Audi
Audi A3 Sedan vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A Audi tem modelos como o A3, disponíveis no Brasil como A3 Sportback e A3 Sedan. Eles foram atualizados recentemente, estreando com a versão Performance Black. Logo em seguida, a marca apresentou o modelo S Line Limited. Mesmo com tudo isso, será que vale a pena? Vamos ver se o A3 Sedan é bom de revenda e se sua manutenção é cara?
O A3 Sedan
Interior
O interior mostra as mudanças com mais destaque. O novo painel segue o estilo dos modelos mais recentes da Audi, incluindo botões para controlar os faróis (os de led matriciais são opcionais, por R$ 8.500), um quadro de instrumentos digital com novos gráficos (semelhante ao dos modelos RS) e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque e comandos rápidos (também táteis) dispostos em um círculo no console: basta deslizar o dedo nas bordas para ajustar o volume do som, por exemplo. À frente da central, há um espaço para carregamento sem fio de smartphones e portas USB do tipo C.
Conforto
Quanto ao conforto, no banco traseiro, não foram feitas mudanças notáveis. O espaço permanece o mesmo e o túnel central ainda é alto e desconfortável. No entanto, há saída de ar e duas tomadas USB-C. Optando pelo pacote interno S Line (por R$ 5.500), o ambiente ganha um toque semelhante ao do S3, com bancos esportivos, revestimento de couro nas portas e volante em couro perfurado, além de pedaleiras de alumínio.
Motorização
Na parte da motorização, o novo A3 Sedan vem equipado com um motor 2.0, uma escolha que está chamando a atenção dos compradores devido ao preço. Enquanto o motor 1.4 TFSI de 150 cv não é mais flex e agora possui um câmbio automático de oito marchas em vez das seis anteriores, o motor 2.0 TFSI, que antes entregava 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, foi substituído pelo mesmo propulsor usado no A4, com 190 cv e 32,6 kgfm de torque. Este motor segue o ciclo B, uma variante do ciclo Miller, com tempos de compressão menores e tempos de expansão maiores. Para compensar, a taxa de compressão foi aumentada de 9,6:1 para 11,7:1. Embora seja uma abordagem oposta à dos motores turbo Otto, isso é necessário para compensar a redução de potência e torque e melhorar o consumo. O câmbio S Tronic de dupla embreagem agora possui sete marchas, visando a mesma eficiência. Assim como no Golf, a alavanca seletora foi substituída por um pequeno joystick no console.
Desempenho e Consumo
Quanto ao desempenho e consumo, as mudanças técnicas refletiram diretamente em nossos testes. Na aceleração, o carro levou 7,4 segundos para atingir 100 km/h, um aumento de 0,6 segundos em relação à versão anterior de 220 cv. No entanto, houve uma melhoria significativa no consumo: uma média urbana de 11,1 km/l e impressionantes 16,1 km/l na estrada. Esses números superam os do modelo anterior, que registrava médias de 10,5 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.
Quem estava familiarizado com o A3 2.0 anterior notará facilmente que o som do escape (que mal é perceptível na traseira) não é mais tão grave, e o sedã não queima pneus com a mesma facilidade durante as arrancadas. Essas mudanças coincidiram com uma atualização visual mais inspirada, que inclui grandes entradas de ar na dianteira, faróis e lanternas mais elaborados e para-choques mais encorpados.
Preço
Quanto ao preço, a linha Audi começa com o A3, disponível aqui nas versões A3 Sportback e A3 Sedan.
Há cinco anos, a entrada para o mercado de carros de luxo era mais acessível. Era possível adquirir um A3 Sedan básico por um preço quase equivalente ao de um Honda Civic ou Toyota Corolla completamente equipados. No entanto, essa realidade ficou no passado, assim como a produção nacional dos veículos da Audi.
A nova geração do Audi A3 chega ao Brasil agora importada da Alemanha, retomando o padrão de 2006, quando a fabricante optou por encerrar a produção nacional do A3 pela primeira vez.
O modelo continua oferecido tanto na versão hatch quanto na sedã, com preços idênticos que variam de acordo com o motor: R$ 249.990 para as versões equipadas com o motor 1.4 TFSI e R$ 284.990 para aquelas com o motor 2.0 TFSI. Esses valores se situam na mesma faixa de preço dos modelos BMW Série 2 Gran Coupé (R$ 284.950) e Mercedes-Benz A200 Sedan (R$ 288.990). No caso do hatch, o único concorrente direto é o BMW 118i Sport GP, que custa R$ 272.950.
Vale a pena?
Vale a pena considerar o A3 Sedan porque ele mantém sua beleza, prazer ao dirigir, economia de combustível e alta tecnologia embarcada. Mesmo com os avanços técnicos na plataforma, na eletrônica e nos opcionais que podem elevar o preço para até R$ 326.000, o Audi A3 perdeu grande parte dos recursos avançados de segurança que anteriormente oferecia, mesmo que como opcionais, quando era fabricado no Brasil. O A3 Sedan agora prioriza eficiência em detrimento do desempenho e se contenta em oferecer apenas o básico para um carro tão sofisticado.
Audi A3 Manutenção é cara?
A manutenção do Audi A3 é mais cara? As revisões têm sempre dois valores, não havendo distinção entre as carrocerias. Além disso, os valores abaixo são para o modelo 1.4 Flex, que já não é mais comercializado em nosso mercado.
Para o modelo 1.4 TFSI, as despesas começam em R$ 1.820,57 aos 10.000 km e atingem R$ 1.988,25 aos 20.000 km. Já o modelo 1.4 Flex, que não está mais disponível no mercado, tinha custos semelhantes, iniciando em R$ 1.955,24 aos 10.000 km e alcançando R$ 2.250,60 aos 20.000 km. Por fim, o motor 2.0 TFSI requer um investimento um pouco maior, com as revisões custando R$ 2.088,44 aos 10.000 km e R$ 2.256,12 aos 20.000 km. Ao somar todos os custos, o valor total das revisões fica em torno de R$ 9.438,21 para o 1.4 TFSI, R$ 10.366,92 para o 1.4 Flex e R$ 10.777,56 para o 2.0 TFSI.
Revenda do A3 Sedan
O Audi A3 sedan, na hora da revenda se sai melhor que seu irmão 1 numero acima, o A4 sedan. A desvalorização do maior, após 1 ano, é cotada em -14%. Já o querido Audi A3 com -11,13% de desvalorização ficou em segundo lugar no prêmio melhor revenda de 2023, na categoria sedã premium. Isso não quer dizer que o A4 é pouquissimo desvalorizado e super bom de revenda, afinal, o 11 não está tão longe assim do 14.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Comparando com o primeiro lugar, que foi o BMW Série 4 que tem uma desvalorização anual de 4,84%, podemos ver que nosso A3 não se sai tão bem assim.
A3 Sedan Fotos
A3 Sedan Detalhes
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria