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Jeep Compass usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
O Jeep Compass tem sido um sucesso desde seu lançamento em 2016, surpreendendo até mesmo a própria Jeep com sua popularidade. Rapidamente tornou-se o modelo mais vendido da marca, superando o Renegade. Na época de seu lançamento, o Compass competia com diversos concorrentes, como Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
Vantagens de um Jeep Compass usado
O Jeep Compass destaca-se por suas dimensões: 4,41 metros de comprimento, 1,64 metro de altura, 1,82 metro de largura e 2,63 metros de distância entre-eixos. Essas medidas ficam entre as do Renegade e as do Cherokee, proporcionando um equilíbrio interessante.
A versão Longitude, equipada com motor 2.0 Flex de 166/159 cv e 20,5/19,9 kgfm, oferece uma série de recursos, como câmbio automático de seis marchas, ESP, sensores e câmera de ré, banco do motorista elétrico, piloto automático, ar-condicionado digital bizona, chave presencial, faróis com luzes diurnas de LED, rodas aro 18 e central multimídia com tela de 8,4 polegadas.
Esta configuração tem sido a mais bem-sucedida do Compass, conquistando seu público com design atrativo, acabamento premium, amplo espaço para quatro adultos e um porta-malas de 410 litros. Para quem enfrenta terrenos desafiadores, há a opção do motor 2.0 diesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre combinado com o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 com quatro modos de condução.
A versão Longitude serviu como base para a série Night Eagle, que se destaca pela pintura preta em diversos elementos, como rodas, grade dianteira, frisos das janelas, apliques do console central e saídas de ar-condicionado.
Como o nome sugere, a série Night Eagle foi oferecida em duas variações de cor preta (uma sólida e outra metálica) e inclui faróis de xenônio, bancos de couro e sistema de som Beats.
Já a versão Limited adiciona airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, além de bancos de couro, sensores crepuscular e de chuva, e um painel de instrumentos configurável.
Na ponta oposta, encontramos a versão Sport, que se diferencia pelo ar-condicionado de comandos manuais, central multimídia com tela de 5 polegadas e rodas aro 17. Para ser a opção mais acessível da linha, a vistosa central multimídia UConnect foi substituída pela mesma presente no Renegade – uma tela de 5 polegadas, menor do que qualquer tela de smartphone.
Algumas peças externas, como capas dos espelhos retrovisores e maçanetas, não são pintadas na cor da carroceria, e o revestimento interno não inclui couro.
O modelo de 2018 trouxe a interessante versão Sport 4×4, que combina o motor 2.0 com o câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Essa versão, no entanto, teve uma vida útil de apenas um ano.
Para os entusiastas de trilhas leves, a opção ideal é a versão Trailhawk, disponível exclusivamente com motorização diesel. Equipada com o mesmo nível de equipamentos da versão Limited, a Trailhawk possui suspensão mais elevada, protetores por baixo do cárter, câmbio e tanque de combustível, além de ganchos para fixação de bagagens no porta-malas.
A Trailhawk serviu como base para a sofisticada versão S, que estreou no modelo de 2019 e incorporou o Pack High Tech, incluindo piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal com frenagem automática e monitoramento de mudança de faixa com correção ativa.
O Compass mostrou-se resiliente durante o teste de Longa Duração, enfrentando apagões elétricos, ruídos nas suspensões e infiltração de poeira. No entanto, destacou-se pelo conforto e acabamento acima da média, juntamente com um conjunto mecânico confiável e bem ajustado.
Em 2021, na linha 2022, o Jeep Compass passou por uma reestilização significativa, substituindo o propulsor aspirado pelo 1.3 turboflex e introduzindo outra edição limitada chamada 80 Anos.
Desvantagens de um Jeep Compass usado
Suspensão
As buchas da barra estabilizadora tendem a apresentar folgas prematuras, resultando em barulhos excessivos para um projeto atual. Recomenda-se verificar também os amortecedores e seus batentes correspondentes.
Pneus: É importante observar o desgaste da banda dos pneus Pirelli Scorpion Verde All Season, pois são altamente sensíveis a problemas de alinhamento nos sistemas de suspensão e direção.
Cabine
Muitos proprietários relatam um odor persistente de mofo na cabine, que pode estar relacionado à saturação do filtro de cabine e à falta de higienização do sistema de ar-condicionado, ou mesmo à infiltração de água nas versões com teto solar.
Câmbio automático
As versões com tração 4×4 equipadas com o câmbio ZF 9HP podem apresentar trancos e irregularidades no funcionamento. Para resolver esse problema, é necessário recorrer à rede autorizada e solicitar a atualização do software que gerencia a transmissão.
Recalls
Houve um total de cinco recalls, abrangendo o gerenciamento do motor diesel, relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível, falhas na injeção eletrônica/piloto automático, sistema de freios e sensor de pressão de combustível do motor.
Vale a Pena Comprar um Jeep Compass usado
Apesar de ser uma marca tradicional e uma referência em off-road há décadas, a Jeep consolidou sua presença no Brasil recentemente. O Jeep Compass entrou no segmento de SUVs médios com um preço mais acessível do que todos os seus concorrentes na época. Além disso, ofereceu opções flex e a diesel com tração 4×4, mantendo-se fiel às raízes da fabricante. Desde então, tem mantido uma boa relação custo/benefício, sendo o líder inquestionável da categoria e cada vez mais disputado no mercado de seminovos.
A ascensão do Jeep Compass provocou uma reação no mercado. Embora a concorrência também oferecesse SUVs médios, nenhum deles conseguia competir em preço com o modelo da Jeep no Brasil. Isso levou outras marcas a recorrerem a projetos de baixo custo e produção regional.
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A movimentação das outras marcas foi impulsionada pelos excelentes números de vendas do Jeep Compass desde o seu lançamento. Apesar de ser mais caro que os compactos, o modelo ocupou frequentemente o posto de SUV mais vendido do país ao longo de vários meses. Em 2019 e 2021, ficou em segundo lugar na categoria geral, perdendo apenas para o Renegade.
O modelo já ultrapassou a marca de 400 mil unidades produzidas e continua sendo líder no segmento de SUVs médios desde o seu lançamento, mesmo após a entrada da concorrência. No acumulado dos sete primeiros meses de 2023, registra mais de 35 mil unidades vendidas, enquanto o Corolla Cross está 10 mil unidades atrás.
É uma excelente aquisição e permanece entre os primeiros no mercado de usados. Sem dúvida, é uma daquelas conquistas que proporcionam alívio a longo prazo.
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