Motos
Yamaha XJ6 Usada: Preço, Vale a Pena Comprar 2024
Em sua época ela fez muito sucesso, mas será que agora em 2024 ela vale a pena comprar? Verique a seguir e veja seu preço atualmente!
A Yamaha XJ6
A Yamaha XJ6 era uma moto sem carenagem com quatro cilindros comercializada no Brasil por um período de nove anos, sendo trocada pela MT-07.
A saga da Yamaha XJ6 inicia em 2009, porém muito antes disso, sua essência foi estabelecida pela antiga XJ600 de 1984, que foi trocada pela linha Diversão nos anos 90. É dessa sequência que vem o modelo comercializado aqui, sendo este da mais recente geração XJ da fabricante japonesa, a denominada XJ6 Diversão.
Ela surgiu no mercado global em três variações, que são XJ6 Diversão, XJ6 Diversão N e XJ6 Diversão F. A inicial possuía uma carenagem parcial, com painel e farol fixos, mas sem a proteção para o motor e a parte inferior da motocicleta. A XJ6 N era a descoberta (sem proteção) e a XJ6 F era a completamente carenada. Ambas chegaram ao Brasil, mas a F foi descontinuada precocemente.
É bom ressaltar que a XJ6 também contou com uma edição com potência restrita em alguns mercados, a fim de se ajustar à classificação de motos para pilotos jovens, resultando em apenas 34 cavalos. Por aqui, ela entrou em cena e saiu de cena com a mesma potência, sem nunca ter sido modernizada nem para rivalizar com a Honda CB 650 F.
Chegou no ano de 2010, e vale ressaltar a XJ6 F com aparência completamente preta, transmitindo muita atitude, uma vez que não apresentava decalques ornamentais ou desenhos radicais, apenas a inscrição XJ6F e Yamaha, esta última no defletor abaixo do motor.
Por sua vez, a XJ6N vinha em acabamento branco com detalhes em preto e uma faixa decorativa identificando o modelo, além do quadro na cor cáqui, assim como o bloco do motor.
Apesar de serem a mesma motocicleta, elas possuíam uma aparência visualmente diferente, sendo apenas a XJ6N que apresentava os escapes anodizados, enquanto ambas exibiam o escapamento único “lateral”, posicionado entre o motor e a roda traseira.
Isso proporcionava um aspecto mais simplificado, apesar de nem todos apreciarem a ausência de um escape com um silenciador grande ou curto, porém, visível à vista.
A moto esportiva da fabricante japonesa foi um dos modelos mais icônicos da sua época e uma das escolhas mais cobiçadas, mesmo estando em uma classe distinta da famosa Honda CB 600 Hornet.
Mais similar à categoria da BMW F 800 ou da Ducati Monster 796, a XJ6 era uma criação nacional e isso possibilitou que alcançasse um bom volume de vendas durante sua permanência no Brasil. Com seu motor de quatro cilindros potente e movido a quatro tempos, sua postura de pilotagem esportiva e aparência agressiva, a máquina da Yamaha fez sucesso por estas bandas.
Durante sua estadia no Brasil, foram comercializadas 21 mil unidades, porém ela continuou sendo fabricada por aqui mesmo após ter sido descontinuada na Europa.
Conforme a história revela, chegou também o dia final para a adorada moto sem carenagem da Honda.
Yamaha XJ6: Vale a pena Comprar?
Propulsor
Em um segmento bastante competitivo, a Yamaha XJ6 demonstrou seu potencial com um bom desempenho, deixando o mercado com a sua missão cumprida. Seu propulsor entregava 77,5 cavalos de potência e 6,08 kgfm de torque, o que era o suficiente para impulsioná-la de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 192 km/h.
Estilo
Mais um aspecto que conquistava na XJ6 era que seu design apresentava traços mais esportivos em comparação à Hornet, mesmo após as modificações. No entanto, a CB 650 F possuía uma estética superior e isso afetou a moto da Yamaha, além da concorrente chegar com uma potência extra de 10 cavalos.
