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Audi A4: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
O Audi A4 é conhecido por sua sofisticação e desempenho ao longo das gerações, mantendo um design atemporal. Com tecnologia avançada, acabamento moderno e desempenho cativante, o A4 agora também é acessível para mais pessoas. No entanto, será que ele realmente é um carro bom? Neste texto, vamos analisar a avaliação do Audi A4 e os principais problemas relacionados a este modelo.
OAudi A4
O Audi A4 chegou ao Brasil na década de 90 e continua sendo uma presença constante até hoje, geralmente disponível nas opções Sedan e Wagon. Ao longo de sua história, apresentou uma variedade de motores, incluindo os V6 2.4 de 30 válvulas, com 170 cv e 23 kgfm de torque, os 1.8T 20v com 163 cv, e os modernos 1.8 e 2.0 TFSI.
O motor 2.0 TFSI do Audi A4 produz 180 cv e 32 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos e uma velocidade máxima de 226 km/h quando combinado com a transmissão CVT. Existem também versões com desempenho ainda mais impressionante.
Os carros alemães são reconhecidos, e por vezes criticados, por seu design sóbrio, e o Audi A4 é um exemplo desse estilo duradouro. No entanto, mesmo com sua estética mais conservadora, o visual do A4 pode eventualmente parecer datado à medida que a concorrência se renova. Esta geração do A4 está presente no mercado brasileiro há seis anos e, em 2024, passará por uma mudança de nome como parte de uma estratégia para organizar os modelos elétricos e de combustão interna. Assim, o novo A5 combinará a combustão interna com o motor elétrico, seguindo a nova nomenclatura da marca, que reserva números ímpares para essa configuração. Essa transição sugere que, possivelmente em 2025, todos os modelos se tornarão veículos elétricos puros.
Versões e Motorização
As três versões disponíveis (Prestige, Prestige Plus e Performance Black) vêm equipadas com o motor 2.0 turbo e transmissão automatizada de dupla embreagem S Tronic de sete marchas. No entanto, nas versões de entrada, o motor produz 190 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, enquanto na versão topo de linha, oferece 249 cv e 37,7 kgfm de torque graças à assistência de um motor elétrico auxiliar, caracterizando um sistema híbrido leve.
Essa tecnologia ajuda a aliviar a carga do motor a combustão, substituindo o alternador por um motor elétrico mais robusto, embora incapaz de impulsionar as rodas como em um híbrido completo.
É Bom?
A atualização trouxe melhorias, mas o Audi A4 ainda precisa progredir em alguns aspectos para competir com seus rivais. Escolher uma unidade bem conservada pode trazer emoção, desempenho e status, mas uma opção descuidada pode resultar em gastos excessivos de dinheiro e tempo, especialmente ao tentar resolver problemas fora da concessionária, que costuma cobrar preços elevados por horas de serviço.
É aconselhável procurar por um veículo com interior íntegro e sem modificações significativas, como suspensão muito rebaixada ou alterações no interior. A manutenção pode ser dispendiosa, o consumo de combustível elevado e o seguro caro.
No entanto, o Audi A4 pode ser uma boa escolha para quem pode arcar com os custos, desde que as peças sejam de qualidade e o serviço seja realizado em locais respeitados.
Consumo do Audi A4
O objetivo do sistema híbrido leve não é necessariamente melhorar o desempenho, mas sim auxiliar na redução do consumo e das emissões, principalmente. Embora isso não tenha sido evidente durante os testes em pista, ao compararmos o modelo atual com o anterior, que contava com um motor 2.0 de 252 cv e 37,7 kgfm, observamos que os números de aceleração foram praticamente os mesmos, com um tempo de 6,1 segundos para atingir 0 a 100 km/h.
Quanto ao consumo, houve uma leve deterioração, passando de 11 km/l para 10 km/l na cidade e de 14,9 km/l para 13,4 km/l na estrada.
Problemas do Audi A4
O Audi A4 enfrenta uma série de problemas conhecidos que os proprietários e compradores devem considerar. Aqui estão algumas questões recorrentes:
- Consumo Excessivo de Óleo no Motor TFSI:
- As unidades produzidas entre 2009 e 2013 são frequentemente relatadas com alto consumo de óleo, chegando a mais de um litro entre as trocas de óleo. Causas podem variar, desde problemas na membrana da tampa de óleo até nos retentores das válvulas.
- Queima das Bobinas nos Motores TFSI:
- As bobinas queimam comumente nos motores TFSI, com cada uma custando mais de R$ 1.000,00 na concessionária.
- Acabamento Interno Frágil e Difícil de Encontrar:
- Unidades até 2008 podem apresentar peças plásticas quebradiças no painel, forração e apoio de braço, sendo difícil encontrar peças novas e caras em desmanches.
- Barulhos Internos:
- Tanto nas versões mais antigas quanto nas mais novas, há relatos de ruídos de peças plásticas soltas ao dirigir em estradas esburacadas.
- Mecânica Complexa:
- Desde os motores 1.8 20v até os modernos TSI, os motores Audi tendem a ser mais complexos e exigem manutenção meticulosa, incluindo atenção para vazamentos de óleo, carbonização das sedes das válvulas e problemas na bomba d’água.
- Custos de Manutenção Elevados:
- As peças relacionadas à injeção direta, bobinas, módulos e turbina podem ser extremamente caras, elevando os custos de manutenção, especialmente para as versões V6 e TFSI.
- Problemas na Homocinética:
- Unidades da primeira geração podem apresentar problemas na homocinética, caracterizados por estalos metálicos ao dirigir com o carro esterçado.
- Unidades Sem Teto Solar:
- Carros sem teto solar podem ser mais difíceis de vender e tendem a ter um preço de mercado mais baixo.
- Câmbios Automáticos:
- As unidades mais antigas com câmbio automático podem exigir manutenção considerável após mais de 20 anos de uso, enquanto embreagens de unidades modernas com câmbio S-Tronic podem desgastar-se, resultando em custos de reparo significativos.
É fundamental estar atento a esses problemas ao considerar a compra de um Audi A4 usado.
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Por Fim…
Ao considerar a compra de um Audi A4, é essencial estar ciente dos desafios e problemas que podem surgir, especialmente em unidades usadas. Avalie cuidadosamente todas as informações apresentadas e certifique-se de tomar uma decisão informada. Se este artigo foi útil para você, não hesite em compartilhá-lo com outros entusiastas de carros. Para mais conteúdo sobre automóveis e atualizações sobre o mundo automotivo, acompanhe todas as novidades do Site MOTOS.net.br. Não deixe de curtir as fotos a seguir e ficar por dentro de tudo o que há de mais interessante no universo dos carros.
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