Fiat
RAM Classic: É Boa? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Enorme, festiva e requintada como um veículo de luxo, a RAM Classic é uma opção para aqueles que estão cansados das picapes de tamanho médio. Chamada de RAM Classic, ela preenche o espaço ocupado pelos modelos mais sofisticados das duas principais picapes de tamanho médio disponíveis no mercado. Mas será realmente que é boa? Veja a seguir a avalição completa incluindo seu consumo e os problemas mais recorrentes!
A RAM Classic
Só tem uma forma de fazer uma picape de tamanho médio parecer pequena: passar uma semana com uma RAM. Enorme, requintada e repleta de adjetivos superlativos relacionados ao seu tamanho generoso, ela é uma opção concreta ao saturado mercado de picapes de tamanho médio.
A época em que uma picape de tamanho médio como Toyota Hilux, Volkswagen Amarok ou Ford Ranger ultrapassava os R$ 200 mil já se foi. A realidade é que suas versões mais sofisticadas agora convivem naturalmente na faixa dos R$ 300 mil, custando, respectivamente, R$ 352.290, R$ 335.500 e R$ 329.990.
Por esse motivo, tem sido observada uma migração de clientes para o segmento superior, atualmente apenas atendido pela RAM e sua linha de quatro picapes. No entanto, o grande atrativo da família está nas mãos da RAM Classic. Ela começa em R$ 349.990, ou seja, com um preço mais baixo do que a Hilux GR-S, e chega a R$ 359.990 na versão Night Edition testada aqui. Além disso, oferece mais em alguns aspectos.
Ela é grandona, imponente e possui um potente motor V8 debaixo do capô, o que faz os aficionados enlouquecerem com o som grave que sai do escapamento – especialmente em uma época em que só se fala em carros elétricos.
Versão mais antiga da 1500 Rebel, a Classic pode não ser tão atualizada quanto a “irmã”, mas compartilha a maioria de suas características e tem um preço R$ 100 mil mais baixo. No entanto, nem tudo é perfeito, pois ter uma picape desse tipo na garagem requer paciência, habilidades e calma para enfrentar os altos custos de combustível.
A RAM Classic É Boa? Avaliação
É bem incômodo o tamanho gigantesco dessa picape em áreas urbanas, onde é praticamente impossível encontrar um estacionamento que caiba nela, e é preciso sempre planejar a rota para saber se ela vai caber no local de estacionamento. Por isso, a RAM não está focada em cidades movimentadas como Campinas e São Paulo.
A marca deseja conquistar o público do campo, especialmente na região do centro-oeste, que possui avenidas largas e extensas rodovias. Nesse contexto, o tamanho imenso da RAM Classic nem é sentido, principalmente devido ao conforto que ela proporciona aos ocupantes. Na estrada, ela é uma verdadeira rainha.
A suspensão projetada visando o conforto faz com que a RAM Classic deslize suavemente na estrada, com pouca inclinação da carroceria e quase não sentindo os efeitos de correntes de ar causadas por caminhões. Afinal, em termos de tamanho, ela não está tão distante deles. Na cidade, a Classic pode pular um pouco, mas absorve os impactos com muito mais eficiência do que algumas picapes de tamanho médio.
Mesmo sendo grande, ela não é difícil de manobrar. A direção é suficientemente leve, com assistência elétrica, o que facilita bastante na hora de procurar uma vaga. O volante é amplo, mas combina bem com o comportamento da RAM. Vale mencionar que o sistema de direção surpreendentemente ágil para o tamanho do veículo.
Diferente de todas as picapes de tamanho médio disponíveis no Brasil, a RAM Classic utiliza gasolina como combustível. Isso se deve a uma exigência no Brasil de que os modelos com caçamba transportem, no mínimo, 1 tonelada de carga na parte traseira para que possam usar diesel. A picape grande carrega apenas 531 kg – menos do que uma Fiat Strada cabine dupla. Isso ocorre devido à preferência dos norte-americanos por rebocar objetos em vez de transportá-los na caçamba.
Por essa razão, foi escolhido o motor V8 HEMI 5.7, com 400 cv e 56,7 kgfm de torque. Ele é consideravelmente mais potente do que todos os modelos de tamanho médio e possui um torque maior. Mesmo pesando quase meia tonelada a mais do que as concorrentes menores, ela supera em desempenho.
O fato de a RAM Classic ter um preço similar às picapes de tamanho médio mais sofisticadas justifica plenamente a sua compra. Afinal, os amantes de picapes valorizam o tamanho e o conforto, características que ela oferece em abundância. Além disso, possui um desempenho que nenhuma concorrente do segmento inferior consegue igualar.
Ao optar por uma RAM Classic, abre-se mão da modernidade dos equipamentos de segurança e conveniência, bem como do baixo consumo de diesel, para ter um muscle-car com caçamba que possui um acabamento digno de uma marca de luxo. No entanto, antes de adquirir uma RAM Classic, é importante verificar o tamanho da sua garagem, pois nem todo lugar comporta esse veículo.
RAM Classic Consumo
O gasto de combustível não é nada bom. No mais recente levantamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a Classic ficou no topo da lista dos automóveis e veículos leves com o consumo mais alto do país.
Durante testes nas ruas, ela obteve uma média de consumo exata de 6 km/l. Esses números superam os de carros superesportivos como o Lamborghini Urus e Huracán. Já a marca, declara que a Classic faz 6,4 km/l na estrada e 5,2 km/l na cidade.
Levando em conta uma média de consumo de 5,8 km/l em trajeto variado, a distância que é possível percorrer com um tanque fica um pouco abaixo dos 570 km. Considerando o preço médio da gasolina no Brasil, que é de R$ 5,317 de acordo com a Ticket Log, o proprietário dessa picape vai gastar cerca de R$ 521 a cada vez que precisar encher o tanque. Em outras palavras, o custo é de aproximadamente R$ 0,91 para cada quilômetro rodado com a RAM.
RAM Classic Problemas
Os relatos dos proprietários da RAM Classic expõem alguns problemas enfrentados com o veículo e com o atendimento pós-venda da marca.
Em um dos casos, o proprietário constatou um vício oculto nas aletas do radiador logo após a entrega, e ao entrar em contato com a concessionária e a fábrica da RAM, não obteve uma solução satisfatória. A FCA Estelantis foi acusada de agir com total descaso com o cliente, priorizando apenas as vendas e não oferecendo um pós-venda adequado. Esse cliente comparou a experiência com a RAM ao pronto atendimento que recebeu da Ford em relação ao seu Mustang Mach 1, destacando a diferença no tratamento ao cliente, especialmente considerando a categoria premium do veículo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Em outro caso relatado, um proprietário adquiriu uma Ram 1500 Classic e, após apenas 17 dias de uso e 1000 km rodados, o veículo desligou inesperadamente e começou a emitir fumaça ao tentar ligá-lo novamente. Ao levar o veículo para a concessionária, o cliente enfrentou descaso por parte dos funcionários, falta de informações e demora na solução do problema. Mesmo após 60 dias, ainda não havia previsão de retorno do veículo. O cliente expressou sua insatisfação com a situação e afirmou não desejar mais manter nenhum veículo da marca RAM, exigindo o reembolso do valor pago.
Outro relato envolveu o pagamento realizado pelo cliente, que havia adquirido uma RAM Classic. Após efetuar o pagamento da nota fiscal, o cliente enfrentou dificuldades para obter informações sobre a entrega do veículo. A concessionária alegou falta de comunicação por parte da fábrica, e o atendimento no canal de suporte telefônico também não foi satisfatório, demorando muito para fornecer informações simples. O cliente julgou como falta de profissionalismo e enfatizou o transtorno causado, especialmente considerando que já havia vendido seu carro anterior e estava enfrentando custos extras com um veículo substituto.
Em geral, a RAM Classic é Boa, de qualidade satisfatória para a maioria dos proprietários. No entanto, é importante reconhecer que existem casos particulares em que os clientes enfrentaram problemas e tiveram uma experiência negativa. É lamentável que alguns proprietários tenham se deparado com questões como aletas do radiador amassadas e problemas mecânicos logo após a compra.
Nesses casos específicos, é compreensível que os clientes estejam insatisfeitos com o descaso no atendimento por parte da concessionária e da própria fabricante RAM. É importante ressaltar que essas experiências isoladas não representam a totalidade dos proprietários de RAM Classic.
RAM Classic Fotos
RAM Classic Interior
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Elétricos10 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran10 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria
-
Detran10 meses Atrás
Detran RO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria
-
Detran10 meses Atrás
Detran AC WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria
-
Detran9 meses Atrás
IPVA RO 2024 Valor Vai aumentar Como consultar
-
Detran9 meses Atrás
Leilão Detran PB 2024 Data, Local, Lotes
-
Chery10 meses Atrás
Novo CAOA Chery Arrizo 6 2024: O que mudou, novidades, versões e preços
-
Detran9 meses Atrás
Leilão DETRAN SP pela Internet Como participar
-
Toyota9 meses Atrás
Toyota SW4 PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Chevrolet10 meses Atrás
Chevrolet Spin PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços