Nissan
Nissan Frontier usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
A Nissan Frontier é uma picape média da marca japonesa. Ela enfrenta concorrentes fortes como a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger no Brasil. Esta picape vem com ótimos equipamentos e é conhecida pela sua confiabilidade mecânica, algo comum nos carros da Nissan. Mas será que há desvantagens? Vamos analisar as vantagens e desvantagens para decidir se vale a pena investir nesse modelo usado em 2024.
A Nissan Frontier Vale a Pena?
O mercado das picapes médias está aquecido, com opções para todos os gostos e bolsos. A Nissan Frontier se destaca como uma veterana, oferecendo uma das melhores relações custo-benefício do mercado.
Vantagens
A Nissan Frontier recebeu um facelift em 2023, chegando em um momento oportuno. Isso ficou evidente com o aumento nas vendas, registrando sua melhor performance comercial desde o lançamento da geração atual.
Veterana de Guerra
A Nissan Frontier é fabricada no Brasil desde 2002 e recebeu sua segunda geração na linha de 2007, vinda da Espanha em uma série limitada de 200 unidades chamada Limited Edition. Essa versão contava com 174 cavalos de potência e um pacote completo de itens de série. A partir do modelo 2008, passou a ser importada da Tailândia na versão SEL.
Frontier 2008
No versão de 2008, tanto a Limited Edition quanto a SEL vinham completas, com tração 4×4 de acionamento elétrico e diferencial autoblocante, ABS com EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, bancos de couro, ar condicionado automático de duas zonas e câmbio automático de cinco marchas. Mesmo sendo um modelo mais antigo, essas versões são recomendadas para quem busca uma Nissan Frontier bem equipada por um preço acessível.
Frontier 2009
Na linha de 2009, a produção nacional da Nissan Frontier trouxe três versões. A versão XE contava apenas com direção hidráulica, travas e espelhos elétricos. Essa versão era mais vendida para frotistas, por isso itens como ABS, airbags dianteiros, ar-condicionado e vidros elétricos eram opcionais.
A versão SE da Nissan Frontier 2009 incluía os opcionais mencionados anteriormente, como som, alarme, grade e para-choque traseiro cromados. O motor era o mesmo: um 2.5 turbodiesel de 144 cavalos de potência com câmbio manual de seis marchas, sendo a tração 4×4 opcional.
A versão LE, com seu antigo fôlego das importadas, oferecia 172 cavalos de potência, incorporando o sistema 4×4 e detalhes cromados até nos espelhos. Entre os opcionais estavam bancos de couro, faróis de xenônio, disqueteira de seis discos e câmbio automático de cinco marchas.
Frontier 2013
Na linha de 2013, as versões XE 4×2 e SE 4×2 da Nissan Frontier tiveram seus motores ajustados para 163 cavalos de potência, atendendo às normas de emissões. Já a versão top LE e qualquer modelo 4×4 receberam um motor mais potente, com 190 cavalos de potência. Além disso, a versão XE passou a contar com airbags frontais e ABS como itens de série nesse ano.
Frontier 2014
Em 2014, a linha da Nissan Frontier passou por uma redefinição nas versões: S (básica), SV e SL (topo de linha). A versão SL ganhou equipamentos exclusivos, incluindo ar-condicionado digital, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, além de um limitador de velocidade.
Conforto
A Nissan sempre se destacou pelo acabamento de qualidade em seus veículos, e isso é evidente na Frontier. Além de robusta e potente, ela também é econômica no consumo. O que também chama atenção é a dirigibilidade suave e estável, além do estilo único. Mesmo em estradas irregulares, a Frontier mantém o conforto e o silêncio, proporcionando uma experiência agradável ao dirigir.
Desvantagens
Uma das principais reclamações dos proprietários é sobre o acabamento rústico e a falta de equipamentos de série na Nissan Frontier usada. Além disso, o alto custo de manutenção também é uma preocupação, especialmente devido aos preços elevados das peças originais nas concessionárias autorizadas.
É importante verificar se a Frontier possui os dois protetores, que nem sempre são de série. O primeiro é o protetor do cárter: caso não esteja presente, é importante verificar se não há danos na parte inferior do motor, especialmente nas versões 4×4. Em seguida, é necessário checar o protetor da caçamba: um protetor novo pode estar escondendo danos como amassados e riscos na pintura, o que pode levar à corrosão.
Cruzetas
As cruzetas presentes no eixo cardã podem sofrer desgaste prematuro devido a trancos na transmissão. Especial atenção deve ser dada às versões 4×4, que possuem cardã tanto na frente quanto atrás.
Turbo
Nos motores com 190 cavalos de potência, é importante estar atento à falta de potência e à luz de avaria acesa no painel, pois isso pode indicar um problema no sensor de temperatura do turbocompressor. Esse erro pode fazer com que o módulo entre em modo de segurança. Este assunto foi abordado em um Autodefesa em setembro de 2014. Recomenda-se exigir a troca do sensor em garantia, pois seu valor na concessionária pode chegar a R$ 1.400.
Câmbio automático
Verifique se a alavanca seletora do câmbio desliza suavemente e se não há trancos ou retenções de marchas durante a condução. Em alguns casos, pode ser necessário reprogramar o software na concessionária para garantir o funcionamento correto do câmbio automático.
Freios
Devido ao peso e velocidade da Frontier, os freios são exigidos intensamente, especialmente em modelos com câmbio automático. É recomendável investir em uma revisão completa do sistema, incluindo troca de fluido, discos e pastilhas, o que pode custar cerca de R$ 1.500.
Recall da Nissan Frontier
Um recall foi realizado para 35.280 unidades da Nissan Frontier, envolvendo a troca da junta da coluna de direção e a inspeção do torque aplicado nos parafusos da trava do capô. Este recall abrange os números de chassi de 94DVCUD409J057792 a 94DVCGD40AJ448724. É importante verificar se o veículo em questão está dentro dos números de chassi afetados e agendar a correção na concessionária autorizada.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Vale a Pena?
A Nissan Frontier tem conquistado gradualmente um lugar de destaque entre as picapes médias, e isso não é por acaso. Ela oferece um dos consumos mais baixos do segmento, preços competitivos de manutenção e uma eficiência mecânica destacada.
Embora não seja líder em conectividade, algo cada vez mais importante para os consumidores, a introdução de um robusto pacote de assistentes de condução na picape certamente melhorará sua competitividade no mercado. Portanto, considerando seus pontos fortes e o potencial de melhorias, a Nissan Frontier usada pode ser uma escolha que vale a pena ser considerada.
Nissan Frontier Fotos
Nissan Frontier Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria