Peugeot
Mitsubishi Pajero Sport usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
O Pajero Sport usado oferece uma experiência robusta e confortável, características que o tornam um SUV atraente. No entanto, é importante considerar que sua manutenção pode ser dispendiosa, o que pode influenciar na decisão de compra. Apesar disso, sua praticidade e resistência continuam sendo pontos fortes, sendo uma opção viável para quem busca um veículo confiável e versátil.
O Pajero Sport
O Pajero Sport, destaque do Salão de 2018, voltou ao mercado brasileiro em 2019, vindo da Tailândia. Baseado na robusta L200 Triton, este SUV trouxe consigo uma série de atributos para competir com o Trailblazer da Chevrolet e o SW4 da Toyota.
No passado, todos os SUVs eram como o Mitsubishi Pajero Sport: construídos sobre um chassi resistente, com tração nas quatro rodas e motores confiáveis, prontos para enfrentar qualquer tipo de terreno. Com a reputação de qualidade de um carro japonês, ao longo de 40 anos, as diferentes gerações deste modelo são conhecidas por cumprir com excelência suas propostas.
Inovação e Competição no Segmento SUV
No entanto, essa característica do Pajero Sport sempre abriu espaço para marcas estrangeiras, que muitas vezes ousam mais em termos de design e tecnologia. Elas trazem novas propostas de valor, buscando se destacar no mercado de SUVs.
Vantagens de Comprar Mitsubishi Pajero Sport usado
Motorização e Eficiência
O Pajero Sport apresenta vantagens significativas em sua motorização e consumo. A versão 2021 introduziu a HPE-S, oferecendo um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia com tela de 8 polegadas. Ambas as versões podem transportar sete pessoas com agilidade, graças ao motor turbo diesel de 2.4 litros, com 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm.
Apesar de seu peso de 2 toneladas, o Pajero Sport mostra disposição ao acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, com médias de consumo de 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Embora seja um pouco mais lento e consuma um pouco mais em comparação com os principais concorrentes, seu câmbio automático de oito marchas, que permite trocas sequenciais através de borboletas no volante, proporciona uma condução suave e silenciosa.
Modos de Pilotagem e Tecnologia
Apesar de contar com um seletor eletrônico de tração que oferece modos 4×2, 4×4, 4×4 com diferencial central bloqueado e 4×4 com reduzida, o Pajero Sport tem um diferencial central que permite o uso permanente da tração 4×4 mesmo em superfícies de alta aderência, aumentando a estabilidade em condições de chuva.
Destacando-se como um SUV tradicional, ele apresenta o melhor controle de suspensão raiz, minimizando o balanço da carroceria ao enfrentar diversos tipos de terreno. Isso se deve à calibração e aos controles avançados de tração e estabilidade. Seu único ponto negativo é a direção hidráulica, que pode ser mais pesada em comparação com sistemas modernos. Além disso, o Pajero Sport oferece recursos como piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, sistema de frenagem de emergência e sete airbags para segurança dos ocupantes.
Conforto e Espaço
Com uma distância entre-eixos de 2,8 metros, bancos macios, ar-condicionado dual zone, central multimídia e teto solar, o Pajero Sport oferece um ambiente confortável para seus ocupantes. Seu porta-malas tem capacidade para 255 litros, porém, ao rebater a última fileira de bancos, esse espaço aumenta para impressionantes 971 litros.
Desvantagens de Comprar Mitsubishi Pajero Sport usado
Motor 4N15
Uma desvantagem notável do Pajero Sport está relacionada ao motor 4N15, que tem sido associado a um problema crônico de rachaduras no coletor do escapamento. Isso pode levar à perda de potência e à ativação do modo de segurança do motor.
Outro ponto a ser observado é a tração 4×4, que possui três diferenciais. É importante verificar o estado desses diferenciais antes de concluir a compra, especialmente se houver presença de limalha no óleo do diferencial traseiro, o que pode indicar uso do bloqueio do diferencial central em superfícies de alta aderência.
Transmissão e Filtro DPF
Ao avaliar um Pajero Sport usado, é importante observar a transmissão automática, especificamente o câmbio Aisin AE80F. Embora seja robusto, é essencial realizar a substituição do fluido a cada dois anos ou a cada 100.000 km rodados para garantir seu bom funcionamento. Verifique se a transmissão opera sem trancos ou retenções desnecessárias.
Outro aspecto a ser atentado é o filtro de particulados (DPF), que pode saturar em condições urbanas. Sua regeneração requer mão de obra especializada. Algumas unidades podem apresentar adaptações irregulares, como a remoção do filtro, o que deve ser evitado.
Considerações Finais
Evite unidades do Pajero Sport que tenham passado por alterações no módulo de gerenciamento do motor para modificar a pressão do turbocompressor, pois isso pode causar danos ao motor e à transmissão.
Além disso, é importante considerar que o acabamento interno do Pajero Sport pode não ser tão refinado quanto o de seus concorrentes. Também vale ressaltar que, ao levantar a terceira fileira de bancos, ele oferece o menor espaço de porta-malas em sua categoria. Por fim, é válido mencionar que o modelo pode sofrer uma desvalorização um pouco mais alta em relação a outros veículos similares.
Vale a Pena do Pajero Sport Usado?
Com o fim da produção do Pajero Full, o mercado voltou sua atenção para o Pajero Sport, elevando seu valor a ponto de competir em preço com modelos de marcas renomadas como Land Rover e Volvo. Isso também contribuiu para valorizar os modelos usados do Pajero Sport.
O Pajero Sport é uma escolha ideal para famílias grandes, oferecendo segurança, espaço e conforto. Sua capacidade off-road também é notável, com um sistema de tração 4×4 sofisticado. No entanto, é importante notar que seu desempenho poderia ser melhor em termos de eficiência de combustível, apesar do esforço do câmbio de oito marchas. Além disso, as peças de reposição podem ser um pouco caras.
Uma dica valiosa para quem está interessado no Pajero Sport é evitar os modelos da primeira fornada, que chegaram em 2019 como modelo 2020. Esses modelos são conhecidos pelo visual carregado, especialmente pelas grandes lanternas traseiras que se estendem sobre o para-choque. No entanto, podem valer a pena se houver um bom desconto.
É recomendável escolher o Pajero Sport a partir do modelo 2021, que apresenta faróis de LED divididos em duas peças e um visual mais contemporâneo, com barras paralelas na grade e um para-choque mais proeminente. Essas atualizações contribuem para um aspecto mais moderno e atraente do veículo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Mitsubishi Pajero Sport Fotos
Mitsubishi Pajero Sport Interior
-
Chery10 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um CAOA Chery Tiggo 5X
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD8 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery8 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Toyota9 meses Atrás
Toyota Corolla Cross PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Zontes R310 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica