Comparativos
BYD ou GWM Qual a melhor? 2024
Com o rápido crescimento das vendas de carros híbridos e elétricos da BYD e GWM, as montadoras estabelecidas estão começando a sentir a pressão da concorrência chinesa. Com isso nos adiantamos pra analisar qual é melhor. Por isso façam suas apostas e vamos juntos!
A invasão chinesa no mercado automobilístico brasileiro não é algo novo.
Em 2009, marcas como JAC, Chery, Lifan e Effa causaram um rebuliço na indústria, levando à criação de cotas de importação.
Agora, com BYD e GWM liderando uma segunda invasão chinesa, focada em veículos elétricos e híbridos, a indústria nacional está mais uma vez em movimento.
Como anda a Fama
Nos últimos tempos, observamos que modelos de ambas as marcas estão conquistando espaço em diversos segmentos.
O BYD Dolphin rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido no Brasil, enquanto o GWM Haval H6 lidera a categoria de SUVs híbridos.
Portanto, ambas as marcas chinesas, com seus modelos importados, estão superando as já estabelecidas no mercado.
BYD e GWM incomodam muita gente
Essa ascensão das marcas chinesas gerou uma certa inquietação em outras montadoras, que, em conjunto com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), silenciosamente declararam guerra à BYD e GWM.
No entanto, vale ressaltar que ambas as empresas já têm fábricas no Brasil, embora ainda não estejam em pleno funcionamento.
Além disso, ambas planejam produzir carros híbridos e elétricos localmente. A GWM está considerando a produção do Ora 03, enquanto a BYD já confirmou a fabricação local do Dolphin e do Song Plus.
Oswaldo Ramos, CEO da GWM no Brasil, demonstrou uma postura firme em relação aos ataques das montadoras estabelecidas durante uma live.
Ele ressaltou que chorar junto ao governo ou recorrer a diversas estratégias paralelas não surtirá efeito.
A decisão final sobre o que comprar caberá ao mercado consumidor, e, até o momento, a importação se mostra uma alternativa mais econômica do que a fabricação local.
Diante dessas gigantes que estão conquistando cada vez mais espaço no Brasil, a pergunta que surge é: qual delas é a melhor opção? Vamos analisar alguns aspectos importantes para chegar a uma conclusão.
Como andam as Vendas?
No Brasil
Olhando para os números de vendas internas no primeiro semestre, considerando todas as montadoras que atuam no Brasil, podemos ver que a BYD lidera, com 1.248.160 veículos vendidos, enquanto a GWM registra 519.015 unidades vendidas.
Quando comparamos a produção, a BYD também está à frente, com 1.272.980 veículos produzidos, em contraste com os 531.144 da GWM.
No entanto, vale mencionar que a GWM tem uma presença mais forte no mercado internacional, com exportações em crescimento, embora em volumes menores do que a BYD.
Na China
A China exportou 2,14 milhões de veículos no primeiro semestre, dos quais 534 mil eram veículos eletrificados.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
É nesse cenário que a GWM está buscando espaço, especialmente com os modelos da ORA (elétricos) e da Haval (híbridos).
No primeiro semestre, a GWM exportou 124 mil veículos, enquanto a BYD exportou 81 mil.
No ano passado, a GWM exportou 173 mil, e a previsão para este ano é de 260 mil.
Segundo dados de vendas da China Association of Automobile Manufacturers (CAAM), a GWM perdeu volume nos últimos anos, já que demorou a investir nos carros elétricos, um segmento que agora domina amplamente o mercado chinês.
marca ORA, única da GWM que vende carros elétricos puros, registrou apenas 47.298 unidades no primeiro semestre, uma queda de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Enquanto isso, a BYD vendeu impressionantes 607.512 carros (+78%) no segmento de sedãs/hatches, onde a ORA atua.
A BYD Lidera
Em termos de marcas individuais, a BYD se tornou a número 1 na China, com mais de 1 milhão de vendas, enquanto a Changan ocupa o 5º lugar, com quase 470 mil unidades vendidas.
No segmento de carros elétricos 100%, a BYD vendeu 524 mil veículos, representando uma significativa participação de mercado de 25%.
Em relação aos modelos mais populares no mercado chinês, os três primeiros veículos foram o Tesla Model Y, com 203.932 unidades vendidas, o BYD Qin Plus, com 200.274 unidades vendidas, e o BYD Song Plus, com 176.526 veículos vendidos.
O Haval H6 da GWM liderou o ranking em 2016, mas atualmente não está entre os dez mais vendidos.
Uma Oportunidade à vista?
No contexto brasileiro, o mercado de carros elétricos ainda é pequeno.
Portanto, a GWM Brasil está focando seus esforços na importação do SUV Haval para liderar o segmento híbrido, que está em crescimento.
Além disso, a empresa planeja a produção local de um SUV 4×4 e de uma picape com carroceria sobre chassi, segmentos onde a GWM tem experiência sólida na China.
À medida que o mercado brasileiro se desenvolve, a GWM está se posicionando estrategicamente para o futuro, quando os carros elétricos ganharão mais espaço.
Lançamentos
Nos próximos dias, a GWM promete aquecer ainda mais a competição no mercado de veículos elétricos com o lançamento do GWM Ora 03, um compacto elétrico que terá um preço na faixa de R$ 150.000 para competir diretamente com o BYD Dolphin.
A JAC Motors também entrará no jogo com o Yiwei 3 EV, um modelo totalmente novo com uma plataforma elétrica dedicada e porte similar aos modelos da GWM e BYD.
Em 2024, a BYD dará um passo significativo com a chegada do BYD Seagull, um carro elétrico mais acessível que promete tornar os veículos elétricos mais acessíveis no Brasil, com preços na faixa dos R$ 100 mil.
Esses lançamentos representam apenas o começo de uma transformação profunda no mercado automobilístico brasileiro, especialmente no segmento de veículos eletrificados, influenciado pelas montadoras chinesas que começarão a produção local a partir do próximo ano.
BYD ou GWM Qual a Melhor?
A decisão entre BYD e GWM depende de diversos fatores, incluindo suas preferências pessoais, necessidades de uso e orçamento. Ambas as marcas têm muito a oferecer em termos de veículos elétricos e híbridos, e é emocionante ver o mercado brasileiro se expandir com opções mais ecológicas e avançadas.
Portanto, antes de tomar sua decisão, avalie cuidadosamente o que é mais importante para você em um carro e como ele se encaixa em seu estilo de vida.
Gostou deste artigo?
Compartilhe e fique por dentro de todas as novidades do mundo automobilístico no Site CarrosLancamentos.com.br.
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria