Chevrolet
Chevrolet Montana vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A mais recente versão da Chevrolet Montana passou por significativas transformações em comparação com a sua geração anterior. O recém-lançado modelo apresenta uma série de características que têm o potencial de alçar a GM a um dos principais destaques em vendas no segmento de picapes no Brasil.
Vale a Pena Comprar a Chevrolet Montana?
NÃO Vale a Pena
Embora haja muitos motivos que podem levar um comprador a escolher uma das quatro opções da Nova Montana, ainda existem certos detalhes que precisam ser aprimorados. É por essa razão que apresentaremos a seguir se realmente compensa adquirir a Chevrolet Montana!
Um dos principais fatores que pode tornar a Nova Chevrolet Montana uma opção menos atrativa é a questão da visibilidade na parte traseira. A GM decidiu responder aos pedidos dos consumidores após conduzir um estudo de mercado e adicionou um ponto adicional de fixação na caçamba. Para isso, inseriu uma barra horizontal que se estende de um lado ao outro da caçamba. O desafio é que essa barra foi posicionada bem no centro do vidro traseiro e isso, em certas situações, pode criar um ponto cego inconveniente no espelho retrovisor.
Além disso, aqueles que estejam considerando adquirir o modelo Chevrolet Nova Montana podem se sentir desapontados ao descobrir que não é possível instalar um gancho de reboque neste veículo.
Outra questão a ser considerada é o espaço destinado aos passageiros que ocupam o banco traseiro. Se a intenção da GM é realmente posicionar essa picape como uma opção para toda a família, esse aspecto parece ter sido deixado de lado. O espaço para as pernas dos ocupantes na parte de trás é notavelmente limitado, o que é algo esperado em uma picape intermediária. No entanto, essa limitação poderia ter sido melhor trabalhada caso a ênfase do veículo tivesse sido ajustada para acomodar famílias inteiras.
Apesar desses pontos, existem aspectos significativos que contribuem para a fama da Montana.
Vale a Pena
Internamente, a nova Montana proporciona um espaço mais amplo para os ombros e a cabeça, se comparada ao Tracker, por exemplo. Além disso, a visibilidade também se destaca, graças ao para-brisa mais amplo e plano, além dos espelhos retrovisores externos mais generosos.
Devido à sua estamparia exclusiva, as guarnições das portas laterais foram redesenhadas e apresentam um design mais moderno em comparação com o SUV. Isso inclui uma inserção de toque suave e revestimento de couro sintético microperfurado nas portas dianteiras.
Na parte traseira, o espaço para as pernas é um pouco mais amplo do que o encontrado na Toro e Oroch, embora ainda seja limitado, como é comum em picapes monobloco. O encosto lombar está posicionado de forma ereta, seguindo outra característica típica desse segmento, mas ainda permite uma viagem relativamente confortável. Adicionalmente, há duas portas USB e uma tomada 12V convenientemente posicionadas na área traseira.
Assim como já acontece com o Tracker, o motor de três cilindros 1.2 turbo flex da família CSS Prime na nova Montana se mostra adequado para impulsioná-la, sem exceder essa necessidade. É perceptível que ela tem agilidade para acelerar e retomar velocidade dentro da cidade, em grande parte devido ao câmbio que possui relações mais curtas em comparação ao SUV. Isso é refletido no seu tempo oficial de 0 a 100 km/h, que é concluído em um pouco mais de 10 segundos.
Além disso, a Montana Premier exibe um peso um pouco acima de 1.300 kg. Isso a torna mais de 100 kg mais leve do que uma Oroch TCe e mais de 300 kg mais leve do que uma Toro Endurance. Por conseguinte, mesmo que sua potência e capacidade para velocidades constantes sejam um tanto limitadas, ela mantém um desempenho satisfatório de maneira geral, especialmente em ambientes urbanos.
Uma vantagem adicional da Chevrolet Montana 2024 sobre suas duas principais concorrentes é que, devido a essa configuração mecânica e à carroceria mais leve e aerodinâmica, ela consegue apresentar um consumo mais econômico. Isso se aplica inclusive quando comparada à veterana compacta Volkswagen Saveiro. Em termos de consumo, entre as picapes flexíveis, a da GM fica atrás apenas da Strada, segundo dados do Inmetro.
Por último, é interessante observar: o Chevrolet Onix recuperou o título de hatch compacto mais popular do país em janeiro deste ano, o Onix Plus lidera as vendas entre os sedãs e o Tracker encerrou o ano de 2023 como o SUV mais vendido. Diante desses sucessos, não é irracional esperar que a nova Chevrolet Montana também entre no cenário de destaque. A Fiat Toro, por sua vez, deve se preparar para uma concorrência acirrada.
A Chevrolet Montana é Boa de Revenda?
Com base nos modelos dos anos 2020, 2023 e 2023 de todas as concorrentes nesse segmento, os resultados indicam que a estratégia da General Motors foi muito eficaz. Entre todas as picapes, as duas que mais sentiram o impacto da introdução da nova Montana foram a Fiat Toro e a VW Saveiro.
Quando analisamos a desvalorização da Chevrolet Montana no período entre maio de 2023 e maio de 2024, os resultados são os seguintes: O modelo Chevrolet Montana 2020 apresentou uma taxa de desvalorização de 4,69%, ficando atrás da Strada (-1,32%) e da Toro (-4,57%). Por outro lado, o destaque vai para a Chevrolet Montana 2023, que conquistou o primeiro lugar na lista de menor desvalorização na revenda, com -9,25%. É importante destacar que, em geral, quanto mais recente o modelo, maior é a porcentagem de desvalorização na revenda, e essa tendência tende a se estabilizar ao longo dos anos.
Manutenção da Chevrolet Montana é cara?
Quanto à manutenção da Chevrolet Montana 2024, as informações sobre o plano de manutenção e revisão ainda não foram disponibilizadas pela marca. No entanto, é bastante provável que sigam o padrão usual da marca, com intervalos a cada 10.000 km.
Considerando que todas as variantes da picape compartilham o mesmo motor 1.2 turbo encontrado no Tracker, é possível utilizar os registros de revisão do SUV como ponto de partida para ter uma ideia inicial do que esperar em relação à novidade da Chevrolet.
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No momento atual, as revisões do utilitário totalizam um valor de R$ 4.324 até alcançar os 60.000 km, com uma média de custo de cerca de R$ 720 por cada visita à concessionária. A questão que surge é se essa perspectiva se mostra vantajosa quando comparada com os concorrentes da Montana 2024.
A principal concorrente, a Fiat Toro, disponibiliza versões tanto a flex quanto a diesel. Tomando como referência a primeira opção, as revisões acumulam um total de R$ 5.380 até alcançar a marca de 60 mil km. Destaca-se que a sexta parada é a mais dispendiosa, com um custo de R$ 1.476.
No que tange à Renault Oroch 1.3 Turbo, que é uma versão mais próxima do que é oferecido pelas suas concorrentes, não está atualmente listada no site da marca. Como alternativa, utilizamos os registros de revisão do Duster equipado com o mesmo motor. Nesse caso, o valor total das revisões chega a R$ 4.811,06, situando-se como um montante intermediário em relação às duas opções mencionadas previamente.
Fotos da Chevrolet Montana
Interior da Chevrolet Montana
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