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Renault Oroch: É Boa? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
A Renault Oroch é uma picape leve que se originou do utilitário esportivo Duster. Embora o mérito seja frequentemente atribuído à Fiat Toro, foi a Renault Oroch que criou o segmento de picapes intermediárias – naquela época, conhecida como Duster Oroch, embora poucos fora da Renault a chamassem assim. Recentemente renovada, a Oroch busca encontrar seu espaço em um segmento dominado pela Toro, ao mesmo tempo em que busca conquistar clientes da Fiat Strada. Mas será que ela é boa? Veja a avaliação completa e fique por dentro de todos os problemas
A Renault Oroch
Trata-se de um projeto brasileiro, uma vez que a Dacia, da Romênia, havia desenvolvido apenas uma picape de trabalho baseada no Logan e conversões de duas gerações do SUV em parceria com a fabricante de ônibus Romturingia. No entanto, surgem questionamentos sobre os possíveis defeitos e problemas deste veículo.
A Renault Oroch foi concebida para suprir a necessidade da marca francesa de ter uma picape leve. Anteriormente, a empresa desistiu de lançar no mercado a Logan Pickup da Dacia, alegando falta de apelo esportivo ao produto.
Com cabine dupla, as dimensões da Oroch são as seguintes: comprimento de 4,700 m, largura de 1,822 m, altura de 1,694 m e distância entre eixos de 2,829 m.
Possuindo a mesma mecânica que o Duster, a Renault Oroch recebe motores 1.6 SCe, que desempenham 118 cc na gasolina e 120 cc no etanol, além do já conhecido F4R 2.0 Flex, que entrega 143 cc na gasolina e 148 cc no etanol.
O motor da Renault Oroch está disponível com opção de câmbio automático de quatro marchas, além do manual de seis marchas. No caso do 1.6, apenas a transmissão manual de cinco velocidades é oferecida.
A tração é exclusivamente dianteira, embora exista uma versão 4×4 disponível em países vizinhos, onde também é fabricada, como na Colômbia, além do Brasil. No entanto, quais são as reclamações dos clientes?
Renault Oroch Avaliação e Problema
O marcador de combustível da Renault Oroch é frequentemente citado como um dos defeitos e problemas mais comuns no modelo. As reclamações relacionadas a esse aspecto são diversas e geralmente são resolvidas por meio do atendimento no revendedor autorizado. Alguns proprietários atribuem o erro na medição ao fato de a chave estar na posição de ignição durante o abastecimento.
Nesses casos, mesmo com o veículo desligado, o medidor de combustível apresentaria imprecisão na leitura. Um proprietário ainda relatou que, mesmo após resetar o sistema, o problema persistiu. Até o momento, nenhum proprietário apontou uma solução definitiva para essa questão. Portanto, é recomendado calcular a média de consumo na hora de abastecer, a fim de evitar ficar sem combustível e enfrentar uma pane seca inesperada.
O problema de nível de óleo baixo é amplamente conhecido em alguns modelos e marcas no Brasil, incluindo a Renault Oroch. Trata-se de um defeito grave que causa grande preocupação entre os proprietários, sendo importante ressaltar que não há um recall para esse tipo de situação.
Os depoimentos destacam que não há queima de óleo nem vazamentos aparentes. No entanto, o lubrificante simplesmente vai diminuindo conforme a quilometragem aumenta.
Também é mencionado que a vareta de medição original de fábrica era menor do que a adequada para o motor, havendo relatos de falta dessa peça nas concessionárias.
Nos casos em que ocorre a substituição do motor, surge outro problema relacionado à documentação. Como o número de chassi do veículo está impresso no bloco do novo propulsor, é necessário atualizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para incluir a mudança de motor com a nova numeração.
A responsabilidade pelos custos desse processo deve ser assumida pela Renault ou pela concessionária. No entanto, devido a questões burocráticas e outros motivos, o procedimento costuma demorar bastante. Portanto, a recomendação é sempre estar atento ao nível de óleo lubrificante e completá-lo conforme necessário.
Por enquanto, muitas pessoas ainda se questionam como é possível que o lubrificante do motor “desapareça” durante o funcionamento, especialmente em unidades mais recentes com baixa quilometragem.
A Renault não emitiu oficialmente um recall sobre esse assunto, e as soluções encontradas pelas oficinas são baseadas em ordens de serviço emitidas pelo fabricante. No entanto, o atendimento nas concessionárias é outra fonte de reclamações por parte dos clientes da picape.
Renault Oroch Consumo
Segundo dados do Inmetro, a Renault Oroch apresenta consumo de 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, alcança 10,5 km/l em trajetos urbanos e 11 km/l em trechos rodoviários. Com esses números, a picape se destaca em relação à Fiat Toro, que, equipada com um motor de 1.3 litro turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm, obtém consumo de 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 9,7 km/l em trajetos urbanos e 11,6 km/l em trechos rodoviários.
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Renault Oroch É Boa?
Era evidente que a Renault Oroch merecia uma nova geração, aproveitando a base do novo Duster. No entanto, devido às limitações orçamentárias, a marca francesa fez apenas uma atualização no modelo atual. Ainda assim, a Oroch continua prazerosa de dirigir e agora se beneficia de um motor turbo muito bem combinado com a transmissão CVT. Aliás, a ausência de uma transmissão automática decente era o grande ponto negativo da Oroch, que agora foi corrigido.
A picape permanece como uma opção para o público que considera adquirir uma Fiat Toro básica ou uma Strada topo de linha. Ela possui um tamanho intermediário entre esses dois modelos e oferece um refinamento equivalente. Além disso, a Oroch é mais ágil do que a Toro, mas tem um consumo de combustível semelhante. Há aqueles que apreciam o estilo único e descolado da Oroch, algo com que a Renault se preocupou em relação à antiga Logan Pickup, que era bastante simples e voltada para fins de trabalho. Em resumo, a Renault Oroch teve melhorias significativas, mas uma nova geração baseada no Duster teria permitido que ela finalmente alcançasse seu verdadeiro potencial.
Renault Oroch Fotos
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