Chevrolet
Chevrolet Cruze Sport6: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Você sabia que o Chevrolet Cruze Sport6 RS é o único hatch médio de marca generalista disponível no mercado brasileiro? Surpreendentemente, seu preço é comparável ao de um SUV compacto. Esse modelo desafia a tendência atual de preferência por SUVs, destacando-se como uma opção convincente para os consumidores que buscam versatilidade e desempenho. Ainda tem dúvidas sobre suas capacidades? Vamos juntos ver a avaliação deste carro que saiu de linha, mas não do coração dos brasileiros!
Enquanto os SUVs conquistam popularidade no Brasil, os sedãs e hatches médios enfrentam uma queda nas vendas, tornando-se cada vez mais raros. Em junho do ano passado, a Chevrolet anunciou o encerramento da produção da linha Cruze em sua fábrica em Santa Fé, Argentina, direcionando seus esforços para a fabricação do Tracker. Como resultado, o sedã Cruze está sendo descontinuado. Essa decisão segue a tendência global, já que o modelo foi descontinuado nos Estados Unidos, México e China, permanecendo em produção apenas na unidade argentina desde 2019. Com a ausência de outro modelo médio, a capacidade produtiva da fábrica agora será totalmente voltada para o SUV Tracker.
Mas isso não nos impede de analisar esse carro uma vez que nas revendedoras ele ainda brilha, sem contar o mercado dos semi-novos. Com isso, vamos para avaliação de hatch médio que ainda possui seu fã clube firme e forte!
Avaliação do Chevrolet Cruze Sport6
Pouco antes de partir o Cruze Sport6 ainda ganhou novo grafismo e mudanças na estética.
O Chevrolet Cruze continua firme, mas sua idade começa a se evidenciar, mantendo suas características conhecidas, porém pouco alteradas. Um dos desafios que surgem com o passar do tempo são os aspectos estéticos, pois o design atrativo tende a perder seu apelo conforme as tendências mudam. Portanto, as mudanças no Cruze são principalmente visuais.
Observa-se que os compradores que buscam algo mais arrojado geralmente optam pelo Cruze Sport6. Reconhecendo isso, a Chevrolet decidiu injetar mais ousadia no modelo compacto. Uma das maiores mudanças ocorre no posicionamento estratégico: devido às vendas residuais dos modelos de entrada, a marca encontrou uma justificativa para simplificar a linha de produção na Argentina.
Assim, o Sport6 RS se destaca como a única versão disponível, absorvendo todos os recursos que antes eram exclusivos da linha Premier.
Desempenho
O Chevrolet Cruze Sport6 RS direciona seu foco para seu principal público-alvo: jovens adultos que apreciam um desempenho esportivo em um carro compacto. Mantendo sua reputação, esta versão esportiva apresenta novidades nos emblemas da Chevrolet e nos detalhes escurecidos dos faróis, teto, aerofólio e acabamento interno.
A diferença entre o Cruze Sport6 RS e o Cruze Midnight reside principalmente nos equipamentos de série herdados da versão Premier, juntamente com o uso da cor vermelha em costuras, emblemas e carroceria, além das opções tradicionais de cores.
Inserido na ampla linha RS da Chevrolet, o Cruze se destaca ao lado de modelos tão diversos como o Onix nacional e o grande SUV Traverse, dos Estados Unidos. No entanto, mesmo com a reputação da marca, no Brasil, a estratégia de atrair atenção com aparências parece estar perdendo eficácia.
Apesar de suas linhas atraentes, o apelo do passado está desaparecendo, e a ausência de uma assinatura visual marcante e minimalista (como a da nova Blazer americana, por exemplo) não é compensada pelos emblemas e detalhes na carroceria.
Desafios
Pequenos detalhes que poderiam passar despercebidos agora incomodam os que buscam um carro estiloso, como a antena um pouco grande e os faróis de neblina com lâmpadas redondas, que contrastam com as barras de LED do Onix RS. No entanto, o verdadeiro destaque do Cruze não está visível aos olhos, mas sim perceptível ao dirigir.
A combinação dinâmica com o motor 1.4 turbo oferece uma experiência de condução digna de um tratamento VIP. A precisão da dirigibilidade é notável, graças à comunicação eficaz entre o volante e as rodas, e a resposta neutra da carroceria nas curvas.
A direção elétrica foi aprimorada para uma sensação mais precisa, e a suspensão recalibrada, com amortecedores traseiros mais firmes, proporciona maior rigidez sem comprometer o conforto.
O motor 1.4 turbo, capaz de produzir até 153 cv e 24,5 kgfm de torque (disponíveis desde 1.500 rpm), oferece um desempenho excepcional. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 segundos, com retomadas impressionantes (3,8 s de 40 a 80 km/h, 4,6 s de 60 a 100 km/h e 5,5 s de 80 a 120 km/h), superando os números do finado e aclamado VW Golf 1.4 TSI.
Na estrada, uma leve pressão extra no acelerador é o suficiente para ver o velocímetro subir com agilidade e realizar ultrapassagens sem grandes dificuldades. No entanto, o câmbio automático de seis marchas não é dos mais ágeis nas trocas.
Detalhes na Cabine
Dentro da cabine, a única diferença perceptível da versão padrão do Cruze são os tapetes bordados, soleiras com o logotipo RS e costuras vermelhas. No mais, o hatch médio lançado em 2016 transmite uma sensação de modernidade, equipado com Apple CarPlay e Android Auto (com conexão via cabo), internet Wi-Fi e serviço de concierge On Star.
Quanto à segurança, embora falte o sistema de frenagem automática de emergência, o modelo oferece seis airbags e monitoramento da pressão dos pneus.
Consumo: Um Aspecto a Considerar
No que diz respeito ao consumo, o Cruze Sport6 RS impõe uma leve penalidade, registrando uma média de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol.
Problemas do Chevrolet Cruze
Start&Stop não desliga
O sistema de desligamento automático do motor tem sido um ponto de frustração para alguns proprietários, que reclamam que o dispositivo desliga o motor em momentos indesejados, causando incômodo no dia a dia. Alguns desenvolveram truques para contornar o problema, como colocar o câmbio em modo manual ou redirecionar a ventilação para o para-brisa.
Acabamento
Os proprietários têm apontado diversos problemas relacionados ao acabamento do veículo, incluindo diferenças de tonalidade entre para-choques e carroceria, qualidade insatisfatória dos tapetes e revestimentos, e problemas com o apoio de braço e o painel, que podem gerar ruídos.
Multimídia MyLink
Alguns proprietários têm enfrentado travamentos e problemas com o navegador GPS integrado ao sistema MyLink.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Suspensão e direção
Há relatos de problemas com a suspensão dianteira, incluindo barulhos e batidas, assim como reclamações sobre o defletor de ar sob o para-choque dianteiro. Além disso, problemas na caixa de direção foram reportados por alguns proprietários.
Motor e consumo
Irregularidades no funcionamento do motor e consumo excessivo de combustível foram apontados como preocupações recorrentes. Alguns proprietários também mencionaram a necessidade de substituição de bicos injetores durante a garantia.
Freios e ar-condicionado
Barulhos nos freios e problemas de refrigeração no ar-condicionado foram relatados por alguns proprietários.
Além desses problemas específicos, os proprietários também reclamaram da falta de certos recursos, como repetidores de direção nos espelhos e saídas de ar no banco traseiro, embora o estilo e desempenho do veículo tenham sido elogiados.
Chevrolet Cruze Sport6 Fotos
Chevrolet Cruze Sport6 Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria