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Como fazer a calibragem de pneu de carro blindado 2024

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Ao adaptar um veículo para blindagem, todas as mudanças feitas no projeto original devem ser consideradas, impactando diretamente os pneus. Por isso, é essencial compreender como realizar a calibragem dos pneus de um carro blindado de maneira adequada. Vamos juntos entender Como fazer a calibragem de pneu de carro blindado!

Como fazer a calibragem de pneu de carro blindado 2024

Crescimento do Mercado de Blindagem Automotiva

O setor de blindagem de veículos tem apresentado um crescimento significativo em comparação com anos anteriores. Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), é prevista uma alta de 20% até o final do ano.

Quando se aborda a relação entre pneus e blindagem automotiva, é comum pensar que os pneus representam um ponto de vulnerabilidade na segurança do veículo. Muitas vezes, surgem questionamentos sobre o desgaste acelerado dos pneus em veículos blindados. Muitos usuários reclamam que os pneus alcançam o fim de sua vida útil prematuramente.

Preparação Antes da Calibragem

Antes de iniciar o processo de calibragem, é crucial considerar que os veículos tornam-se mais pesados após a instalação das placas de proteção balística. Isso significa que a calibragem do carro blindado deve levar em conta esse peso adicional, o que afeta diretamente a trepidação do veículo e a aderência dos pneus no asfalto.

Não existe uma tabela padronizada a ser seguida, uma vez que cada automóvel terá um peso específico devido ao tipo de proteção recebida, a espessura e os materiais das placas, o tipo de trajeto, os pneus utilizados, entre outros fatores.

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Apesar disso, é essencial destacar que a atenção a esse aspecto traz diversos benefícios, os quais discutiremos no próximo tópico. Acompanhe-nos para saber mais.

Impacto do Peso Adicional nos Pneus

É um fato que os veículos mais pesados exigem mais dos seus pneus. É necessária uma maior aderência para acelerar, frear e manter a trajetória em curvas, o que inevitavelmente aumenta o desgaste e o aquecimento dos pneus. A pergunta natural que surge é: qual é a magnitude desse esforço adicional?

Como fazer a calibragem de pneu de carro blindado 2024

Impacto nos Pneus de Carros Blindados

Vamos considerar um veículo com 1.500 kg viajando a 110 km/h. Se ele frear bruscamente até parar completamente, os pneus dianteiros podem suportar aproximadamente 613 kgf cada. Em uma situação similar, porém com 300 kg adicionais de blindagem, cada um dos pneus dianteiros suportaria 735 kgf, representando um aumento de 20% na força aplicada. É importante ressaltar que estamos apenas discutindo a situação de frenagem. Quanto mais pesado o veículo, maior será a força aplicada aos pneus durante os impactos.

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Ajuste da Pressão dos Pneus para Carros Blindados

De acordo com a teoria, a pressão dos pneus deve ser aumentada em 0.1 bar a cada 20 kg de carga adicionada. Considerando que a blindagem altera a distribuição de peso entre os eixos do veículo e que os pneus originais são mantidos, é estimado que seja necessário aumentar a pressão dos pneus traseiros em, pelo menos, 0.5 PSI a cada 100 kg de blindagem adicionada. No entanto, é importante avaliar também o aumento de pressão necessário para adaptar o comportamento dinâmico do veículo, o que provavelmente exigiria um aumento adicional na pressão dos pneus dianteiros.

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Escolha da Solução para Pneus de Carros Blindados

Após essa análise, o usuário precisa cuidadosamente considerar a solução a ser aplicada aos pneus contra perfurações. A opção mais indicada para os veículos blindados são os pneus runflat, que possuem insertos de borracha rígida em seus flancos. Isso permite que esses pneus continuem rodando mesmo com pressão relativa igual a zero. Um exemplo são os pneus SSR (Self-Supporting Runflat) da Continental, que não comprometem o balanceamento nem a montagem e podem ser usados em rodas convencionais, sem necessidade de adaptação.


Necessidade de Alteração na Pressão dos
Pneus

Há uma teoria que sugere aumentar a pressão do pneu em 0.1 bar a cada 20 kg de carga adicional. Considerando que a blindagem modifica a distribuição de peso entre os eixos do veículo e que os pneus originais são mantidos, é estimado que devemos aumentar a pressão dos pneus traseiros em, pelo menos, 0.5 PSI (ou 1 PSI) a cada 100 kg de blindagem adicionada. No entanto, é importante também considerar o aumento de pressão necessário para adaptar o comportamento dinâmico do veículo, o que provavelmente exigiria um aumento adicional na pressão dos pneus dianteiros.

Como fazer a calibragem de pneu de carro blindado 2024

Como Calibrar

A calibragem utilizada deve ser a pressão máxima recomendada pelo fabricante para ser usada em condição de carga total.

Importância da Calibragem de Pneus

Na calibragem de um pneu, é crucial aumentar a pressão de acordo com o peso presente no veículo. Por essa razão, é importante calibrá-los antes de viajar, levando em consideração o peso estimado das pessoas e das bagagens que estarão no veículo. No entanto, para um carro blindado, a solução não é tão simples como simplesmente aumentar a pressão dos pneus até atingir o peso adicionado pela blindagem.

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Dinâmica do Veículo e Impacto nos Pneus

É essencial compreender que um veículo é dinâmico, ou seja, está sujeito a interferências conforme seu funcionamento e situações comuns na estrada, como uma frenagem. Por exemplo, em uma situação de frenagem em que um veículo de 1.500 kg viaja a 110 km/h e para completamente, isso resultará em uma força de 613 kgf sobre os pneus dianteiros. Em uma situação idêntica, porém com um veículo adicional de 300 kg de blindagem, a força exercida sobre esses pneus seria de 735 kgf.

Apenas a calibragem não seria suficiente para atender à demanda de resistência necessária nos pneus de carros blindados. É necessário uma borracha mais rígida; caso contrário, além de comprometer o desempenho do veículo, os pneus poderiam estourar com facilidade.

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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