Acesse Nossas Redes Sociais

Ford

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Atualizado

em

A chegada da Ford Maverick ao Brasil marca a entrada da marca no segmento de picapes de forma mais acessível. Inicialmente lançada na versão FX4 com motor 2.0 turbo, a linha foi recentemente expandida com a introdução da variante híbrida. O que chama a atenção é que ambas as versões são oferecidas pelo mesmo preço base. Isso evidencia que a escolha entre os modelos dependerá do perfil e das necessidades individuais do cliente. Surge a pergunta: será que investir na Ford Maverick vale a pena?

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Ford Maverick vale a Pena?

Desenvolvida para ser a opção mais acessível da Ford nos EUA, a Maverick surge como substituta do EcoSport, inspirada na Fiat Toro. No entanto, ao contrário da abordagem prioritária da marca italiana no Brasil, a Maverick concentra-se nos Estados Unidos.

A Ford Maverick apresenta-se em duas versões: FX4 e Hybrid. Ambas compartilham o mesmo preço e equipamentos, divergindo apenas em detalhes de design, peso e, é claro, powertrain. Essa última diferença torna-se o fator decisivo para quem busca fazer a escolha entre as opções disponíveis. A pergunta que fica é: A Ford Maverick é uma escolha que realmente vale a pena?

Motorização FX4 e Hybrid

Na versão FX4 da Ford Maverick, o coração do veículo é o motor 2.0 turbo Ecoboost, o mesmo utilizado nas versões de elite do Ford Fusion. Este propulsor entrega uma potência de 253cv e um torque de 38,7 kgf/m, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, um desempenho comparável a carros como o BMW Série 3.

Já na surpreendente Ford Maverick Hybrid, mesmo com uma potência inferior à versão FX4, a experiência de aceleração é notável. Equipada com um motor 2.5 aspirado a gasolina, gerando 165cv, aliado a um motor elétrico de 128cv, o torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada, não somada, é de 194cv. O câmbio, importante destacar, é um CVT especial para motores híbridos.

Lançamento:  Nova Ford Maverick fica mais cara em 2024: Veja novos preços

O funcionamento do sistema híbrido é similar aos modelos da Toyota, onde o motor elétrico atua em momentos específicos, como arrancadas e velocidades de cruzeiro. Contudo, quando a potência total do veículo é necessária, ambos os motores desempenham bem, proporcionando uma experiência excepcional tanto na estrada quanto na cidade.

O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h no modelo Hybrid é de 8,7 segundos, mais do que suficiente para uma arrancada divertida. Na estrada, o motor responde rapidamente, contando com o suporte do propulsor elétrico para retomadas seguras. A Ford Maverick Hybrid oferece uma dinâmica que se destaca tanto em estradas quanto no ambiente urbano.

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Condução: Ponto Forte da Ford Maverick

O destaque aqui reside no desempenho e, principalmente, na dirigibilidade, resultado de uma plataforma projetada com cuidado para a picape e escolhas que a distinguem de outras caminhonetes, como a opção pela tração integral e um ligeiro decréscimo no vão-livre do solo. Na prática, é um veículo que encara curvas com a agilidade de um sedã, acelera como um carro premium e ainda oferece um amplo compartimento de carga.

A dirigibilidade do Maverick Hybrid se aproxima da FX4, com a diferença sendo mais perceptível devido à suspensão traseira com eixo de torção (enquanto a FX4 utiliza uma multilink independente), em vez da calibração da direção, torção e suspensão dianteira.

Além disso, a capacidade off-road é um trunfo, graças à tração nas quatro rodas já mencionada. Destaca-se também o seletor de terrenos, que pode ser um aliado valioso em trilhas específicas. O cliente da Ford Maverick FX4, sem dúvida, valoriza o desempenho, o estilo e as capacidades fora de estrada do veículo.

Consumo e Equipamentos

Um dos maiores trunfos da Maverick Hybrid é, sem dúvida, sua eficiência no consumo. Em testes realizados, alcançou impressionantes 18,5 km/l na estrada e 19,5 km/l na cidade. Mesmo após experimentos que incluíram o modo esportivo e trechos off-road, a média combinada se manteve em 14 km/l. Em contraste, a versão FX4 registrou 6,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Lançamento:  Nova Ecosport – É boa? Defeitos, Problemas, Revisão

Quanto aos equipamentos, ambas as versões compartilham recursos de tecnologia e conforto, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Encontramos o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, mas itens triviais como sensores de estacionamento e retrovisor interno eletrocrômico não são inclusos como padrão.

Itens cruciais para essa faixa de preço, como piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego (especialmente importante devido aos pontos cegos gerados pelo retrovisor com zoom), assim como o básico sensor de ré, estão ausentes.

A tentativa de compensação ocorre com recursos como frenagem autônoma de emergência, tração 4×4 eletronicamente controlada com modos de condução, farol alto automático, seis airbags, farol com acendimento automático e controle automático de descida. Contudo, considerando o preço elevado, acima de R$ 240 mil, a ausência de itens de condução semiautônoma, presentes no Bronco Sport, pode ser considerada uma lacuna significativa.

Vale a Pena?

A Ford Maverick supera a Fiat Toro em qualidade, mas apresenta um preço consideravelmente mais elevado do que seria razoável, além de algumas falhas notáveis. O paradoxo da Maverick está no fato de ser um produto superior à Toro, mesmo que algumas tecnologias presentes na concorrente não estejam disponíveis. No entanto, o preço mais alto da Maverick em comparação com a Toro torna a decisão de compra menos lógica. Além disso, ao custar mais do que uma picape a diesel, como a Ranger, torna-se difícil justificar sua aquisição.

Contudo, é importante considerar que nem todos os carros são concebidos apenas para atender ao lado racional. Se assim fosse, para que existiria um Porsche? A Maverick destaca-se ao comportar-se como uma picape média quando necessário, oferecendo robustez, força e espaço sem os inconvenientes de um tamanho excessivo ou uma suspensão desconfortável.

Atualmente, ela se destaca como a melhor caminhonete no mercado brasileiro em termos de dirigibilidade, de longe. Seu visual único e chamativo, aliado à sua surpreendente economia, mesmo com um motor potente, contribuem para a sua atratividade. Embora possa não ser a escolha mais racional, a Maverick conquista seu espaço com um público que valoriza sua singularidade e características marcantes.

Lançamento:  Ford Ka Sedan - Preço, Fotos

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Revenda da Ford Maverick

Quanto à revenda, a Ford Maverick se destaca ao ocupar o terceiro lugar entre as picapes mais procuradas no Brasil, revelando uma alta demanda mesmo sendo uma opção relativamente recente. As versões semi-novas também recebem bastante atenção no mercado.

No entanto, é importante considerar que a desvalorização percentual ao longo de um ano para a Ford Maverick é aproximadamente 11,39%, colocando-a em uma posição considerada aceitável, embora ainda esteja entre as 10 picapes que mais desvalorizam.

Ford Maverick Manutenção é cara?

Quanto aos custos de manutenção, as cinco primeiras revisões da Ford Maverick, abrangendo 60 meses ou 60.000 km, totalizam R$5.840

1ª revisão: R$1.066;

2ª revisão: R$1.066;

3ª revisão: R$1.240

4ª revisão: R$1.362;

5ª revisão: R$1.106.

Para maior tranquilidade, o plano Ford Protect Basic, que cobre as três primeiras revisões no período de garantia de 36 meses ou 30.000 km, custa R$3.203 e ainda oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance.

Já o plano Protect Plus, que abrange cinco revisões ao longo de 60 meses ou 50.000 km, tem o custo de R$5.548, incluindo 24 meses extras do Ford Assistance.

Essas opções visam proporcionar uma experiência de manutenção mais acessível e tranquila para os proprietários da Ford Maverick.

Ford Maverick Fotos

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024   Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024  Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Ford Maverick Fotos Interior

Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Maverick vale a pena comprar? É Boa de revenda? Manutenção é cara? 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.