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10 motivos para comprar (ou não comprar) um Fiat Fastback 2024

Atualizado

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O Fiat Fastback, o mais recente SUV cupê da marca italiana, almeja atrair famílias com seu espaçoso porta-malas e um design menos convencional. A Fiat optou por reintroduzir um veículo de preço mais elevado em seu catálogo como parte de uma revisão de suas estratégias. Com o lançamento oficial do Fastback, a marca italiana está direcionando seu foco para o segmento de maior crescimento no mercado, ou seja, o dos SUVs. Contudo, sua abordagem se diferencia ao oferecer um design que evoca sofisticação e dinamismo, juntamente com um produto que apresenta uma margem de lucro substancialmente mais atrativa.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Fiat Fastback 2024

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Fiat Fastback

Então vamos juntos ver os 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Fiat Fastback

Bem Equipado

O Fiat Fastback, em todas as suas versões, oferece um conjunto completo de recursos para auxiliar o motorista. O sistema de alerta de colisão com frenagem automática de emergência, o aviso de mudança de faixa e o ajuste automático dos faróis são características de série em toda a linha, mas observamos a ausência de recursos mais avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo e o sistema de detecção de ponto cego.

Mesmo assim, desde a variante de entrada Audace T200 (com preço de R$ 129.990), o Fastback apresenta uma lista generosa de equipamentos. Estão incluídos quatro airbags (a Fiat assegura que os laterais cobrem tanto o tórax quanto a cabeça), freio de estacionamento eletrônico com função de auto hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters, sensor de estacionamento e câmera de ré, carregamento sem fio para celular, sistema multimídia com uma tela de 8,4 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis e lanternas em LED completo, além de rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Configuração Impetus T200 requer um acréscimo de R$ 10.000 para incluir bancos de couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto preto, faróis de neblina dianteiros com função estática, rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, retrovisores rebatíveis eletricamente, carpete e um quadro de instrumentos eletrônico exibido em uma tela de 7 polegadas. Adicionalmente, a central multimídia está equipada com um monitor de 10,1 polegadas.

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A opção de topo de linha ostenta o impressionante nome “Limited Edition Powered by Abarth T270”. Além de apresentar o motor 1.3 mais potente, esta versão recebe adições visuais e possui um preço de R$ 149.990. As rodas de 18 polegadas possuem um acabamento escurecido e o SUV é enriquecido com emblemas “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros e a insígnia “Powered by Abarth” no capô do motor e na tampa do porta-malas.

Desempenho

O Fiat Fastback demonstra um desempenho adequado com ambos os motores disponíveis. Nos SUVs equipados com o motor 1.0, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,4 segundos (com etanol) e 9,7 segundos (com gasolina), conforme informações fornecidas pela Fiat. Quanto à velocidade máxima, está prometida em 193 km/h com etanol e 190 km/h com gasolina.

Já com o motor 1.3, o SUV cupê ganha em potência. Apesar de um pequeno atraso na resposta inicial ao pressionar o pedal do acelerador, as acelerações são notavelmente enérgicas, beneficiadas pelo ajuste preciso da caixa de câmbio de seis marchas.

Dessa maneira, o Fiat Fastback requer 8,1 segundos para acelerar de zero a 100 km/h com etanol, enquanto com gasolina, essa marca é de 8,4 segundos. A velocidade máxima é mantida em 210 km/h, independentemente do tipo de combustível utilizado, de acordo com o fabricante italiano.

Motores Modernos e Turbinados

O Fiat Fastback utiliza exclusivamente os mais recentes motores da FCA – Fiat Chrysler Automóveis, agora parte do Grupo Stellantis, todos eles com turbocompressores. Este crossover cupê, construído com base na plataforma MLA do Cronos, é fabricado em Betim (MG) e equipado com motores da linha GSE, que incluem opções de três e quatro cilindros.

As variantes de base e intermediárias, conhecidas como T200, oferecem o motor 1.0 turbo de 12V, com potência de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, alcançados a 5.750 rpm. O torque máximo de 20,4 kgfm está disponível a partir das 1.750 rpm. A transmissão é uma automática continuamente variável (CVT), similar àquela usada nos modelos Pulse, Strada e Cronos da marca.

A versão de alto padrão, que ostenta o emblema da Abarth, adota a designação T270 e é equipada com o motor 1.3 de 16V, o mesmo presente em modelos como a picape Toro, bem como nos Jeep Renegade, Compass e Commander. Nesse caso, o motor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis marchas da Aisin. A potência deste motor atinge 185 cv com o uso de álcool e 180 cv quando abastecido com gasolina, ambos disponíveis a 5.750 rpm, enquanto o torque máximo é de 27,5 kgfm a 1.750 giros.

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Compartimento de Bagagem

Um aspecto considerável que diferencia o Fiat Fastback, inclusive quando comparado ao Fiat Pulse do qual é originado, está relacionado ao espaço do porta-malas.

A extensão da parte traseira após o eixo não apenas confere ao SUV uma estética de cupê, mas também substancialmente amplia o espaço disponível para a bagagem.

Conforme divulgado pela Fiat, o porta-malas do Fastback possui uma capacidade de carga de até 516 litros, em comparação aos 370 litros do Pulse.

Segurança em Ação

Com exceção da nova variante Turbo 200 Automática, todas as outras configurações incluem uma série de dispositivos de auxílio à condução e recursos de segurança ativa como parte do pacote padrão.

Isso engloba funcionalidades como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, auxílio de manutenção de faixa, farol alto automático, sensores traseiros de estacionamento e câmera de ré – além dos sistemas de controle de tração e estabilidade com assistência de partida em rampa.

As configurações Impetus e Limited Edition adicionam à lista sensores dianteiros de estacionamento.

Motivos Para NÃO Comprar Um Fiat Fastback

Qualidade do Acabamento

Não podemos classificar o acabamento como de baixa qualidade, porém, considerando o preço inicial de R$ 130 mil, esperaríamos um nível superior de sofisticação. De forma notável, os revestimentos do painel e das portas têm uma semelhança direta com o Pulse, um modelo mais acessível.

Além disso, a escolha de plásticos rígidos não transmite uma sensação de requinte. No entanto, vale mencionar que os detalhes em preto brilhante e o acabamento escurecido na versão de topo conseguem elevar substancialmente o apelo estético geral.

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Comportamento na Estrada

Vale destacar algumas áreas que normalmente as fabricantes refinam nos primeiros anos de vida de um novo projeto: a suspensão do Fastback poderia se beneficiar de um ajuste mais refinado. Apesar do desempenho aceitável em curvas, a configuração traseira com eixo de torção e ausência de barra estabilizadora torna o veículo mais suscetível às imperfeições da estrada em certas situações. Adicionalmente, o isolamento do volante deixa a desejar, transmitindo todas as vibrações ao motorista.

Consumo

Os novos motores turbo da Fiat (desculpe, Stellantis) são eficazes e contemporâneos, no entanto, deixaram a desejar no que diz respeito à eficiência de consumo. Os modelos estão distantes de receber uma classificação A nos padrões médios do Inmetro. Vamos dar uma olhada.

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No ambiente urbano, o Fastback 1.0, abastecido com etanol, alcança uma média de 8,9 km por litro, enquanto com gasolina, atinge 11,9 km por litro. Por outro lado, o Fastback 1.3, também em condições urbanas, registra uma média de 7,9 km por litro com etanol e 11,3 km por litro com gasolina.

Ao se aventurar nas estradas, o Fastback 1.0 com etanol mantém um consumo médio de 10,2 km por litro, enquanto com gasolina, alcança 14,6 km por litro. Já o Fastback 1.3, em rodovias, apresenta um consumo médio de 9,7 km por litro com etanol e 13,9 km por litro com gasolina.

Isolamento Sonoro

Outro aspecto a ser considerado no Fiat Fastback é o seu isolamento acústico, que deixa a desejar. A vedação da cabine deixa muito a desejar, permitindo a entrada de ruídos da rodagem e do vento, especialmente quando o SUV está em movimento na estrada. Além disso, os sons provenientes do motor e da suspensão podem ser bastante intrusivos, tornando difícil manter uma conversa tranquila a bordo.

Espaço Interno no Fiat Fastback

Se o ponto forte é o porta-malas espaçoso, o mesmo não pode ser dito em relação ao espaço dentro da cabine. É importante lembrar que o Fiat Fastback compartilha sua base com o Cronos, que possui um entre-eixos de 2,53 metros. Essa característica, que beneficia o compartimento de bagagem, não se reflete da mesma forma no espaço para os ocupantes. Na parte dianteira, motorista e passageiro têm as limitações típicas de um sedã compacto da marca, como o console central largo que interfere no espaço para os joelhos, apesar de haver algum espaço para os ombros.

No banco traseiro, a situação piora. O design da terceira coluna atrapalha especialmente os passageiros com altura superior a 1,75 metros. Além disso, a disposição da saída de ar traseira é bastante recuada, o que, em conjunto com o túnel de transmissão proeminente, torna acomodar um adulto no banco central praticamente inviável.

Fotos do Fiat Fastback

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Interior do Fiat Fastback

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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