Volkswagen
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Nivus 2024
Desde que foi lançado, o Nivus tem sido muito popular no Brasil. Seu visual inovador, bastante diferente dos modelos anteriores da marca, tem sido um dos principais motivos desse sucesso.
No entanto, é importante considerar que o SUV da Volkswagen também apresenta alguns aspectos negativos. Será que esses pontos podem influenciar sua decisão de compra? Vamos analisar mais de perto.
Motivos Para Comprar um Volkswagen Nivus
Design Atraente
O design do Nivus é um de seus principais atrativos. Desde seu lançamento, o visual traseiro estilo cupê conquistou muitos admiradores. Desenvolvido pelo designer brasileiro José Carlos Pavone, o Nivus se destaca entre seus concorrentes, como o Nissan Kicks, Jeep Renegade, Honda HR-V, Fiat Pulse, Fiat Fastback e Renault Duster. A Volkswagen tem planos para continuar inovando nesse cupê crossover, e mesmo após três anos e meio, suas linhas continuam modernas, sem parecerem datadas. Qualquer atualização visual em 2025 será sutil, mantendo a essência do modelo, incluindo possivelmente uma grade com filete iluminado e lanternas traseiras integradas.
Porta-Malas Espaçoso
O Nivus oferece um amplo espaço no porta-malas, com capacidade para até 415 litros, o que é surpreendente para um carro desse porte. Esse volume generoso, obtido devido ao balanço traseiro bem projetado, torna-o um dos maiores do segmento. O porta-malas é totalmente revestido e possui iluminação interna, características que agregam valor ao veículo. No entanto, um pequeno degrau entre o piso do bagageiro e o final da tampa pode dificultar a retirada de objetos mais pesados, sendo esse um ponto a se considerar.
Desempenho
O Nivus Highline impressiona os aficionados por velocidade, atingindo uma marca notável de 189km/h, com um torque máximo de 20,4kgfm. Quanto ao consumo, ele se destaca pela economia, alcançando 10km/l na cidade e 13km/l na estrada. Por sua vez, o Comfortline, com uma velocidade máxima de 185km/h e um torque similar ao Highline, não fica atrás em desempenho geral.
O motor consagrado 200 TSI, um 1.0 três-cilindros turbo flex, capaz de gerar até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, permanece inalterado no VW Nivus, uma excelente notícia para os entusiastas. Sua harmonia com o câmbio AQ200, automático de seis marchas da Aisin, é notavelmente mais equilibrada do que a mesma configuração recalibrada no Polo.
Embora ainda haja pequenas hesitações nas reduções das marchas mais baixas, estas são muito mais sutis. Com trocas ágeis e precisas, o Nivus se apresenta como um SUV cupê ágil em acelerações e retomadas, além de demonstrar boa elasticidade em vias rodoviárias. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Segurança
O Nivus foi pioneiro entre os veículos VW fabricados nacionalmente a oferecer itens de segurança ativa, como ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e frenagem autônoma de emergência. Estes recursos permanecem presentes e foram até mesmo aprimorados, embora tenham gerado alguns problemas mencionados posteriormente.
Dirigibilidade
Graças à plataforma MQB A0, o Nivus oferece uma dirigibilidade admirável para um SUV. Com carroceria rígida, direção elétrica responsiva e pedais de acelerador e freio bem calibrados, o Nivus proporciona uma experiência de condução envolvente. Embora a suspensão possa filtrar melhor vibrações e ruídos em vias mais irregulares, o comportamento do veículo é equilibrado, com inclinação lateral ou longitudinal controlada, e uma sensação de estabilidade mesmo em velocidades mais altas.
Motivos Para NÃO Comprar um Volkswagen Nivus
Poucas Opções de Versões
Quando chegou ao mercado brasileiro em junho de 2020, o Nivus surpreendeu ao oferecer apenas duas versões: Comfortline e Highline. Isso foi diferente do que outros modelos da Volkswagen e do segmento costumavam fazer. A ideia era manter uma distância clara do Polo e do T-Cross, limitando a oferta de versões mais acessíveis. No entanto, com a evolução do mercado, ter apenas duas opções pode ter prejudicado as vendas do Nivus. Para resolver essa questão, a Volkswagen poderia considerar trazer para o Brasil o Nivus 170 TSI, que já está disponível na Argentina. Isso ampliaria as opções para os consumidores, oferecendo até mesmo uma versão manual, o que dobraria o número de escolhas.
Acabamento Simplório
Desde o seu lançamento, o Nivus recebeu críticas pelo acabamento interno, especialmente considerando seu preço. O excesso de plástico rígido, presente no painel e nas portas, não condiz com o valor cobrado pelo veículo. Embora em 2024 tenha havido uma melhoria no acabamento do modelo Highline, com a adição de um acabamento em imitação de couro, ainda há muito a ser feito nesse aspecto. O uso extensivo de plástico pode causar ruídos com o tempo, e pequenos ajustes podem não ser suficientes para eliminar essa questão.
Espaço Interno Limitado
Apesar de ser classificado como um SUV, o Nivus apresenta um espaço interno limitado, especialmente no banco traseiro. Mesmo com um entre-eixos de 2,56 metros, a capacidade de acomodação para adultos no banco traseiro é restrita. A configuração estilo cupê da carroceria pode comprometer o espaço para a cabeça, e acomodar três adultos no banco traseiro é desafiador. Lateralmente, os passageiros podem se sentir apertados, e o túnel central elevado pode ser desconfortável para o passageiro do meio.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Ausência de Equipamentos
Embora o Nivus ofereça um conjunto de equipamentos considerável, alguns itens encontrados em concorrentes diretos poderiam ser adicionados para melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, a inclusão do sistema de som premium da Beats, presente em outros modelos da marca, e a melhoria na central multimídia VW Play, com a inclusão de GPS embarcado e conexão 4G nativa, poderiam elevar o padrão de equipamentos oferecidos pelo Nivus.
Preço Elevado
Além de contar com poucas opções de versões, o Nivus também possui um preço inicial bastante alto. Isso pode ser visto como um obstáculo para muitos consumidores, especialmente quando comparado com outros modelos semelhantes no mercado. O preço inicial do Nivus Comfortline, por exemplo, está significativamente acima de concorrentes como o Fastback. Essa discrepância de preço pode afastar potenciais compradores em busca de um SUV com melhor custo-benefício.
Volkswagen Nivus Fotos
Volkswagen Nivus Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria