Acesse Nossas Redes Sociais

Peugeot

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

Atualizado

em

Quem diria que os carros elétricos seriam tão acessíveis? Agora, por menos de R$ 300.000, já é possível ter modelos médios como o BYD Yuan Plus, o Chevrolet Bolt EUV, o JAC E-JS4 ou o Peugeot e-2008 GT. Este último, importado da Espanha, se junta ao e-208 GT e ao e-Expert na linha eco-friendly da marca. Foi uma surpresa ver a nova geração do Peugeot 2008 estrear no Brasil com uma versão elétrica. Porém, não nos surpreendeu a qualidade deste carro, especialmente considerando nossa experiência com o Peugeot e-208 GT, que compartilha a mesma plataforma.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

Motivos Para Comprar um Peugeot E-2008

1 – Estilo

O design do Peugeot e-2008 é considerado um dos mais bonitos, com detalhes marcantes como os vincos laterais, a grade com detalhes na cor da carroceria, as rodas de 18″ e a traseira inspirada no elegante “irmão” 3008. Com sua semelhança, a nova geração do SUV poderia facilmente ser chamada de “mini-3008”.

Apesar da semelhança com seu irmão maior, o Peugeot e-2008 possui uma personalidade única. Sua menor dimensão o torna ainda mais harmonioso, e os vincos nas laterais adicionam um toque futurista e, ao mesmo tempo, agressivo.

2 – Valor

O preço é sempre um tema delicado, especialmente no Brasil, onde todos os carros estão custando caro. Mas vamos analisar o Peugeot e-2008. É um carro elétrico, bem equipado, bonito, extremamente seguro e moderno, com um valor de R$ 200.000. Considerando os preços de outros modelos de emissão zero, pode-se dizer que é um bom negócio.

Com tudo o que oferece, até mesmo clientes que consideram modelos como o Jeep Compass e até o Peugeot 3008 podem começar a considerar o modelo elétrico com interesse e adentrar nesse universo.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

3 – Material de Acabamento

Assim como ocorreu com o Peugeot e-208, a versão do e-2008 que chegou ao Brasil é idêntica à vendida na Europa, ou seja, o acabamento não deixou nada a desejar. A cabine apresenta materiais de alta qualidade, especialmente no painel frontal, com revestimento macio ao toque e costuras visíveis.

Lançamento:  Novo Peugeot 208 1.0: Preço, Ficha Técnica

Além disso, o jogo de luzes e o i-Cockpit 3D se integram perfeitamente ao design interno do carro, que lembra bastante o interior de uma aeronave.

4 – Confortável

A nova geração do Peugeot 2008 é construída sobre a plataforma CMP, e na versão elétrica utiliza uma variante mais moderna e adaptada aos carros de zero emissão, a e-CMP. Isso permitiu que o SUV ficasse maior, com mais espaço interno e um nível de conforto significativamente superior à geração anterior.

Mas não vamos nos basear apenas no espaço interno para falar do conforto deste carro. O ajuste da suspensão, a posição de dirigir e toda a disposição do cockpit contribuem para aumentar essa sensação.

5 – Autonomia

Em um carro elétrico, uma autonomia de mais de 300 km já é considerada bastante satisfatória. No caso do Peugeot e-2008 GT, os 345 km oficiais (segundo a antiga medição do Inmetro, ou seja, o ciclo WLTP) foram comprovados na prática, especialmente devido à eficaz regeneração de energia presente no SUV elétrico.

O uso do carro foi principalmente em ambiente urbano, representando 80% do total, o que certamente contribuiu para essa medição. No entanto, considerando que a maioria dos veículos elétricos é projetada para esse tipo de uso, isso se encaixa dentro da normalidade.

Motivos Para NÃO Comprar

6 – Faltou Fôlego

É natural comparar o e-2008 com o e-208, e um dos motivos está sob o capô: o motor. Ambos os carros compartilham o mesmo powertrain, um propulsor elétrico de tração dianteira que produz 136cv de potência e 26,5 kgf/m de torque. Não podemos dizer que o desempenho é ruim, mas em algumas situações sentimos que o SUV poderia ter um pouco mais de vigor, algo que nunca ocorreu com o hatch.

Os motivos são o peso e aerodinâmica. Um hatch geralmente possui uma aerodinâmica melhor do que um SUV, com raras exceções. Além disso, o peso é um fator importante, influenciando na relação peso/potência. O e-2008 pesa 1.630kg, enquanto o e-208 pesa 1.539kg. O SUV atinge 0 a 100 km/h em 10 segundos, enquanto o hatch o faz em 8,3 segundos.

Lançamento:  Novo Peugeot 308 0km - Preço, Cores, Fotos

Para efeito de comparação, mesmo sendo maior, o BYD Yuan Plus, que tem um lançamento agressivo no Brasil, está equipado com um motor de 204 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Seu preço é de R$ 269.990. Embora não estejamos comparando diretamente os SUVs devido às suas categorias e propostas diferentes, a Stellantis poderia ter equipado seu crossover com um motor elétrico um pouco mais potente, tornando-o ainda mais exclusivo e atraente do que já é.

Para efeito de comparação, mesmo sendo maior, o BYD Yuan Plus, que tem um lançamento agressivo no Brasil, está equipado com um motor de 204 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Seu preço é de R$ 269.990. Embora não estejamos comparando diretamente os SUVs devido às suas categorias e propostas diferentes, a Stellantis poderia ter equipado seu crossover com um motor elétrico um pouco mais potente, tornando-o ainda mais exclusivo e atraente do que já é.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

7 – Painel

O painel frontal do Peugeot e-2008 GT é igual ao do seu irmão, o e-208 GT, e por isso apresenta os mesmos pequenos problemas.

O mais famoso é as funções da central multimídia e a forma como os botões estão colocados. Apesar da interface ser boa, os botões touch, que são essenciais para funções como acessar o Android Auto e controlar a climatização, são pouco intuitivos.

8 – Modo “Normal” gasta demais

Enquanto no modo Eco conseguimos prolongar significativamente a autonomia do Peugeot e-2008 GT, no modo “normal” isso não é tão eficiente. Devido ao seu peso maior em comparação ao e-208 GT e ao uso do mesmo motor, o SUV demanda mais do propulsor, o que naturalmente afeta sua eficiência energética. No entanto, não esperávamos uma diferença tão significativa no consumo. No modo Eco, registramos um consumo de 15 kWh/100km, enquanto no modo normal essa medida aumentou para 22 kWh/100km. No caso do Peugeot e-208 GT, essa disparidade não foi observada.

Lançamento:  Peugeot 308 - Preço, Fotos

9 – Muita semelhança com o e-208 GT

É importante destacar que o Peugeot e-2008 GT é bastante bem equipado. A versão disponível no Brasil inclui recursos como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção ativa, alerta de ponto cego, seis airbags, câmera 360º, reconhecimento de placas de trânsito, GPS nativo, entre muitos outros itens.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

A questão é: o Peugeot e-2008 GT possui a mesma lista tecnológica e aparência interna do e-208 GT. Para clientes que estão considerando essa faixa de valor para adquirir um carro, a exclusividade pode ser um fator importante. Com uma diferença de mais de R$ 30 mil entre o hatch e o SUV, talvez o tamanho do carro não seja um fator tão relevante assim. Embora o preço seja um dos pontos positivos desse produto, juntamente com o acabamento e design, seu irmão eletrificado também oferece um ótimo valor dentro desse segmento. É algo para se refletir.

10 – SUVinho

É importante destacar que o conforto do Peugeot e-2008 GT é um de seus pontos positivos, mas não espere uma experiência genuína de SUV aqui. De acordo com os dados do fabricante, o vão livre do solo é de apenas 17,4cm, o que fez com que nossa equipe, por exemplo, enfrentasse dificuldades em algumas valetas na cidade de São Paulo. Para ilustrar, uma Fiat Strada Ranch, por exemplo, possui 19,6cm nessa medida, o que exemplifica nossa observação. Embora não seja algo incômodo, é importante explicar para quem está considerando adquirir um e-2008 GT.

Peugeot E-2008 Fotos

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

Peugeot E-2008 Fotos Interior

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Peugeot E-2008 2024

 

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.