Volkswagen
Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
A Volkswagen lançou a Amarok no Brasil em 2010, sendo a primeira picape de porte médio da montadora alemã. Fabricada em General Pacheco, na Argentina, a Amarok está disponível em versões de cabine simples e dupla, oferecendo opções de motores turbodiesel de 2 litros com quatro cilindros em linha ou 3 litros com seis cilindros em V. Vamos analisar mais detalhes sobre a Volkswagen Amarok, suas versões anteriores e descobrir se é uma boa escolha comprar uma em 2024. Confira!
Volkswagen Amarok usada Vantagens
Design
No quesito design, a Amarok marcou o ingresso da Volkswagen no segmento das picapes médias, uma área em que a montadora alemã não tinha experiência prévia. Para se destacar nesse mercado, o Amarok precisava oferecer características que o diferenciassem dos concorrentes. A Volkswagen cuidou para que o visual da Amarok refletisse sua identidade de marca, incorporando diversos elementos visuais distintivos.
Dois anos antes do lançamento do modelo de produção, a Volkswagen apresentou o “Pickup Concept”, um protótipo avançado que praticamente antecipou todos os detalhes e linhas que seriam encontrados na Amarok final, com exceção de algumas pequenas alterações, como a ausência do para-choque traseiro.
Na parte da frente, a Amarok ostenta faróis grandes e retangulares, unidos pela grade central, que podem vir com refletores duplos em versões mais caras, além de projetores bi-xenon cercados por uma guia de LED.
Nos primeiros anos-modelo, o para-choque da Amarok apresentava faróis de neblina redondos, enquanto no leve facelift de 2017, foram introduzidos faróis de neblina trapezoidais.
Na lateral, o perfil típico de picape é evidente, com grandes janelas e colunas estreitas, acompanhadas de para-lamas pronunciados, que conferem robustez ao veículo.
Na traseira, destaca-se um para-choque proeminente, centralizando a placa de identificação, e lanternas verticais de grande porte, com a assinatura luminosa padrão mais recente da Volkswagen nas luzes de posição.
Mecânica
Inicialmente, o Volkswagen Amarok oferecia diversas opções do motor 2.0 TDI de quatro cilindros, movido a diesel. Na versão mais básica, o motor de turbo único entregava até 122 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, enquanto o modelo mais potente contava com um sistema biturbo, capaz de gerar até 180 cv e 42,8 kgfm de torque.
Quanto à transmissão, havia duas opções: uma caixa manual de seis velocidades e uma automática de oito velocidades. A tração também oferecia duas escolhas: traseira (4×2) ou integral seletiva com opção de reduzida (4×4), no conhecido sistema chamado pela Volkswagen de 4Motion.
Com o tempo, o Amarok recebeu o robusto motor 3.0 V6 turbodiesel, tornando-se a picape média mais potente do Brasil. Este motor produz até 258 cv de potência e um torque de 59,1 kgfm, combinado novamente com a transmissão automática de oito velocidades e o sistema de tração 4Motion.
Por fim, o Amarok segue a tradicional construção de carroceria sobre chassi e apresenta suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, como a maioria das picapes.
Interior
Embora custe tanto quanto, ou até mais do que seus concorrentes diretos, o Volkswagen Amarok foi aguardado com grandes expectativas quanto à qualidade e acabamento interior.
No entanto, a cabine da picape é dominada por plásticos, mesmo nas versões mais caras que hoje ultrapassam os R$ 300 mil. O painel de instrumentos é familiar aos clientes da Volkswagen, com quatro mostradores analógicos: dois maiores para conta-giros e velocímetro, e dois menores para temperatura do arrefecimento e nível de combustível, todos em torno da tela central do computador de bordo. As saídas de ar são verticais, e a central multimídia está posicionada no topo do console central, integrada ao painel.
Tecnologia
A lista de equipamentos e a presença de tecnologia e segurança são pontos frequentemente criticados no Volkswagen Amarok, além do interior.
Apesar das melhorias ao longo do tempo, a picape ainda deixa a desejar em elementos que deveriam ser padrão em um veículo cuja versão mais cara chega a aproximadamente R$ 330 mil.
No entanto, há vantagens significativas. A dirigibilidade do Amarok é excelente, sendo capaz de superar uma variedade de obstáculos sem dificuldades. Seu sistema de tração seletiva é abrangente e oferece diversas funcionalidades para enfrentar diferentes tipos de terreno.
Porte
A Amarok é exatamente o que os entusiastas de picapes adoram. Com seu porte grande e elevado, o utilitário posiciona seus ocupantes acima dos carros comuns, transmitindo uma sensação de respeito e oferecendo um espaço mais do que generoso.
Quanto ao desempenho, se você busca potência em uma picape média, o Amarok deve estar no topo da sua lista. Mesmo sem recorrer ao V6, o motor 2.0 biturbo é mais do que capaz de fornecer uma condução vigorosa.
Por outro lado, o motor 3.0 V6 eleva o desempenho a outro nível, proporcionando uma aceleração impressionante, capaz de lidar com as mais de 2 toneladas do utilitário com uma agilidade surpreendente.
Volkswagen Amarok usada Desvantagens
Porte
Enquanto o tamanho grande do Amarok pode ser uma vantagem, especialmente em condições off-road, pode ser um obstáculo em ambientes urbanos. Devido ao seu porte, a picape exige atenção constante do motorista, o que pode gerar estresse desnecessário para todos os ocupantes. Se você não precisa de uma picape tão grande e passa a maior parte do tempo na cidade, pode ser melhor considerar outro veículo.
Segurança
Mesmo na versão mais cara, a picape oferece apenas quatro airbags. Além disso, a variante vendida no Brasil nunca foi submetida a testes de colisão, embora tenha obtido bons resultados em outros testes de segurança. Considerando o preço da picape, seria esperado um conjunto mais completo de equipamentos de segurança, tanto passivos quanto ativos.
Manutenção
A manutenção do Volkswagen Amarok é dispendiosa e complexa, requerendo muita paciência (e uma conta bancária bem abastecida) por parte do proprietário em potencial. Embora não seja comum apresentar defeitos, quando ocorrem, não oferece muita folga ao proprietário.
vale a pena?
Se você valoriza a dirigibilidade robusta, o desempenho sólido e o porte imponente da picape, o Amarok pode ser uma excelente escolha. No entanto, é importante ponderar as desvantagens, como os custos elevados de manutenção, a falta de alguns equipamentos de segurança e a complexidade do veículo em ambientes urbanos.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Volkswagen Amarok usada Fotos
Volkswagen Amarok usada Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria