Acesse Nossas Redes Sociais

Hyundai

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Atualizado

em

Assim como em 2023, a linha 2024 do Hyundai Creta não apresentou atualizações nos equipamentos das versões. Parece que a estratégia da marca coreana é manter o que está funcionando, já que o modelo continua sendo um dos líderes do mercado de SUVs compactos no país. Diante disso, surge a questão: será que vale mais a pena comprar um usado em 2024? Vamos analisar as vantagens e desvantagens!

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

O Hyundai Creta Vale a Pena?

Antes de decidir se o Hyundai Creta é uma boa opção para você, é importante considerar as necessidades do público-alvo desse tipo de carro. Parece que os responsáveis pelo Creta na Hyundai fizeram esse exercício e acertaram em cheio.

O modelo oferece uma altura do solo adequada e uma suspensão bem ajustada para lidar com as condições variadas das nossas estradas, que nem sempre são as melhores. Além disso, possui uma extensa lista de equipamentos que garantem conforto aos clientes. Destaque também para o amplo espaço interno, o generoso volume do porta-malas, o acabamento superior em comparação com outros concorrentes e um design interno sóbrio e elegante.

A Hyundai, uma marca coreana, construiu uma reputação muito positiva no mercado brasileiro ao longo das últimas décadas, em grande parte graças à CAOA, a empresa brasileira que também é responsável pela chinesa Chery. Além das propagandas chamativas, a marca praticava preços bastante competitivos, especialmente no final dos anos 2010.

Desde o seu lançamento, o Creta se beneficiou dessa reputação que a Hyundai construiu ao longo dos anos, e com razão. Os carros são realmente bons e isso se somou às suas características individuais que o destacam como um excelente produto dentro do mercado de SUVs compactos. Vamos agora aos detalhes importantes sobre o modelo, caso você esteja pensando em estacionar um Hyundai Creta usado na sua garagem.

Lançamento:  Hyundai HB20 Platinum Plus 2024: Preço do top de linha

Desempenho dos Motores

Os primeiros modelos do Hyundai Creta apresentam desempenhos distintos, como era de se esperar. O motor 1.6 16V da família Gamma oferece 130cv com etanol e 123cv com gasolina, proporcionando um desempenho apenas satisfatório para o SUV. Este motor se destaca mais em giros médios, mas se comporta bem tanto com o câmbio manual quanto com o automático, ambos de seis marchas.

Já o motor 2.0 16V da família Nu é mais adequado ao porte e peso do SUV, com seus 166cv com etanol e 156cv com gasolina, combinados com a transmissão automática de seis velocidades, proporcionando arrancadas mais ágeis. Nas retomadas, esse motor só ganha força acima das 4.500rpm e há um pequeno atraso na troca de marchas entre a quarta e a quinta. Na segunda geração, houve uma recalibração neste motor, resultando em um aumento de 1cv e peças com menos atrito. Embora o passeio seja mais suave, em termos de desempenho, as mudanças são mínimas.

A maior mudança ocorreu nas versões de entrada do Hyundai Creta, que passaram a utilizar o motor 1.0 12V turbo do novo HB20. Este motor Kappa, com 120cv, oferece respostas mais ágeis em baixas rotações, embora ainda careça de potência nas saídas de semáforo.

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Vantagens de Comprar o Hyundai Creta Usado

Motor Potente e Eficiente

O Hyundai Creta de primeira geração oferece duas opções de motores. O mais robusto é o 2.0 flex, com 166 cv e 20,5 kgfm de torque com etanol, combinado com um câmbio automático de seis marchas. Enquanto isso, o motor 1.6 entrega 130 cv e 16,5 kgfm, sendo suficiente para a maioria das necessidades. Ambos possuem partida a frio sem tanquinho e sistema start-stop, garantindo eficiência e economia de combustível.

Conforto e Suavidade na Dirigibilidade

O Hyundai Creta se destaca por oferecer um passeio estável e confortável, com ajustes que priorizam uma dinâmica suave. Apesar da carroceria rolar um pouco mais do que alguns concorrentes, a direção é precisa, proporcionando uma experiência de condução segura e sem a necessidade de correções constantes, mesmo em altas velocidades. A segunda geração do SUV manteve essa característica, oferecendo um acerto dinâmico que agrada a maioria dos motoristas.

Lançamento:  Hyundai HR PCD - Preço, Desconto, Versões, Fotos

Espaço Interno Generoso

Comparado a outros SUVs compactos, o Hyundai Creta se destaca pelo seu amplo espaço interno. Com quase 2,60 metros de distância entre-eixos e uma cabine bem projetada, o modelo oferece conforto para até cinco ocupantes, incluindo três adultos na parte traseira sem grandes apertos. Além disso, o porta-malas de 431 litros é capaz de acomodar uma grande mala e duas pequenas, além de outros itens, tornando-o ideal para viagens e atividades do dia a dia.

Edição Especial 1 Million

Em 2018, o Hyundai Creta recebeu uma edição especial em comemoração à marca de um milhão de veículos produzidos em Piracicaba (SP). Esta série limitada apresentava detalhes exclusivos, como a Hyundai Key Band, uma chave presencial em forma de pulseira que oferece conectividade com o aplicativo da marca. Além disso, a edição contava com rodas de liga leve aro 17 polegadas diamantadas, acabamento interno diferenciado em couro bege, e diversos outros detalhes que adicionavam um toque de exclusividade ao veículo.

Desvantagens de Comprar um Hyundai Creta Usado

Acabamento Interno Simples

Assim como acontece com marcas como Honda e Toyota, a Hyundai optou por um acabamento interno bastante simples para o Creta, o que pode ser considerado incompatível com o valor cobrado pelo veículo.

Consumo Elevado 

A ausência de um sistema turbo pode resultar em um consumo de combustível mais alto do que o desejado para alguns motoristas.

Problemas no Sistema de Arrefecimento

Um dos problemas críticos enfrentados pelo Hyundai Creta está relacionado ao sistema de arrefecimento. Corrosão precoce e possíveis vazamentos nas mangueiras ou no radiador podem ser preocupações em modelos seminovos ou usados.

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Possíveis Falhas e Ruídos

Os proprietários relatam diversos problemas, incluindo ruídos estranhos na coluna da direção, infiltrações nos faróis, baterias que descarregam sem motivo aparente e ar-condicionado que não funciona corretamente.

Lançamento:  Novo HB20 - Itens de Série, Preço, Fotos

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Histórico de Recall

O Hyundai Creta já passou por campanhas de recall para substituição do cilindro mestre em unidades produzidas em 2020 e do módulo do gerenciamento do motor em modelos fabricados em 2022.

Estalos ao Esterçar o Volante

Estalos ao esterçar o volante ou trafegar em vias acidentadas podem ser causados pelo rompimento do acoplamento de borracha entre a coluna de direção e o motor elétrico, exigindo a substituição do componente.

Problemas na Fixação do Variador de Fase do Motor Gamma 1.6

O motor Gamma 1.6 pode apresentar problemas na fixação do variador de fase, afetando o sincronismo dos comandos de válvulas. Esta questão pode resultar em ruídos incomuns e o reparo pode ser bastante custoso, ultrapassando os R$ 10.000.

Vale a Pena?

Desde o seu lançamento em 2016, o Hyundai Creta rapidamente se destacou como um dos SUVs mais populares no Brasil, com mais de 200 mil unidades vendidas até o momento. Este sucesso se deve em parte ao seu design moderno, espaço interno generoso, conforto e tecnologia embarcada.

Em 2021, o Creta passou por uma atualização significativa, trazendo mudanças no visual, na mecânica e na lista de equipamentos. Embora seja especialmente adequado para uso urbano e ofereça uma experiência de condução confortável, não cumpre totalmente a promessa de esportividade. No entanto, continua sendo um carro honesto e bem posicionado em termos de preço.

A versão N Line do Hyundai Creta é especialmente interessante, pois oferece uma ampla gama de equipamentos, especialmente quando equipada com o motor 1.0 TGDI. Se você está procurando por um SUV bem equipado e com bom desempenho, o Creta N Line pode ser uma excelente opção a se considerar.

Hyundai Creta Fotos

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024    Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Hyundai Creta Fotos Interior

Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Hyundai Creta usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.