Renault
Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024
O setor de veículos utilitários de transporte de pessoas apresenta denominações amplamente reconhecidas, porém que permanecem inalteradas há alguns anos. A Renault Master representou uma das mais recentes a ingressar nesse campo de competição, buscando rivalizar com a Fiat Ducato (e suas congêneres Peugeot Boxer e Citroën Jumper) e a Mercedes-Benz Sprinter. A alternativa francesa passou por alterações significativas no início do ano, visando revitalizar o embate. Mas será que é realmente boa? Veja a seguir a avaliação e os problemas recorrentes, por fim veja também se o Master é uma boa em termos de consumo.
O Renault Master
O Renault Master 2024 representa um utilitário de carga que obtém grande êxito no mercado brasileiro, figurando como o mais comercializado no setor de veículos utilitários de transporte de pessoas e mercadorias.
Consideravelmente distanciado de suas concorrentes, o veículo possui valores situados entre R$ 204.700 e R$ 301.100, abarcando quatro opções distintas: Chassi Cabine, Furgão, Vitré e Minibus.
Apresentando uma aparência mais imponente, o Renault Master conservou a propulsão na dianteira e incorporou exclusivamente um único modelo de propulsor, um 2.3 de 136 cv, proveniente daquele biturbo utilizado pela Nissan Frontier.
Renault Master Avaliação
Analisando as recentes formas da Renault Master, a parte frontal transmite uma sensação mais contemporânea e renovada, embora apenas a área da frente tenha sido modificada. No interior, é importante destacar que se trata de um veículo utilitário, no entanto, modificações no volante e outros componentes da cabine foram concebidos com o intuito de aprimorar a ergonomia do condutor.
Em relação à segurança, o Master 2024 obteve avanços significativos. Todas as variantes apresentam sistemas de controle de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampas, auxílio de tração para reboque, controle adaptativo de carga, sistema de auxílio à prevenção de capotamento, sistema estabilizador contra ventos laterais, além do travamento central das portas ao atingir 6 km/h. No entanto, o alerta visual e sonoro do não-uso do cinto de segurança é aplicável somente ao condutor.
Versão Master Minibus
Para qualquer automóvel com habilidade para transportar acima de 9 passageiros, incluindo o condutor, é requerida a CNH D. A Master Minibus, devido à sua classificação como micro-ônibus, é considerada um veículo de grande porte. Portanto, é essencial observar as regras específicas, como limites de velocidade mais reduzidos e a utilização das faixas mais à direita.
Tendo em vista a finalidade utilitária, é compreensível a utilização de plásticos rígidos que são ainda mais duradouros. Encontrar uma posição confortável para conduzir é relativamente fácil, apesar da ausência de ajuste para a região lombar e apoio de braço. A central multimídia desempenha sua função, porém é fornecida por uma empresa terceirizada.
Devido a esse motivo, não possui a mais alta definição nem é tão ágil nas respostas do software. Também, a Master não tem a disposição atrás do volante a aba de comando do rádio, fazendo com que a tela seja mais dispersiva, isso ocorre porque não é mais um dispositivo original da Renault.
Os passageiros desfrutam de uma viagem confortável, tanto nos dois assentos dianteiros quanto nas fileiras traseiras, no entanto, os bancos são relativamente estreitos, seguindo o padrão comum em veículos destinados ao transporte de grupos. Todos os bancos são reclináveis, e as laterais possuem acabamento em plástico para proteger a estrutura metálica, onde os passageiros se deslocam.
Contudo, o revestimento interno das portas traseiras não apresenta esse acabamento. De fato, a região do compartimento de bagagem não possui qualquer tipo de acabamento. Nesse aspecto, uma Mercedes-Benz Sprinter se destaca positivamente.
Apesar do acabamento modesto, o habitáculo da Master Minibus é relativamente tranquilo, levando em conta sua finalidade, mas não há elementos luxuosos. A 90 km/h, a velocidade máxima regulamentada para esse tipo de veículo, não se percebe ruídos do vento nem vibrações transmitidas ao condutor ou aos passageiros.
Isso ocorre também devido ao aumento do entre-eixos, que reduz o movimento oscilante da carroceria. Porém, manobrar a Master em espaços limitados é mais desafiador pela mesma razão. Felizmente, a visibilidade para o exterior e a dos espelhos é satisfatória, mas é importante destacar que a câmera de ré é uma opção adicional.
Versão Chassi
A variante Chassi oferece três assentos, e os bancos são forrados com tecido “Kairo Noir”. O condutor dispõe de um banco individual, que pode ser ajustado manualmente em altura, distância e inclinação do encosto.
A alavanca do freio de estacionamento divide o motorista dos passageiros, que se acomodam em um banco imóvel, porém equipado com cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis. O piso é completamente revestido de plástico áspero, o que facilita a limpeza.
A direção eletro-hidráulica proporciona um nível agradável de auxílio, sendo de fácil manuseio, apesar de sua inclinação ser claramente horizontalizada. Ademais, o volante possui uma forma anatômica e se adequa confortavelmente aos dedos.
O som do motor 2.3 Turbodiesel é controlado na cabine, porém ainda é viável perceber o agradável ruído da turbina em operação. Aproximadamente a 90 km/h, o painel de instrumentos apresenta um ícone sugerindo a mudança para a sexta marcha, auxiliando a manter um consumo de combustível mais eficiente na estrada.
O sistema de suspensão é rígido para proporcionar estabilidade ao utilitário, no entanto, em pavimentos irregulares e cheios de buracos, faz com que o Master (e seus ocupantes) sacudam consideravelmente, especialmente levando em conta o fato de o veículo de teste não possuir caçamba ou baú instalados, o que deixa a parte traseira mais “solta”. Apesar disso, o utilitário da Renault tem um comportamento mais equilibrado em curvas, uma vez que a tração é dianteira.
Renault Master Problemas
Abaixo, organizamos alguns dos problemas principais apontados em sites de avaliações. As reclamações são extremamente recentes, e dizem respeito a versão atual de 2024:
Um proprietário relatou que comprou um Renault Master, porém, com apenas 40 mil quilômetros rodados, o veículo apresentou problemas no rolamento da roda traseira do lado direito, além de o volante estar descascando na parte do meio. Ao contatar o atendimento da empresa, foi informado que não poderiam fazer nada, resultando na decisão de adquirir outro Renault Master.
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INSCREVA-SE:
- Outro proprietário, que possuía uma Renault Master 22/23 com sistema antipoluição Ad BLUE, teve problemas com luzes indicadoras do sistema antipoluição durante o período de garantia. Apesar das tentativas de correção por parte da concessionária, o defeito persistiu, e, após o fim da garantia, a Renault se recusou a arcar com o custo de aproximadamente R$15.000,00 para o reparo do veículo. Além disso, o filtro de combustível não foi trocado durante a revisão, pois estava em falta junto à fabricante. O proprietário acredita que o veículo saiu de fábrica com defeitos e vícios ocultos, que se manifestaram durante o período de garantia.
- Um terceiro proprietário comprou uma van Renault Master Extra Vitre L3H2 modelo 2024, que desde então vem apresentando diversos problemas:
- Caixa de direção com folga e puxando;
- Banco do motorista com muita folga;
- Problemas no cabeçote do motor e comandos de válvulas que geram barulho de válvulas quando o motor está quente;
- O veículo apresentou problemas ainda dentro do período de garantia, porém, a Renault não resolveu completamente os defeitos alegando que a garantia era de apenas 6 meses, apesar de terem informado anteriormente que seria de 3 anos;
- O consumo com ar condicionado também foi considerado alto pelo proprietário.
- Um quarto proprietário relatou que trocou algumas peças da sua Renault Master, colocando peças originais, porém, mesmo assim, teve problemas com a embreagem, volante do motor, atuador de pedal, atuador de câmbio e alternador, que apresentaram defeito antes dos 6 meses de garantia, mas a Renault se recusou a realizar a troca alegando que a garantia era de apenas 6 meses.
- Outro proprietário adquiriu uma Renault Master 2024, com apenas 2800 km, e enfrentou problemas com vazamento na polia do retentor do motor. A concessionária não liberou a peça para o reparo, resultando em multas diárias de R$600, pois o veículo era utilizado para trabalho. A Renault negou o ressarcimento dos dias parados.
Alguns proprietários destacam a insatisfação com o atendimento da Renault, relatando que as soluções foram demoradas ou negadas, enquanto outros elogiaram a rapidez e atenção no atendimento.
Renault Master Fotos
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Renault Master Fotos Interior
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