Acesse Nossas Redes Sociais

Ford

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Atualizado

em

A chegada da nova geração do Ford Mustang ao Brasil está próxima, após ter sido apresentada no final de 2022. Ainda não disponível para compra, a Ford já demonstrou a presença do muscle car brasileiro, mostrando três unidades no porto de Vitória (ES), sendo duas vermelhas e uma prateada. A Ford revelou que o novo Mustang trazido para o Brasil é da versão topo de linha GT Performance, sem mais detalhes. Atualmente, o Mustang de penúltima geração disponível no país é o Mach1. Diante dessas mudanças, será que ter um Mustang ainda é uma boa escolha?

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

O Ford Mustang

Antigamente, era comum ter um motor V8 para uso diário ou momentos de lazer em família, uma época nostálgica. Hoje, a tendência é o downsizing e a eletrificação. Mesmo assim, podemos considerar a experiência de ter um motor V8 naturalmente aspirado com seu som característico, seja para o trabalho ou para tarefas simples do dia a dia. Será que é viável conviver com isso nos dias atuais?

O Ford Mustang Mach 1 foi aprimorado para um desempenho superior, compartilhando componentes com os modelos Shelby GT350 e GT500, além do Bullitt, inspirado no filme de 1968 estrelado por Steve McQueen.

Design

O Ford Mustang Mach 1 apresenta um design clássico e esportivo por fora. Com sua silhueta de “pony car” – um cupê de quatro lugares, capô longo e traseira curta – a versão Mach 1 estreou em 1969 como uma das mais emblemáticas do carro concebido por Lee Iacocca.

Apesar de separados por 53 anos, o design atual do Mach 1 mantém semelhanças marcantes com o clássico. Isso é evidenciado pelo spoiler dianteiro, entradas de ar circulares (que originalmente tinham luzes auxiliares em 1969), apêndice aerodinâmico sobre a tampa do porta-malas e lanternas traseiras divididas em três seções. Esses elementos são reproduzidos fielmente, preservando a essência e o estilo icônico do Mustang Mach 1 ao longo dos anos.

O design provocativo do Ford Mustang Mach 1 é acentuado pelos logotipos distintos nos para-lamas frontais, na faixa sobre o capô e na traseira. Além disso, o carro vem equipado com belas rodas de 19 polegadas que calçam pneus Michelin Pilot Sport 4 S, com medidas de 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira.

Uma novidade na linha atual são os cinco tons perolizados disponíveis: cinza Catalunha, verde Fuji, laranja Delhi, azul Estoril e roxo Zolder. Essas opções de cores adicionam um toque de exclusividade e personalidade ao Mustang Mach 1.

Lançamento:  Novo Ford Territory fica mais caro em 2024: Veja novos preços

O nome Mach 1,00 tem origem na aviação, representando a velocidade do som, que é de 1.216 km/h ao nível do mar. Curiosamente, em 1969, quando o Mach 1 foi lançado, a Grumman venceu uma competição com o projeto que resultou no F-14 Tomcat, famoso por suas asas de geometria variável, capazes de atingir velocidades supersônicas. O F-14A Alpha ficou conhecido no filme Top Gun – Ases Indomáveis de 1986.

Conforto Premium

Ao entrar no Mustang Mach 1, você percebe que as portas são grandes e exigem espaço para abrir completamente, sendo necessário cuidado em vagas de estacionamento para evitar danos ao veículo ao lado. A posição de dirigir é excelente, com ajustes mínimos necessários para conforto, e à frente, você tem uma visão clara do longo capô.

A ergonomia do Mustang Mach 1 é notável, com os controles facilmente acessíveis e uma visibilidade traseira melhor em comparação com o Chevrolet Camaro SS Coupé. A presença da plaquinha Mach 1 no painel faz uma referência ao modelo de 1969, adicionando um toque nostálgico ao interior do carro.

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Mais do Interior

Por dentro, o Mustang Mach 1 possui bancos em couro com aquecimento e ventilação, além de um sistema multimídia SYNC 3 de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio da Bang & Olufsen conta com 12 alto-falantes e um subwoofer, proporcionando uma potência sonora de 1.000 W.

No espaço traseiro 2+2, o entre-eixos mede 2,720 metros (2,812 metros no Camaro SS), oferecendo espaço suficiente para adultos de estatura baixa ou crianças. O porta-malas de 382 litros é adequado para compras do supermercado e malas de fim de semana, superando os 208 litros do Chevrolet Camaro SS Coupé nesse aspecto.

Motorização

No dia a dia, o motor V8 5.0 naturalmente aspirado do Mustang Mach 1 entrega 483 cv a 7.250 rpm e torque de 556 Nm a 4.900 rpm. Com uma ordem de detonação dos cilindros específica, o carro entrega potência de forma instantânea, sem o atraso conhecido como turbolag presente em motores turbo atuais.

Essa configuração clássica focada em desempenho oferece uma condução tranquila no dia a dia, mas é mais recomendada para motoristas com experiência em veículos esportivos de tração traseira. O Mustang Mach 1 é uma opção emocionante para quem valoriza a performance sem abrir mão do conforto e da praticidade no uso cotidiano.

Lançamento:  Novo Ford Transit 2024: O que mudou, novidades, versões e preços

O câmbio automático de dez marchas do Ford Mustang Mach 1 realiza mudanças e reduções muito rápidas, proporcionando uma experiência de condução ágil. Ao trocar manualmente na faixa de 7.000 rpm, é possível ouvir um estampido emocionante pelas saídas de escape.

Consumo

No entanto, é importante ter cautela para não exceder os limites, pois ao acelerar de forma intensa, o consumo de combustível pode chegar a 2,1 km/l, enquanto em condições sem trânsito, pode atingir até 6,1 km/l. Vale ressaltar que o motor de oito cilindros em “V” não possui o sistema de desativação de cilindros.

Modos

O Mustang Mach 1 oferece diversos modos de condução, como Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e o customizável My Mode. Esses modos alteram diferentes parâmetros, como as respostas do motor e da transmissão, o comportamento das suspensões adaptativas MagneRide® e a direção, que pode ser ajustada separadamente por meio de uma tecla no painel. Essas opções de personalização permitem uma usabilidade versátil e adaptável às preferências do condutor.

No modo Normal de condução, o Ford Mustang Mach 1 mantém reações moderadas, com a transmissão automática realizando trocas breves entre as dez marchas. Por exemplo, a sétima marcha é engatada a 47 km/h. O volante fica leve ao esterçar, proporcionando uma sensação confortável durante a direção.

O sistema de exaustão do Shelby GT500, com suas quatro saídas perfuradas de 4,5 polegadas, cria uma musicalidade envolvente que pode fazer você desligar o sistema de som para apreciar melhor o som do motor.

Dimensões

Em relação às dimensões, o Mustang Mach 1 não é pequeno, medindo 4,788 metros de comprimento e 1,915 metros de largura. Isso pode exigir atenção em avenidas com faixas de rolamento estreitas, e o corpo do carro pode demandar algumas manobras extras em determinadas vagas de estacionamento. A ausência de sensores de estacionamento dianteiros pode ser notada, pois eles seriam úteis para facilitar a vida do motorista em manobras de estacionamento.

Mecânica

As suspensões do Mustang Mach 1 são eficientes em filtrar e absorver as irregularidades do asfalto, proporcionando um passeio suave sem transmitir impactos secos ao carro. O veículo não tem problemas para passar por valetas ou lombadas, evitando enroscar com facilidade. No entanto, é importante estar atento aos buracos para evitar danos às rodas ou aos pneus de perfil 40, que são mais largos e sensíveis a impactos.

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?
Lançamento:  Nova Ranger - Preço, Fotos
Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Vale a Pena?

O Ford Mustang Mach 1 é, sem dúvida, um carro esportivo sensorial, construído para entusiastas que apreciam a experiência de dirigir e reviver os tempos clássicos. Sua receita bem temperada é um reflexo da engenharia competente dos Estados Unidos, oferecendo uma combinação de desempenho e nostalgia.

Embora o consumo possa ser uma preocupação devido aos preços dos combustíveis, em um cenário ideal com preços mais acessíveis, o Mustang Mach 1 seria a escolha para quem busca esportividade aliada a uma boa usabilidade. Além disso, ele oferece sistemas semiautônomos de direção para aumentar a segurança durante a condução.

O Ford Mustang Mach 1, com seu desempenho emocionante, consegue equilibrar isso com uma personalidade civilizada que pode ser ajustada ao toque de um botão. Isso o torna um companheiro viável para o dia a dia, oferecendo uma experiência de condução versátil. O investimento nele é recompensador, valendo cada centavo gasto.

A Manutenção do Ford Mustang Mach 1 é Cara?

A manutenção regular do Ford Mustang Mach 1 é essencial para garantir seu desempenho e durabilidade. A cada 10 mil quilômetros rodados, pode ser necessário realizar serviços que incluem a troca de peças como faróis, retrovisores, para-choque, lanternas, filtro de ar-condicionado, motor, pastilhas de freio, entre outros componentes.

Em média, esse serviço pode custar até R$38.382,87 quando o carro atingir a marca de 60 mil quilômetros rodados. É importante seguir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante para manter o Mustang Mach 1 em ótimas condições e evitar gastos excessivos com reparos.

Os valores para cada intervalo de quilometragem são os seguintes: a revisão de 10.000 km ou 1 ano custa R$1.369;

aos 20.000 km ou 2 anos, o custo é o mesmo, R$1.369;

aos 30.000 km ou 3 anos, o valor é de R$2.708;

aos 40.000 km ou 4 anos, a revisão custa R$1.499;

aos 50.000 km ou 5 anos, o valor também é de R$1.499;

por fim, a revisão de 60.000 km ou 6 anos tem o custo de R$3.554.

O Ford Mustang Mach 1 é bom de Revenda

A desvalorização do Mach 1 entre 2023 e 2024 foi de aproximadamente 7%.

Esse índice, indica uma desvalorização moderada, o que sugere que o carro mantém um bom valor de revenda. Por exemplo, um modelo 0-km de 2023 tinha um valor de R$566.300, mas em 2024 esse valor diminuiu pouco, para R$526.836.

Ford Mustang Fotos

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024   Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Ford Mustang Fotos Interior

 

Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Ford Mustang vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.