BMW
BMW iX vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
O SUV BMW iX traz uma abordagem futurista dentro da renomada marca alemã. Chegando ao mercado brasileiro em 2022, destaca-se por sua estrutura de fibra de carbono, sistema de grade regenerativa, detalhes em cristal no interior e um design que continua a chamar a atenção nas ruas. Além disso, o iX é o pioneiro em uma linha de oito veículos totalmente elétricos lançados pela marca até o último ano, abrangendo modelos como Série 5, Série 7, X1 e Mini Cooper.
Ao oferecer as variantes xDrive40 e XDrive50, o SUV alemão desperta o interesse do público. Mas a pergunta que fica é: será que o BMW iX realmente vale a pena? É bom de revenda? E qual é o custo de sua manutenção? Vamos analisar esses aspectos para entender melhor o seu posicionamento no mercado automotivo.
O BMW iX
O BMW iX, disponível nas versões XDrive40 e XDrive50, apresenta um sistema de dois motores, um em cada eixo, proporcionando tração integral. A versão de entrada oferece uma potência máxima de 326 cavalos, com um torque de 64,3 kgfm, enquanto o modelo topo de gama impressiona com 523 cavalos e 78 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h para preservar a vida útil da bateria, garantindo um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.
Autonomia Avançada
O BMW iX destaca-se pela sua impressionante autonomia. De acordo com a marca, a variante XDrive40 pode percorrer até 425 quilômetros, enquanto a XDrive50 alcança até 630 quilômetros com uma única carga. Essa performance é viabilizada pelas baterias de 76,6 kWh e 111,5 kWh, respectivamente, ambas estrategicamente posicionadas no assoalho do veículo.
Uma característica notável é que a bateria do SUV utiliza 30% menos cobalto em comparação com as baterias convencionais. Composta por 10 módulos de 18 células cada (11 na XDrive50), sua capacidade é equivalente a quase 10 mil baterias de iPhone.
A BMW oferece aos clientes dois tipos de carregadores rápidos: um Wall Box com capacidade de até 22 kWh e um carregador portátil flexível (Fast Charger) de até 11 kWh. Os executivos da empresa estimam um tempo máximo de carga de 7 horas e 15 minutos para o XDrive40 e 10 horas e 45 minutos para o XDrive50.
Uma inovação importante relacionada ao carregamento, especialmente relevante no contexto brasileiro, é o aplicativo My BMW App. Este aplicativo permite aos usuários visualizar em tempo real a localização e disponibilidade de carregadores instalados, oferecendo maior conveniência e praticidade durante viagens e deslocamentos.
O Avanço em Design e Tecnologia
O BMW iX é um SUV com um comprimento de 4.953 mm, apresentando um visual inspirado em carros conceito. Sua essência elétrica é evidente, embora compartilhe muitos elementos da plataforma CLAR, como a suspensão derivada do X5, porém com a exclusividade de partes em fibra de carbono na estrutura – uma característica ausente até mesmo no novo i7.
O design do iX não passa despercebido nas ruas. A frente é marcada por faróis finos e uma grade “regenerativa”, onde a parte inferior abre conforme necessário para resfriar as baterias e os motores elétricos. As laterais apresentam portas em composto plástico, ocultando as maçanetas, enquanto a tampa traseira abriga lanternas finas em LEDs.
Dentro do veículo, o acabamento inclui botões em cristal, detalhes em alumínio e tecido de alta qualidade. Mesmo sendo um carro com valor aproximado de R$ 700 mil, o iX oferece um acabamento condizente com esse patamar, além de uma ampla gama de tecnologias. As duas telas integradas, estreadas no iX e agora presentes em toda a linha da BMW, controlam diversos sistemas, como o seletor de modos de condução e o sistema de som da Harman Kardon. Destaca-se também o amplo espaço interno, com um piso plano nas duas fileiras, proporcionando muito conforto, e um porta-malas de 500 litros com abertura elétrica.
Motorização e Eficiência Energética
O BMW iX xDrive50 apresenta dois motores elétricos, com 258 cv e 37,2 kgfm de torque na dianteira e 313 cv e 40,8 kgfm de torque na traseira, resultando em uma potência total de 523 cv e 78 kgfm de torque. Enquanto isso, o iX xDrive40 é mais moderado, oferecendo 258 cv e 29,6 kgfm de torque na dianteira, e 272 cv e 34,7 kgfm de torque na traseira, totalizando 326 cv e 64,2 kgfm de torque. Esses números são notáveis mesmo para a versão “de entrada”.
A alimentação também difere entre os modelos, com o iX xDrive50 utilizando baterias de 111,5 kWh (105,3 kWh úteis), enquanto o xDrive40 possui um conjunto de 76,6 kWh (71 kWh úteis), ambos instalados no assoalho do veículo. Em termos de capacidade de carga, o xDrive40 varia de 7,4 kW a 11 kW em AC e 150 kW em DC, enquanto o xDrive50 atinge até 190 kW em DC.
No teste de autonomia, o iX xDrive40 registrou uma média de 4,8 km/kWh na estrada, semelhante ao desempenho do xDrive50. No entanto, devido à bateria menor, sua autonomia é de 368 km, em contraste com os 505 km da versão mais cara. Considerando esses aspectos, a diferença de R$ 190 mil entre os modelos pode ser justificada pela autonomia e potência adicionais.
Apesar de ser considerada a versão “de entrada”, o iX xDrive40 mantém um bom conjunto de equipamentos, incluindo um bodykit mais discreto em comparação com o xDrive50. As rodas de 21″ complementam bem seu design. Tecnicamente, o xDrive40 apresenta suspensão tradicional, sem a opção adaptativa a ar, e não possui o eixo traseiro direcional do xDrive50. No entanto, ele oferece uma ótima qualidade de condução, equilibrando conforto e estabilidade, destacando-se principalmente pelas diferenças no pacote de motores e baterias.
Vale a Pena Investir no BMW iX?
Sim, definitivamente. Com o BMW iX xDrive40, você terá acesso ao melhor que um veículo elétrico diferenciado pode oferecer. Com boa potência, autonomia satisfatória, um design futurista, tecnologias avançadas como assistentes de condução completos e um teto solar panorâmico, além de um acabamento de alto nível que se destaca entre os concorrentes.
Ao optar pelo xDrive40 em vez do xDrive50, você pode economizar o suficiente para adquirir um hatch elétrico adicional, como o GWM Ora 03 ou o BYD Dolphin, e ainda ter uma reserva financeira. De toda forma, o iX xDrive40 é um SUV elétrico competente mesmo na sua versão de entrada, não deixando a desejar em comparação com modelos mais caros na prática. Além disso, em breve será lançado o iX xDrive M60, ampliando ainda mais as opções dentro da linha iX.
Revenda do BMW iX
O BMW iX, assim como qualquer carro da marca é extremamente valorizado e com isso a revenda difícilmente irá perder valor. É possível encontrar um iX usado de 1 ano de idade, com o mesmo valor sugerido atual, isso devido à variação da tabela Fipe, dependendo da oferta e procura.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
BMW iX Manutenção
A manutenção de um BMW iX pode ser considerada cara, seguindo a velha máxima de que nada é mais caro que uma BMW barata. No entanto, isso não significa que o carro seja de baixa qualidade; pelo contrário, é um veículo excelente quando bem cuidado e quando se tem recursos para cobrir os custos eventuais de manutenção.
Um aspecto a considerar é o desgaste acentuado das pastilhas de freio, especialmente as traseiras que tendem a ser mais macias. Esse desgaste pode surpreender durante a manutenção preventiva.
Devido à marca BMW, é comum que os problemas mecânicos e as peças originais tenham preços elevados. Alguns mecânicos podem até recusar-se a trabalhar no veículo, enquanto outros, embora cobrem mais caro, realizam um trabalho de qualidade superior. Portanto, é importante estar preparado para os custos associados à manutenção de um BMW iX.
O BMW X1 2024 é oferecido no mercado brasileiro com uma garantia padrão de 2 anos, o que difere das práticas mais comuns entre os carros populares. No entanto, os clientes têm a opção de estender essa garantia por mais 24 meses, incluindo uma ampla cobertura e assistência 24 horas para situações imprevistas. Além disso, a BMW oferece o serviço BMW Service Inclusive, um pacote de revisões com desconto que pode durar até 6 anos ou 120.000 km.
É importante notar que a BMW não divulga os preços específicos de cada revisão do SUV em seu site, ao contrário de muitas outras marcas. Isso pode exigir que os clientes entrem em contato diretamente com a concessionária para obter informações detalhadas sobre os custos de manutenção.
BMW iX Fotos
BMW iX Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria