Fiat
Fiat Fastback vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A Fiat decidiu dar uma reviravolta em sua estratégia ao lançar o Fastback, um carro mais caro em seu portfólio. Com essa iniciativa, a marca italiana busca explorar o segmento de SUVs, que é o que mais cresce no mercado automobilístico. No entanto, o Fastback não é apenas mais um SUV convencional. Sua proposta de design vai além, sugerindo requinte e esportividade, o que o torna único em seu segmento.
Mas será que esse SUV cupê vale a pena? Veja a seguir dados sobre sua manutenção e o que já podemos concluir da sua revenda!
O Fiat Fatback Vale a Pena?
A seguir, fizemos uma avalição detalhada para você decidir se vale a pena!
O Fiat Fatback exclusivamente utiliza os propulsores mais recentes provenientes da FCA – Fiat Chrysler Automóveis, atualmente denominado Grupo Stellantis. E sempre com turbocompressor. O SUV compacto construído com base no Cronos (estrutura MLA) é fabricado em Betim (MG) utilizando os propulsores da série GSE, compostos por três e quatro cilindros.
As variantes simples e intermediárias – denominadas T200 – variam de um motor 1.0 turbo de 12 válvulas (que fez sua estreia no Pulse), com uma potência de 130 cv utilizando etanol e 125 cv com gasolina, a 5.750 rpm. O torque máximo de 20,4 kgfm (independente do tipo de combustível) é alcançado a 1.750 rpm. A transmissão utilizada é a continuamente variável (CVT), que a marca começou a empregar no Pulse, na Strada e no Cronos.
A versão mais sofisticada, com a marca da Abarth, utiliza a designação T270 para abrigar o motor 1.3 16V presente em veículos como a caminhonete Toro, além dos modelos Jeep Renegade, Compass e Commander. Nesse caso, o motor funciona em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades fornecida pela Aisin. São disponibilizados 185 cv com o uso de álcool e 180 cv com gasolina a 5.750 rpm, enquanto o torque atinge 27,5 kgfm a 1.750 rotações.
Com os dois propulsores, o Fastback proporciona um desempenho adequado. Nos utilitários esportivos equipados com o motor 1.0, a velocidade de 0 a 100 km/h é alcançada em aproximadamente 9,4 segundos (com etanol) e 9,7 segundos (com gasolina), de acordo com informações fornecidas pela Fiat. Quanto à velocidade máxima prometida, ela é de, respectivamente, 193 km/h e 190 km/h.
Com o motor 1.3, o SUV-cupê se torna mais agressivo. Apesar de uma pequena demora na primeira resposta ao pressionar o pedal do acelerador, as arrancadas são bastante enérgicas, auxiliadas pela afinação precisa da transmissão de seis velocidades.
Assim, o Fastback requer aproximadamente 8,1 segundos para partir do repouso e atingir os 100 km/h com etanol, e cerca de 8,4 segundos com gasolina. A velocidade máxima é de 210 km/h, independentemente do tipo de combustível utilizado, conforme informações do fabricante italiano.
Por outro lado, esses motores turbo novos da Fiat (ou melhor, Stellantis) são potentes e contemporâneos, mas negligenciaram a questão do consumo. Os veículos estão distantes de obter uma classificação A de acordo com os critérios de consumo do Inmetro. Veja por si mesmo.
No trajeto urbano, o Fiat Fastback 1.0 alcança uma média de 8,9 km/l utilizando etanol e 11,9 km/l com gasolina. Já em percursos rodoviários, o consumo é de 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina.
Por outro lado, o Fiat Fastback 1.3, no trajeto urbano, a média de consumo é de 7,9 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina. Nas estradas, o consumo fica em torno de 9,7 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
É evidente que, embora os motores sejam valentes e modernos, como mencionado anteriormente, a questão do consumo não foi tão bem trabalhada.
Sem sombra de dúvidas, um dos pontos fortes do Fastback. Enquanto a concorrência costuma deixar a desejar nesse aspecto, o novo SUV-cupê disponibiliza 516 litros de espaço, praticamente equivalente ao compartimento de bagagem do Cronos. Além disso, a abertura ampla facilita o carregamento das malas. No entanto, a capacidade de carga é a mesma de um sedã: 400 kg.
Mas nem tudo são maravilhas do SUV-cupê musculoso. Descubra quais são os pontos que podem te fazer desistir do Fastback. Embora o porta-malas seja o destaque, o mesmo não pode ser dito em relação à cabine. É importante lembrar que você está dentro de um Cronos, com uma distância entre eixos de 2,53 metros, e todo aquele design traseiro só beneficia mesmo o espaço para bagagens. Na parte da frente, tanto o motorista quanto o passageiro têm as mesmas limitações de um sedã compacto da marca.
Os joelhos ainda se chocam com o espaçoso apoio central, mesmo que haja algum espaço extra para os ombros. No banco traseiro, a situação se agrava. A inclinação da terceira coluna atrapalha aqueles que têm uma altura superior a 1,75 m. Além disso, a saída de ar traseira está posicionada muito para trás. Isso, junto com o túnel de transmissão, praticamente impossibilita um adulto no assento central.
E ainda tem mais um aspecto a desejar no Fiat Fastback. A isolamento acústico da cabine deixa a desejar e é possível ouvir bastante os ruídos dos pneus e do vento, especialmente quando o SUV está em estrada. Os sons do motor e da suspensão também atrapalham qualquer conversa a bordo.
Quanto ao acabamento, não é exatamente ruim, mas espera-se um pouco mais de um veículo que custa a partir de R$ 130 mil. Para começar, o estilo dos revestimentos do painel e das portas remete diretamente ao Pulse, que é um modelo mais acessível.
É Bom de Revenda?
O Fiat Fastback ainda é muito recente para ter um veredito sobre sua revenda e a desvalorização. Como é um lançamento, a baixa quilometragem dos carros Fastback, colocados para revenda, faz com que seus preços e sua procura sejam tão altos quanto os de um zero quilometro.A procura geral pelo novo lançamento da Fiat tem sido incrivelmente alta e isso influencia diretamente a revenda. Desse modo conseguimos encontrar os seguintes padrões de preços em sites de revendas:
Dentre os anúncios encontrados, destacam-se opções como o Fiat Fastback Limited Abarth 22/23, com apenas 3 mil quilômetros rodados, sendo oferecido por R$ 149.990. Também encontramos o Fastback Impetus 2024, com 14.600 quilômetros, com um preço inicial de R$ 139.600, podendo chegar a R$ 129.000.
Outros anúncios mencionam o Fastback Impetus 200 Turbo, com 12.000 quilômetros rodados e preço de R$ 134.900. Há também a opção do Fiat Fastback Impetus T200 4P, com apenas 1.397 quilômetros, sendo oferecido por R$ 141.900.
Por fim, temos o Fiat Fastback Limited Ed. 1.3 270 T.Flex Aut., com 6.000 quilômetros rodados e preço de R$ 144.890.
Esses dados demonstram que o Fiat Fastback mantém um bom valor de revenda, com preços competitivos no mercado de seminovos. A alta procura pelo modelo contribui para a manutenção desses valores.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Manutenção
Em relação à manutenção, o Fastback adota o mesmo prazo de garantia de três anos, porém a montadora italiana destaca que o novo SUV da marca possui uma seleção de peças mais econômica em comparação com os concorrentes. De acordo com a fabricante, esse conjunto de peças (determinado pela Anfavea, a associação das montadoras) apresenta uma vantagem de até 47% nas versões T200 e até 38% nas versões T270.
O dilema está no fato de a marca não ter especificado quais componentes estão inclusos nessa seleção de peças e nem mesmo divulgado o seu valor. Além disso, também não foi esclarecido em relação a quais concorrentes exatamente essas porcentagens de custos mais baixos se aplicam.
- Na primeira revisão, realizada aos 10.000 km, o valor é de R$ 556,00. –
- A segunda revisão, agendada para os 20.000 km, tem um valor de R$ 568,00.
- Já na terceira revisão, aos 30.000 km, o preço estipulado é de R$ 656,00.
- Ao atingir os 40.000 km, chega a hora da quarta revisão, que tem um valor de R$ 736,00.
- Na quinta revisão, que ocorre aos 50.000 km, o custo é de R$ 584,00.
- Por fim, a sexta revisão, realizada aos 60.000 km, tem um valor de R$ 1.096,00.
De todo modo, o programa de manutenções pré-determinadas com preço estabelecido para o Fastback apresenta custos aceitáveis dentro da faixa de preço em que o veículo se enquadra. Veja os valores das seis primeiras manutenções agendadas, aplicáveis às variantes 1.0 e 1.3.
Fiat Fastback Fotos
–
Fiat Fastback Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria