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Porsche Taycan: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

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Atualizações feitas ao longo do tempo tornaram o Porsche Taycan mais rápido, sem aviso prévio da marca. Como o primeiro carro elétrico da Porsche, o Taycan serviu como um laboratório, onde a marca limitou inicialmente a função overboost por preocupação com danos nos motores e baterias. No entanto, após análise dos dados dos clientes, a Porsche percebeu que essas preocupações não se concretizaram, liberando mais potência para a função por meio de atualizações. Mas, afinal, essa melhoria é suficiente para afirmar que o Taycan é bom? Vamos examinar nossa avaliação e os problemas mais comuns.

Porsche Taycan: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Avaliação do Porsche Taycan

Desde sua chegada ao mercado brasileiro em 2021, o Taycan tem recebido elogios tanto de entusiastas de carros esportivos quanto de aficionados por veículos elétricos. Com um design cupê elegante, inspirado no icônico Porsche 911, suas linhas esportivas e aerodinâmicas conferem-lhe uma aparência distintiva, mantendo o estilo clássico da Porsche. Construído sobre a plataforma modular PPE (Porsche Platform Electric), o Taycan foi projetado especificamente para veículos elétricos. Disponível em cinco versões no mercado brasileiro – Taycan, Taycan 4S, Taycan GTS, Taycan Turbo e Taycan Turbo S – oferece uma gama ampla para atender às preferências dos consumidores.

Taycan: Versão Base

Na versão básica do Taycan, a principal distinção reside em possuir apenas um motor elétrico, localizado na traseira, com duas opções de potência, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Enquanto o modelo mais simples oferece sempre tração traseira, as demais variantes, com motor também no eixo dianteiro, contam com tração integral. Com uma bateria menor e 326 cv de potência, a opção de entrada pode ser atualizada com o pacote Performance Plus, aumentando a autonomia e a potência para 380 cv.

Sem o pacote, a versão de 326 cv tem uma autonomia de até 431 km por recarga, enquanto a mais potente, de 380 cv, atinge até 484 km. Surpreendentemente, o desempenho é idêntico para ambas as configurações, alcançando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h.

Além disso, há a função overboost, que impulsiona a potência para 408 cv ou 476 cv, dependendo da variante, ativada pelo controle de largada ou quando o acelerador é pressionado até o fundo. O câmbio mantém as duas marchas dos modelos mais potentes.

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De acordo com a fabricante, as duas variantes da versão básica podem ser carregadas de 5% a 80% em 22,5 minutos usando um carregador de alta velocidade. O Taycan mais simples pode ser recarregado a até 225 kW, enquanto o Performance Plus pode atingir até 270 kW.

Visualmente, as diferenças externas incluem rodas menores de 19 polegadas e pinças de freio pretas, que podem ser opcionalmente coloridas. O restante é semelhante ao Taycan 4S, com difusores traseiros e laterais também em preto, além de lanternas traseiras de LED com o característico filete atravessando a traseira e faróis de LED.

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Taycan 4S

O Porsche Taycan 4S, o segundo nível disponível no mercado brasileiro, oferece desempenho rápido e características similares à versão topo de linha, o Turbo S, a um preço mais acessível.

Apesar de ser menos potente que o Turbo S, o Taycan 4S ainda impressiona com seus 435 cv, ou 530 cv no controle de largada. Com motores elétricos menos potentes – 218 cv no eixo dianteiro e mais 218 cv no eixo traseiro – o total de 435 cv ou 530 cv no controle de largada é mais do que suficiente para um desempenho emocionante. As baterias também são menores, com capacidade de 79,2 kWh e 71 kWh úteis.

No entanto, o Taycan 4S mantém muitas características das versões mais potentes. Com a plataforma J1, compartilhada com o Audi e-Tron GT, possui suspensão adaptativa com bolsas de ar e ajuste de altura de acordo com os modos de condução. Além disso, é um dos poucos carros elétricos a contar com uma transmissão de duas marchas no eixo traseiro, o que contribui para altas velocidades.

Visualmente, o Taycan 4S se destaca por rodas menores de 20 polegadas e ausência de alguns detalhes aerodinâmicos presentes no Turbo S, que podem ser adicionados opcionalmente. Internamente, mantém a mesma arquitetura, sem grandes mudanças.

Embora não possua a aceleração brutal do Taycan Turbo S, os 65,3 kgfm de torque do Taycan 4S proporcionam uma experiência emocionante. No uso diário, o Taycan 4S se mostra uma opção mais equilibrada, oferecendo conforto e desempenho satisfatório.

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Taycan GTS

Assim como todos os modelos GTS da Porsche, o Taycan GTS busca o equilíbrio entre desempenho e praticidade. Com um preço base de R$ 860 mil, chegando a quase R$ 1 milhão com opcionais, esse esportivo oferece um estilo mais esportivo e uma suspensão mais agressiva, tornando a experiência de condução ainda mais emocionante.

Equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Taycan GTS entrega 598 cv e 86,7 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 3,7 segundos. Embora não seja tão brutal quanto o Taycan Turbo S, o GTS oferece uma força mais do que suficiente para deixar muitos modelos do 911 para trás, com uma entrega de potência instantânea e previsível.

Graças à tração integral, o Taycan GTS oferece uma aderência excepcional, acelerando sem qualquer perda de tração. Nas curvas, o cupê de quatro portas permanece firme no asfalto, proporcionando uma sensação digna de um carro de corrida. A direção é rápida e direta, conectando o motorista diretamente aos movimentos do veículo.

Além do desempenho, o Taycan GTS também se destaca pelo conforto de sua suspensão. Mesmo em condições de estrada adversas, como asfalto irregular ou paralelepípedos, o carro mantém a compostura, proporcionando uma experiência de condução suave e agradável. Um dos pontos de destaque é o teto solar opcional, que oferece uma cobertura elétrica com zonas opacas e transparentes, proporcionando conforto e conveniência adicionais aos ocupantes.

Porsche Taycan: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Taycan Turbo S

O Porsche Taycan Turbo S não decepciona, seja em ruas urbanas ou em rodovias, impressionando com seu desempenho, design e tecnologia avançada. Literalmente, ele é de tirar o fôlego, especialmente nos testes de controle de largada.

Apesar do nome “Turbo”, a Porsche esclareceu que o Taycan Turbo S não possui uma turbina, utilizando a alcunha como uma referência à esportividade da versão de topo. Equipado com um pacote completo de conectividade e segurança, este carro atende às expectativas de um dos mais badalados do segmento.

Uma falha encontrada na variante 4S, a ausência do espelhamento com o sistema Android Auto, foi corrigida na versão topo de linha, demonstrando o compromisso da Porsche com a melhoria contínua.

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Um dos destaques é o recurso Porsche Electric Sport Sound, que simula o ronco de um motor esportivo, proporcionando uma experiência sensorial emocionante durante a condução. Além disso, o Taycan Turbo S é repleto de tecnologia, com cinco telas no total, incluindo uma vertical no console central e uma para os passageiros do banco traseiro.

No que diz respeito ao carregamento, o Taycan Turbo S possui entradas em ambos os lados do carro e um sistema automático de acionamento, proporcionando conveniência aos motoristas.

Embora mantenha a essência esportiva, o Taycan Turbo S oferece um interior espaçoso e confortável para quatro adultos, com destaque para o sistema de regeneração de energia e a eficiente frenagem, graças aos discos ventilados e às pinças carbocerâmicas de 10 pistões.

Com poucos concorrentes à altura, como o Audi RS e-tron e o Tesla Model S, o Taycan Turbo S se destaca pelo seu desempenho excepcional e sua tecnologia de ponta, tornando-se uma opção única no mercado de veículos elétricos de alto desempenho.

Problemas do Porsche Taycan

Recall

A Porsche está enfrentando um novo recall que abrange mais de 40 mil unidades do Taycan, o que representa mais da metade dos modelos fabricados entre 10 de junho de 2019 e 18 de maio de 2021. O problema está relacionado ao chicote elétrico dos bancos do motorista e do passageiro, que pode ser danificado durante os ajustes dos assentos. Isso pode resultar na desativação dos airbags e tensores dos cintos de segurança, representando um sério risco à segurança dos ocupantes.

Este não é o primeiro recall do Porsche Taycan. Em um recall anterior, a empresa informou que 43 mil unidades do veículo poderiam sofrer com perda repentina de energia, o que seria corrigido por meio de uma atualização manual de software nas autorizadas da empresa.

Embora o recall relacionado ao chicote elétrico possa ser menos complicado de resolver, já que não envolve componentes vitais do veículo, é importante notar que problemas críticos, como aqueles relacionados à bateria, podem representar desafios significativos. A bateria é considerada o componente mais caro dos carros elétricos e qualquer problema relacionado a ela requer atenção imediata.

Porsche Taycan Fotos

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Porsche Taycan Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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