Land Rover
Land Rover Discovery Sport: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Existem aqueles que jamais dispensam um verdadeiro SUV. E para essas pessoas, a opção de excelência no mercado nacional é o Land Rover Discovery Sport. Fabricado aqui mesmo no Brasil, na unidade de produção de Itatiaia, no Rio de Janeiro, o Discovery Sport não se limita a ser apenas um SUV legítimo. Ele também se destaca por sua notável estabilidade, conforto e luxo. No entanto, há mais a ser dito.
O Discovery Sport
O Land Rover Discovery Sport fez sua estreia em 2014, assumindo o lugar do Freelander 2 na família Land Rover. Ele continuou a manter um tamanho mais compacto em comparação com o robusto Discovery, apresentando linhas mais aerodinâmicas.
Em 2020, durante a linha de produção do modelo 2020, passou por uma atualização estética, com o intuito de aprimorar alguns de seus conceitos.
É fato que, dentro da mesma categoria (SUVs robustos a diesel com capacidade para sete passageiros), o Mitsubishi Pajero Sport demonstra habilidades off-road que impressionam até mesmo os mais experientes, superando o Discovery Sport em alguns aspectos.
Além disso, ele apresenta vantagens no que diz respeito ao preço. No entanto, estamos falando com clientes dispostos a investir R$ 400 mil em um veículo, portanto, os critérios de custo-benefício assumem outra perspectiva.
No entanto, o Land Rover Discovery Sport se destaca de forma inigualável no quesito conforto e desempenho dinâmico. Isso se deve ao seu sistema de suspensão traseira independente, em contraste com o Mitsubishi Pajero Sport, que ainda se apoia na antiga fórmula do eixo rígido, resultando em um comportamento desigual do veículo em estradas.
Além disso, mesmo com uma cilindrada de 2.0 em comparação com os 2.4 do Pajero Sport, o motor do Discovery Sport é mais potente e notavelmente mais eficiente graças à presença do sistema híbrido leve (MHEV).
A versão em análise é o Land Rover Discovery Sport SE Diesel MHEV, que está disponível por R$ 434.950. Há ainda outras cinco opções, incluindo duas a diesel e três a gasolina, todas com motor 2.0 (consulte no final deste artigo).
Os antigos proprietários do Land Rover Freelander 2 têm o privilégio de encontrar algumas soluções no Discovery Sport que remontam à primeira década deste século. É evidente que a Land Rover aprimora sua tecnologia, mas ao mesmo tempo mantém a tradição, preservando o formato e a localização de alguns controles, como os dos vidros e do ar-condicionado.
O destaque do Land Rover Discovery Sport reside em sua suspensão. Este veículo proporciona uma condução suave, porém não é excessivamente macia, permitindo assim atingir boas velocidades na estrada sem comprometer a segurança.
É natural que, devido à sua altura, haja uma inclinação da carroceria nas curvas, mas esse efeito é muito menos pronunciado em comparação com outros SUVs rotulados como “raiz”.
Quando se trata de desempenho fora de estrada, o Discovery Sport mostra um desempenho notável. Este SUV britânico oferece um vão livre do solo de 212 mm, ângulo de entrada de 25 graus, ângulo de saída de 30 graus e mais de 20 graus de ângulo central. A capacidade de inclinação máxima é de 45 graus, e a inclinação lateral pode atingir até 35 graus.
O Land Rover Discovery Sport está equipado com rodas de 20 polegadas e pneus na medida 245/45 nesta configuração. Essa escolha se revelou acertada, pois consegue oferecer conforto sem comprometer a estabilidade do veículo.
Este SUV genuíno, com uma suspensão moderna, possui a capacidade de atravessar trechos com água de até 600 mm de profundidade.
O motor 2.0 turbo diesel apresenta injeção direta de combustível e trabalha em perfeita harmonia com a transmissão automática de 9 marchas.
A tração 4×4 é fornecida de acordo com a necessidade, mas também pode ser bloqueada para determinadas situações, melhorando a estabilidade do veículo em condições como chuva, lama ou areia.
A relação entre peso e potência do Discovery Sport a diesel é notável: 9,2 kg/cv para um veículo com peso de 1.873 kg.
Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos (em comparação com os 12,3 segundos do Pajero Sport, por exemplo). A velocidade máxima atinge 209 km/h.
Uma das características notáveis do Land Rover Discovery Sport é a excelência da experiência a bordo.
Seja para o condutor, que desfruta de uma posição elevada de direção e instrumentos de fácil leitura, seja para os passageiros, que desfrutam de um amplo espaço, assentos extremamente confortáveis com opções de ajustes e comodidades, além de um sistema de som de alta qualidade e uma plataforma multimídia excepcional.
O motor 2.0 TDI entrega uma potência de 204 cv a 3.750 rpm e um torque de 429 Nm a 1.750 rpm. Conforme as informações do Inmetro, o Discovery Sport Diesel MHEV atinge uma economia de combustível de 10,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Portanto, oferece uma combinação notável de potência e torque, com um alcance de impressionantes 839 km.
É Bom?
Se você não atribui grande importância à preocupação ambiental, então o Land Rover Discovery Sport Diesel MHEV é uma opção válida. No entanto, se a sustentabilidade é uma consideração primordial, a versão flex é mais apropriada, especialmente se abastecida com etanol.
O Discovery Sport é um veículo de excelente qualidade, com um tamanho generoso, mas não exagerado. Ele se destaca na competição com seus concorrentes, oferecendo praticidade na cidade e uma experiência extremamente estável, confortável e segura na estrada.
É importante notar que o modelo a diesel não é a escolha ideal para aqueles que buscam reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Mesmo com a inclusão do sistema híbrido leve, as emissões de CO2 do Discovery Sport permanecem elevadas, atingindo 170 g/km.
Isso significa que, em uma viagem de 1.000 km, o veículo emite cerca de 170 kg de dióxido de carbono.
Quanto ao consumo, o veículo se mantém dentro das expectativas, registrando uma média de 10,3 km/l na estrada e 7,1 km/l na cidade, ambos quando o modo Eco está ativado.
Problemas
Discos de freio e pastilhas de freio
Quando pastilhas de freio desgastadas são identificadas com antecedência suficiente (antes que ocorra qualquer dano aos discos), somente a substituição das pastilhas de freio é necessária. No entanto, se as pastilhas de freio forem usadas até o ponto em que você escuta o som metálico contra metal, será preciso trocar os discos de freio, pois eles terão sido danificados pela superfície metálica das pastilhas de freio.
Turbocompressor – Motor Diesel 2.0
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Um turbo com defeito pode, em alguns casos, dar sinais antecipados de problemas. Você pode perceber um som que se assemelha a uma sirene, um gemido ou um assobio que se intensifica gradualmente. Se você identificar um ruído semelhante ao de uma sirene proveniente do turbocompressor, é aconselhável agendar o reparo do seu Discovery Sport o mais rápido possível.
Cubo e Rolamento
Se você notar um ruído de rangido ou batida na região da roda dianteira que se intensifica ao virar o volante e aumenta de volume conforme a velocidade do veículo aumenta, isso geralmente é indicativo de desgaste no rolamento da roda dianteira.
Para verificar, erga o lado em questão e verifique se há folga movendo a roda para cima e para baixo, além de girar a roda algumas vezes. Caso perceba movimento ou sinta/ouça uma sensação áspera durante a rotação, será necessário substituir tanto o cubo da roda quanto o rolamento.
Um gemido ou estrondo proveniente da parte traseira do veículo, que se agrava à medida que você conduz, é frequentemente um sinal de que o rolamento da roda traseira está desgastado. Para confirmar isso, erga a parte do veículo de onde suspeita que o ruído esteja vindo e verifique a folga balançando a roda de cima para baixo e girando-a algumas vezes.
Se detectar qualquer movimento excessivo ou notar uma sensação áspera ou ouvir ruídos durante a rotação da roda, tanto o cubo da roda quanto o rolamento devem ser substituídos. É crucial realizar a substituição dos rolamentos das rodas defeituosos antes que alcancem um estado de falha completa, pois isso pode resultar na separação da roda do veículo.
Land Rover Discovery Sport Fotos
Land Rover Discovery Sport Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria