Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Segurança no volante: recursos que tornam os carros mais seguros 2024

Atualizado

em

Conheça algumas inovações tecnológicas responsáveis por aumentar a segurança dos veículos nas últimas décadas

Segurança no volante: recursos que tornam os carros mais seguros 2024

A segurança automotiva sempre foi uma preocupação da indústria automobilística. Se, por um lado, sempre houve um esforço em conscientizar os motoristas sobre a importância de dirigir de forma segura, por outro, o mercado investiu pesado em desenvolver tecnologias que ajudassem a reduzir os riscos no trânsito.

Hoje, existem diversas tecnologias que proporcionam mais segurança para motoristas, passageiros e pedestres. Desde um sistema de monitoramento da pressão do pneu 185/65 r15 até a câmera de ré, conheça, abaixo, alguns dos principais recursos que ajudaram a tornar o trânsito mais seguro.

Controle de tração e estabilidade

Um dos recursos que tornou os automóveis mais seguros é o controle de tração e estabilidade, responsável por evitar a derrapagem do carro. Ele faz com que o veículo mantenha-se estável, reduzindo o risco do motorista perder o controle da direção. Com o auxílio do freio ABS, esse sistema intervém seletivamente na frenagem em cada roda, de forma que o sistema produz força contrária para que o carro reaja seguindo a vontade do motorista.

Lançamento:  Quais as melhores marcas de Pneu que duram mais

No Brasil, a presença desse sistema é obrigatória para todos os carros 0 km vendidos a partir de 2022. Outra tecnologia que está acoplada ao controle de tração e estabilidade é o assistente de subida, responsável por ajudar o condutor a dar partidas em aclives. Seu funcionamento consiste em manter o sistema de freio acionado por até 3 segundos, enquanto o motorista acelera o carro. Dessa forma, o motorista tem mais segurança, assim como os veículos que estão atrás, além de reduzir o consumo de combustível e embreagem.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Airbags

Uma grande revolução nessa área foi a criação dos airbags. Eles são um dispositivo de segurança projetado para inflar rapidamente caso tenha alguma colisão com o veículo, protegendo os seus ocupantes de impactos. Além dos airbags frontais, mais comuns, também existem carros mais modernos equipados com airbags laterais e de cortina, conferindo ainda mais proteção.

Frenagem automática

Também é possível citar o sistema de frenagem automática de emergência, que utiliza sensores para detectar objetos que estejam à frente do carro. Com isso, caso haja risco de colisão, o sistema aciona os freios de maneira automática. A grande vantagem é que esse sistema é capaz de evitar acidentes ou pelo menos reduzir a sua gravidade.

Lançamento:  Onde comprar peças originais Volkswagen mais barato

Isofix e proteção para crianças

Uma tecnologia que muitos não conhecem, mas que é muito importante, é o sistema que torna a cadeira do seu filho parte do veículo. Isso é possível com ganchos que são ligados ao chassi do carro, de forma a evitar erros na instalação, situação comum ao se instalar as cadeirinhas para crianças por não seguir as indicações do fabricante.

O ponto de ancoragem, ou Top Tether, é um gancho que fica no piso do porta-malas ou na parte traseira do banco. Esse gancho de fixação da cinta superior da cadeira precisa ser preso ao gancho de ancoragem do veículo, o que deixa o sistema de fixação Isofix completo.

Monitoramento da pressão de pneus

Um recurso muito interessante é o sistema responsável por monitorar a pressão dos pneus em tempo real, alertando o motorista em caso de perda significativa de pressão. Isso é fundamental para impedir acidentes causados por pneus murchos ou estourados.

Assistente de manutenção de faixa

Já esse recurso é responsável por monitorar a posição do veículo, checando se ele está dentro da faixa de rodagem. Caso o carro comece a se desviar dessa faixa involuntariamente, o sistema envia um alerta para o motorista, sendo que ele também pode aplicar uma leve correção na direção para realinhá-lo.

Câmera de ré

Por fim, a câmera de ré é um recurso que traz mais segurança. Um visor multimídia é instalado no painel do carro e permite que o motorista tenha visão de trás. Isso é muito prático e útil na realização de manobras, principalmente ao trabalhar em conjunto com alertas sonoros e sensores de estacionamento. Assim, é possível evitar pequenas batidas e colisões, preservando o veículo e também pedestres e animais.

Compartilhar:

O site Carros Lançamentos é especializado em trazer informações e detalhes sobre os lançamentos automotivos em primeira mão. Contamos com uma equipe de apaixonados por carros para trazer um conteúdo sempre atualizado e detalhado para te ajudar na escolha de seu próximo veículo. Fique por dentro das novidades automotivas e confira muitas dicas para a compra de carros novos e usados.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.