Com o passar dos anos
Mesmo mantendo sua popularidade, nos quatro anos seguintes, a Yamaha testemunhou sua adorada moto sem carenagem envelhecer diante dos concorrentes, porém não encontrou uma solução viável. A resposta à Honda veio no mesmo ano em que a CB 650F chegou, com a audaciosa MT-07, porém esta pertence a uma categoria diferente, equipada com um motor de dois cilindros, mesmo com seus 74 cavalos de potência.
A fabricante trouxe uma pitada de emoção ao segmento das motos esportivas sem carenagem com a MT-07 ao mesmo tempo em que comercializava a XJ6N como uma opção acima, porém, em 2019, a pressão das vendas levou a moto, que desafiou a Hornet, a ser descontinuada. Restou apenas a MT-07 e, para aqueles que buscam mais potência, a MT-09. Esta sim, capaz de superar a Hornet com seus impressionantes 115 cavalos em um motor de três cilindros fora do normal.
Motorização descontinuada
Infelizmente, a Yamaha desistiu da categoria de 600/650 no Brasil e a XJ6 realmente encerrou um ciclo da empresa por estas bandas. No entanto, boatos indicam que a YZF R6 pode retornar com inspiração na MT-07. Se isso se concretizar, a CB 650F terá uma concorrente à altura.
Motor
A Yamaha XJ6 contava com um propulsor de quatro cilindros alinhados, com duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote de alumínio, equipado com quatro válvulas por cilindro ou 16V. Possuía injeção eletrônica e sistema de refrigeração líquida.
Com 599 cm³, o motor de quatro cilindros e ciclo de quatro tempos com relação de compressão de 12,2:1 apresenta uma potência satisfatória para seu propósito.
Originado do propulsor da Yamaha XJ6, foi derivado da FZ6 e da mais famosa Fazer 8 ou 800.
Com ajuste mais suave em comparação aos 106 cavalos a 12.000 rpm da FZ6, a motocicleta sem carenagem contava com 77,5 cavalos a 10.000 rpm e um torque de 6,08 kgfm a 8.500 rpm, equipada com uma transmissão de seis velocidades sincronizadas e uma embreagem multidisco imersa em óleo.
A XJ6 possui um sistema para prevenir o bloqueio da roda ao reduzir marchas, evitando assim a queda do piloto e do passageiro. A embreagem é ativada de forma mecânica, mas não havia controle de tração, modo esportivo ou qualquer recurso desse tipo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Yamaha XJ6 Melhorias
No ano de 2013, a Yamaha XJ6 N passou por atualizações estéticas que a deixaram com uma aparência semelhante à nova FZ6, incluindo a incorporação de aletas laterais maiores no tanque e uma carenagem do farol revisada. Além disso, os piscas foram substituídos por modelos transparentes e foram adicionadas duas alças de liga leve para o garupa, em vez de uma única peça como anteriormente.
O painel de instrumentos recebeu um mostrador digital em LED para melhorar a legibilidade, e o assento foi atualizado com um novo revestimento que oferece melhor aderência para o piloto e o passageiro.
Na parte mecânica, a Yamaha XJ6 recebeu um cabeçote retrabalhado, um virabrequim fortalecido e dutos de entrada de ar modificados, de forma que o propulsor funcione de maneira mais suave, reduzindo as emissões e aprimorando a eficiência de consumo.
Mais adiante, a Yamaha XJ6 apenas teve suas tonalidades e desenhos atualizados, mantendo a mesma configuração mecânica e a estrutura do chassi.
Sem grandes alterações ao longo de sua vida no mercado brasileiro, a motocicleta da fabricante japonesa deixou de ser produzida em 2019.
Yamaha XJ6 Preços
Os preços de uma Yamaha XJ6 usada, ainda que varie tem uma média de R$50.000 a versão 2019. Um valor um tanto alto ainda, uma vez que é uma moto que saiu de linha.
mas então, para você uma XJ6 Usada Vale a Pena? Deixe-nos a sua opinião e compartilhe com seus amigos!
Yamaha XJ6 Fotos
Yamaha XJ6 Fotos Detalhes
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria