi-lo.
No aspecto visual, o Fiat Scudo apresenta diferenças em relação aos seus “primos” da Citroën e Peugeot nos detalhes. Isso pode ser observado no símbolo da marca italiana localizado na grade dianteira. Os faróis, equipados com lâmpadas halógenas, possuem ajuste elétrico do facho luminoso. Além disso, contam com luzes de posição para uso diurno. Na cabine, destaca-se a leitura fácil do painel de instrumentos. Diversos compartimentos permitem armazenar objetos de pequeno porte. Um desses compartimentos, localizado sob o banco dos passageiros, é ideal para guardar mochilas e itens de maior valor, por exemplo. De acordo com informações fornecidas pela Fiat, a capacidade total desses compartimentos é de 42 litros.
Fiat Scudo É Bom?
O foco do modelo está nas entregas de última milha, ou seja, no transporte de mercadorias do centro de distribuição para o cliente final. Um percurso de 100 km na cidade de São Paulo permitiu avaliar o desempenho do modelo em seu ambiente natural, transportando aproximadamente 900 kg. Além disso, foi percorrido um trecho rodoviário de quase 300 km com o furgão vazio. Em média, o consumo registrado pelo computador de bordo foi de 8,7 km/l de diesel.
Contribuindo para isso está o sistema start&stop, que realiza o desligamento e religamento automático do motor. Esse recurso entra em funcionamento em paradas, como aquelas nos semáforos, por exemplo. O dispositivo pode ser desativado, bastando pressionar um botão localizado na parte inferior do console, abaixo do controle do ar-condicionado. Além disso, o furgão conta com auxílio de saída em rampas, uma característica especialmente útil quando o veículo está carregado.
Fiat Scudo A valiação
No dia a dia, a dirigibilidade do Fiat Scudo se assemelha bastante à de carros de passeio. O câmbio apresenta uma boa escala e os engates são fáceis. As respostas são rápidas, principalmente devido às dimensões compactas e ao motor 1.5 turbodiesel. De acordo com informações fornecidas pela marca, a potência é de 120 cv às 3.750 rpm, e o torque máximo de 30,6 mkgf está disponível a partir das 1.750 rpm.
Fiat Scudo Consumo
O consumo é bastante eficiente em veículos projetados para o transporte de carga. O desempenho do motor merece destaque em nossa avaliação, pois demonstrou excelência mesmo quando o veículo estava carregado com 450 quilos. Durante uma avaliação, percorrendo 800 quilômetros com o furgão, sendo 80% em estradas e 20% na cidade, resultando em um consumo médio de 12,1 km/l. Mesmo em trechos de subida de serra, incluindo situações de tráfego lento, o Scudo demonstrou ter potência suficiente para realizar ultrapassagens rápidas e seguras sem apresentar dificuldades.
Fiat Scudo Problemas
Nesse quesito, em todos os casos, os clientes expressam insatisfação com a demora no atendimento, falta de peças de reposição e problemas recorrentes que impactam a utilização dos veículos. Além disso, eles demonstram preocupação com a falta de respostas claras e soluções efetivas por parte da Fiat.
Problemas com o banco do veículo: O banco inteiriço do Fiat Scudo não foi projetado pensando no conforto dos ajudantes, sendo adequado apenas para o motorista. Isso pode ser um inconveniente para operações que envolvam mais de uma pessoa.
- Problemas na entrega e manutenção do veículo: Foram relatados atrasos na entrega do veículo devido a uma falha na direção, que foi resolvida com a ajuda da fábrica. Posteriormente, o carro apresentou novamente problemas na direção, exigindo a troca da peça. A concessionária teve dificuldades em configurar a nova peça e o atendimento foi considerado demorado.
- Dificuldade em ativar o airbag duplo: O proprietário enfrentou dificuldades para obter informações sobre como ativar o airbag duplo do Fiat Scudo. Isso é considerado um problema, pois é um item de segurança essencial.
- Problemas com a injeção e o aditivo Arla 32: O veículo apresentou problemas relacionados à injeção e ao aditivo Arla 32, com indicações luminosas no painel. Após várias idas à concessionária, o problema não foi solucionado, causando prejuízos financeiros e operacionais para a empresa.
- Vazamento de combustível e falta de peças de reposição: O Fiat Scudo apresentou um vazamento de combustível e a concessionária informou que não tinha as peças necessárias para o conserto. Isso causou a paralisação do veículo e a terceirização das entregas, gerando prejuízos para a empresa.
- Falta de espelho retrovisor obrigatório: O veículo foi entregue sem o espelho retrovisor obrigatório, o que é considerado um problema de segurança. A resposta da empresa alegou que o modelo do veículo não exigia a presença desse item, o que gerou insatisfação por parte do cliente.
- Problemas com o cinto de segurança: O veículo apresentou um problema no dispositivo sonoro do cinto de segurança, que continuava a emitir um alarme mesmo sem passageiro. A concessionária informou que isso era uma característica normal dos carros da Fiat, o que gerou frustração por parte do proprietário.
Por fim, devemos pontuar que raramente clientes satisfeitos, que representam a maioria dos consumidores, irão dar suas opiniões em sites com fóruns como o Reclame Aqui. O padrão geral, é que as pessoas apenas exponham suas insatisfações. Ou seja, claro que essas reclamações devem ser levadas em conta na hora de adquirir o veículo, mas a decisão não pode ser baseada em opiniões unilaterais. Considere também a boa reputação do utilitário e assim decida se para você é bom!
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Fiat Scudo Fotos
Fiat Scudo Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria